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Estudos Teológicos 2004 > Vol. 44, Nº 02 > Editorial Editorial
Com satisfação fazemos chegar aos leitores e leitoras o segundo e último número de Estudos Teológicos de 2004. Este número se caracteriza pela pluralidade temática. Os temas que perpassam este volume são Big Brother, ecumenismo, diálogo inter-religioso e intercultural, espiritualidade e pregação, Ensino Religioso e ritos. Big Brother, “grande irmão”, um programa televisivo que durante aproximadamente três meses tranca pessoas, que são observadas 24 horas por meio de câmeras e microfones, tornou-se um “fenômeno” mundial. Florence Develey historia e analisa este programa em Experimento com a autenticidade: comparação entre o programa Big Brother e as Regras Monásticas dos Beneditinos. A autora faz uma interessante análise e comparação crítica entre as regras previamente estabelecidas com os participantes do Big Brother e as regras monásticas beneditinas pelo viés dos conceitos conversão, comunhão/comunidade, confissão e renúncia. Ante a pluralidade de manifestações do cristianismo e de posições teológicas, Rudolf von Sinner, em Hermenêutica para um cristianismo plural: reflexões sobre contextualidade e catolicidade, analisa os esforços empreendidos na busca por uma hermenêutica ecumênica nas últimas décadas. Ele dialoga com os teólogos Leonardo Boff e Raimon Panikkar para, finalmente, propor uma distinção de três níveis na hermenêutica ecumênica. Reinhold Bernhardt, em Teologia da trindade como fundamento de uma teologia protestante das religiões, pergunta se existe, se pode existir e, neste caso, em que consistiria o caráter de uma “teologia das religiões” evangélica. Defendendo o princípio de que as tradições religiosas são espaços da presentificação atuante de Deus, o autor defende a necessidade da promoção de esforços no sentido de identificar “pontes” em todas as religiões universais de forma a fomentar “inclusivismo mútuo”. Defendendo a necessidade de um diálogo em amor fraterno, Walter Sass, em O Deus trinitário está presente antes da chegada do missionário, salienta a necessidade do ouvir, do admitir ambivalências e do aceitar críticas num diálogo entre cristãos e povos indígenas. Em Espiritualidade e pregação em Tillich, Carlos Eduardo B. Estudos Teológicos, v. 44, n. 2, p. 3-4, 2004 Calvani procura apresentar Paul Tillich como um pregador preocupado com a espiritualidade e a linguagem simples da comunicação do Evangelho de forma que seja tornado compreensível, acessível e relevante aos ouvintes. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) caracterizou o ensino médio como “formação geral”, constituindo a etapa final da “educação básica”, composta ainda pela educação infantil e fundamental. Ademildo Kuhn, em O Ensino Religioso como parte elementar da formação integral, aborda o referido tema a partir do ponto de vista legal e de seus objetivos dentro desta nova definição. Gisela I. Waechter Streck, em A disciplina Ensino Religioso com adolescentes, caracteriza brevemente a adolescência com o objetivo de apresentar uma proposta para o Ensino Religioso nesta fase da vida humana. A autora procura mostrar que o Ensino Religioso não pode visar à conversão de alunos e alunas, nem à doutrinação e nem à adesão a determinada confissão religiosa. Considerando a presença de adolescentes de várias confessionalidades e religiões em sala de aula, a autora defende um Ensino Religioso elaborado a partir do diálogo entre os objetivos da disciplina e a realidade de adolescentes. O Ensino Religioso deve ser, portanto, um espaço dialogal. Qual é a compreensão que se tem de rituais? Qual é a relação entre mito e rito? Em Rituais, ritos de passagem e de iniciação, Adriane Luisa Rodolpho reflete sobre os rituais e seus lugares e espaços na sociedade contemporânea. A autora demonstra que, através do estudo dos rituais, a antropologia auxilia a entender mais profundamente valores de determinada sociedade. Euler Renato Westphal faz uma recensão da tese de doutoramento de Rudolf von Sinner, intitulada Reden vom dreieinigen Gott in Brasilien und Indien: Grundzüge einer ökumenischen Hermeneutik im Dialog mit Leonardo Boff und Raimon Panikkar (Tübingen: J. C. B. Mohr [Paul Siebeck] 2003 [Hermeneutische Untersuchungen zur Theologie, 43]), que recebeu o “Prêmio Amerbach”, concedido pela Universidade de Basiléia, Suíça. Desejamos que o leitor e a leitora encontrem nos artigos deste volume ricas contribuições para a sua reflexão teológica e prática comunitária. Wilhelm
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