xxx

Estudos Teológicos 2004 > Vol. 44, Nº 01 > Editorial

Editorial

O presente número de Estudos Teológicos dedica espaço especial para apresentar artigos com as palestras proferidas no II Simpósio sobre Identidade Evangélico-Luterana, ocorrido nos dias 14 e 15 de abril de 2004. As palestras do primeiro simpósio, ocorrido nos dias 14 e 15 de agosto de 2002, foram publicadas no número 1 de Estudos Teológicos de 2003.

Os objetivos do segundo simpósio foram: 1) promover e aprofundar o diálogo interluterano; 2) proporcionar o encontro de teólogos/as luteranos/ as com o propósito de refletir sobre a identidade evangélico-luterana e desafios do contexto plurirreligioso brasileiro e 3) estreitar relações entre estudantes de Teologia de instituições da IECLB e da IELB.

A apresentação dos artigos obedecerá a ordem em que as palestras foram proferidas no simpósio. Ou seja, publicaremos a primeira palestra principal seguida das duas reações. Da mesma forma se procederá em relação à segunda palestra. As palestras principais estiveram ao encargo do Prof. Dr. Gunther Wenz, da Faculdade Evangélica de Teologia da Universidade Ludwig-Maximilian, de Munique, Baviera, Alemanha. As reações ocorreram por parte dos professores Dr. Vilson Scholz (IELB) e Dr. Gottfried Brakemeier (IECLB) e Ms. Paulo Proske Weirich (IELB) e Dr. Enio Mueller (IECLB), respectivamente.

No primeiro artigo, “Evangelho e Bíblia no contexto da tradição confessional de Wittenberg”, Gunther Wenz analisa a confissão reformatória e a tradição eclesiástica, a Sagrada Escritura como norma canônica da tradição, o uso da Escritura na Confissão de Augsburgo (CA) e o evangelho como quintessência e critério do testemunho da Escritura e da confissão de fé da Igreja.

Em reação, Vilson Scholz faz uma análise da estrutura da palestra de Wenz para, em seguida, realizar uma avaliação de seu conteúdo. Scholz procura analisar conceitos fundamentais tais como cânone, Bíblia, Escrituras Sagradas e situar a Confissão de Augsburgo na relação com estes.

Gottfried Brakemeier evoca a centralidade e imprescindibilidade do princípio protestante do sola scriptura para a cristandade. Segundo o autor, cabe à teologia luterana precisar em que consiste o evangelho. Finalmente, ante a tendência atual de reducionismo teológico, Brakemeier con4 Estudos Teológicos, v. 44, n. 1, p. 3-5, 2004 clui que “não é possível sustentar a normatividade exclusiva da Bíblia sem um consenso básico sobre o evangelho de que é porta-voz”.

O segundo artigo de Gunther Wenz reflete sobre a relação entre “Evangelho e escritos confessionais: a hermenêutica das confissões do luteranismo”, enfocando o evangelho da justificação do pecador, confissão como ato e como instituição, os escritos confessionais da Reforma de Wittenberg e Concórdia e consenso.

Em reação a esta palestra, Paulo P. Weirich procura mostrar que, através da Confissão de Augsburgo, os reformadores procuraram demarcar- se claramente daquelas compreensões distintas sobre a relação entre Deus e o ser humano. Como tal, confessaram “nada além de Cristo, e, este, somente pela fé”.

No último artigo referente ao simpósio, também em reação à segunda palestra de Wenz, Enio Mueller procura mostrar que na dinâmica do triângulo de evangelho, Bíblia e escritos confessionais reside a identidade evangélico-luterana. No centro deste triângulo está a verdade, que não é “pronta”, mas um “fazendo verdade”.

A seguir, Estudos Teológicos apresenta outros quatro artigos e uma recensão. Gerd Theissen, em “Coerência e diferença no protocristianismo”, procura mostrar que, deste o primeiro século, o cristianismo se caracterizou pela variedade de grupos. Estes grupos, por sua vez, apresentam elementos de coesão como “a cristologia, os sacramentos, os valores comuns”.

Sob “Camponeses: um olhar nos primórdios da modernidade”, Tarcísio Vanderlinde resgata o episódio ocorrido no ano de 1525 e procura colocar Lutero e Müntzer em diálogo. Ele busca atualizar o tema no sentido de perguntar pelo envolvimento de crentes “com o Estado, política e coisas do gênero”.

Cleide C. Scarlatelli, sob “A vida à luz do encontro dialógico”, analisa a centralidade do outro como imperativo para o estabelecimento do diálogo. Isso, por sua vez, implica o amor como “uma práxis constitutiva, construtiva e afirmativa”.

Finalmente, Estudos Teológicos também publica a aula inaugural de Rudolf von Sinner, proferida na Escola Superior de Teologia em 2 de março de 2004. Sob “Confiança e convivência; aportes para uma hermenêutica da confiança na convivência humana”, o autor ressalta a confiança como imprescindível para a convivência, seja no âmbito familiar, comunitário ou social. Isso o leva a ensaiar uma hermenêutica da confiança.

Este número também inclui, ao final, uma recensão de Gottfried Brakemeier sobre a obra de Hermann Brandt intitulada Vom Reiz der Mission: Thesen und Aufsätze, publicada em Neuendetteslsau pelo Erlanger Verlag für Mission und Ökumene, 2003, 404 p. (Missionswissenschaftliche Forschungen, Neue Folge, Band 18).

O Editor [Wilhelm Wachholz]