Estudos Teológicos

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Estudos Teológicos 2005 / Vol. 45, Nº 1


Editorial

Diaconia: uma perspectiva ecumênica e global / Kjell Nordstokke [5-20] (Texto completo)

A Diaconia na IECLB: O despertar da Igreja para um ministério esquecido / Lothar Carlos Hoch [21-31] (Texto completo)

A contribuição da IECLB para a cidadania no Brasil / Rudolf von Sinner e Rodrigo Gonçalves Majewski [32-61] (Texto completo)

...como uma vara oblíqua no rio”: Sobre a propedêutica do falar de Deus no Ensino Religioso / Ingrid Schoberth [62-77] (Texto completo)

O ensino religioso na escola pública estadual: o difícil exercício da diferença / Laude Erandi Brandenburg [78-98] (Texto completo)

Neoliberalismo e políticas sociais: a naturalização da exclusão / Alceu Ravanello Ferraro [99-117] (Texto completo)

A comunhão escatológica: Reflexões acerca da temática, para discussão / Albérico Baeske [118-157] (Texto completo)

Recensão: [158-160] (Texto completo)
FLUCK, Marlon Ronald. Basler Missionare in Brasilien; Aus-wanderung, Erweckung und Kirchenwerdung im 19. Jahrhundert (Bern/Suíça: Peter Lang, 2004. 420 p.)



Diaconia: uma perspectiva ecumênica e global / Kjell Nordstokke (Texto completo)

Resumo: O artigo desenvolve os principais aspectos relacionados com a .diaconia ecumênica., ressaltando o contexto de globalização em que se desenvolve, sua procura por uma perspectiva holística, sua qualificação como serviço empoderado e a dimensão profética do seu testemunho.

Resumo: El artículo desarrolla los principales aspectos relacionados con la .diaconía ecuménica., resaltando el contexto de globalización en que se desenvuelve, su búsqueda por una perspectiva holística, su calificación como servicio empoderado y la dimensión profética de su testimonio.

Abstract: The article develops the main aspects related with .ecumenical diaconia., highlighting the context of globalization in which it is developed, its quest for a holistic perspective, its qualification as empowered service and the prophetic dimension of its witness.



A Diaconia na IECLB: O despertar da Igreja para um ministério esquecido / Lothar Carlos Hoch (Texto completo)
[Parte deste estudo foi apresentado na Faculdade de Teologia da Universidade de Oslo, em setembro de 2003.]

Resumo: O artigo destaca, inicialmente, aspectos históricos da Diaconia na IECLB.Aborda também o desenvolvimento da Diaconia como ciência implementada e pesquisada na Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo, RS. A seguir, comenta e avalia duas correntes diaconais expoentes, ligadas aos nomes de H. Philippi e H.-D. Wendland. Ao final, apresenta sete pressupostos balizadores das ações diaconais a serem desenvolvidas pelo testemunho cristão.

Resumen: El artículo destaca, inicialmente, aspectos históricos de la Diaconía en la IECLB (Iglesia Evangélica de Confesión Luterana en Brasil). Aborda también el desenvolvimiento de la Diaconía como ciencia implementada y pesquisada en la Escuela Superior de Teología, en San Leopoldo, Río Grande del Sur. Seguidamente, comenta y evalúa dos corrientes diaconales exponentes, ligadas a los nombres de H. Philippi y H.-D. Wendland. Finalizando, presenta siete presupuestos que balizan las acciones diaconales a ser desarrolladas por el testimonio cristiano.

Abstract: The article initially highlights historical aspects of Diaconia within the IECLB. It also deals with the development of Diaconia as a science that is implemented and researched at the Escola Superior de Teologia in São Leopoldo, RS. In sequence it comments and evaluates two exponential diaconal lines of thought linked with the names of H. Philippi and H. D. Wendland .At the end it presents seven supporting presuppositions for the diaconal actions that are to be carried out in Christian witness.



A contribuição da IECLB para a cidadania no Brasil / Rudolf von Sinner e Rodrigo Gonçalves Majewski (Texto completo)
[Rudolf von Sinner, doutor em Teologia pela Universidade de Basel/Suíça, é professor de Teologia Sistemática, Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso na Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo/RS. Rodrigo Gonçalves Majewski, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é Procurador Federal. Cursou teologia na EST durante vários semestres e foi bolsista de iniciação científica de 2003 a 2004 (Programa EST de Iniciação Científica, PEIC), período durante qual estudou a documentação da IECLB para a presente pesquisa. Agradecemos à bolsista da EST/Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul . FAPERGS, Daiana Ernest, pela revisão do texto e, em especial, das citações e referências.]

Resumo: A presente pesquisa procurou identificar a postura da IECLB em relação ao espaço público, analisando documentos institucionais e de divulgação. Desde 1970, quando o Manifesto de Curitiba marcou uma clara guinada na postura política da IECLB, esta igreja vem pronunciando-se com surpreendente continuidade sobre uma grande variedade de temas políticos, entendendo sua atuação crítico-construtiva no espaço público como obediência ao Evangelho e em continuidade com sua tradição confessional.

Resumen: La presente pesquisa procuró identificar la postura de la IECLB (Iglesia Evangélica de Confesión Luterana en Brasil) en relación al espacio público, analizando documentos institucionales y de divulgación. Desde 1970, cuando el manifiesto de Curitiba marcó una clara mudanza en la postura política de la IECLB, esta iglesia ha venido pronunciándose con sorprendente continuidad sobre una gran variedad de temas políticos, entendiendo su actuación crítico-constructiva en el espacio público como obediencia al Evangelio y en continuidad con su tradición confesional.

Abstract: This current research paper seeks to identify IECLB.s posture in relation to the public space, analyzing institutional and published documents. Since 1970, when the Curitiba Manifesto marked a clear turning point in the political posture of the IECLB, this church has been pronouncing itself with surprising continuity on a great variety of political themes, understanding its critical-constructive action in the public space as obedience to the Gospel and in keeping with its confessional tradition.



...como uma vara oblíqua no rio”: Sobre a propedêutica do falar de Deus no Ensino Religioso / Ingrid Schoberth (Texto completo)
[Texto revisado da minha preleção inaugural, proferida em Heidelberg dia 04.06.2004, acrescido de notas de rodapé. Dedico este estudo à Escola Superior de Teologia em São Leopoldo, pela acolhida que tem dado a mim e a outros professores/as no passado, e pelas boas relações, através das quais pudemos estreitar laços de amizade e de pesquisa.]

Resumo: A autora examina uma série de relevantes questões relacionadas com o falar de Deus no Ensino Religioso. Destaque recebem as características da linguagem sobre Deus e a precisão e ambigüidade nas referências ao mesmo e ao sagrado. No final apresenta, através de quatro teses, as perspectivas didáticas mais marcantes do falar de Deus na atualidade.

Resumen: La autora examina una serie de cuestiones relevantes relacionadas con el hablar de Dios en la Enseñanza Religiosa. Mención reciben las características del lenguaje sobre Dios, así como la precisión y ambigüedad en las referencias al mismo y a lo sagrado. Finalizando presenta, a través de cuatro tesis, las perspectivas didácticas más significativas del hablar de Dios en la actualidad.

Abstract: The author examines a series of relevant issues related to talking about God in the subject of Religious Studies. The characteristics of the language about God and the precision and ambiguity in the references made of God and the sacred are highlighted. At the end, through four theses, the author presents the most impactive didactic perspectives used when talking about God in the current reality.



O ensino religioso na escola pública estadual: o difícil exercício da diferença / Laude Erandi Brandenburg (Texto completo)

[Docente na Escola Superior deTeologia e na SE – RS. O projeto recebe o apoio financeiro da FAPERGS através da bolsa de Iniciação Científica concedida à aluna Fernanda D. Appelt.]

Resumo: O ensaio apresenta as resultados preliminares de uma pesquisa sobre concepções epistemológicas essenciais ao Ensino Religioso na rede estadual de escolas do RS. Dentre elas, destaca-se a questão das diferenças na educação e, de modo específico, no Ensino Religioso. O ponto de partida é o amparo na legislação através do respeito à diversidade religiosa nas escolas. Questões como identidade, semelhança, igualdade, tolerância, alteridade, gênero, conflitos e processo coletivo se mesclam na busca de acenos epistemológicos para as práticas no Ensino Religioso. A análise preliminar dos dados da pesquisa de campo em andamento dá conta do panorama epistemológico detectado na revisão bibliográfica até o momento.

Resumen: El ensayo presenta los resultados preeliminares de una investigación sobre concepciones epistemológicas essenciales a la Enseñanza Religiosa en la red provincial de escuelas de Río Grande del Sur/Brasil. Entre ellas, se destaca la cuestión de las diferencias en la educación y, de manera específica, en la Enseñanza Religiosa. El punto de partida lo constituye el amparo en la legislación a través del respeto a la diversidad religiosa en las escuelas. Cuestiones como identidad, semejanza, igualdad, tolerancia, alteridad, género, conflictos y proceso colectivo se entrelazan en la búsqueda de pinceladas epistemológicas para las prácticas en la Enseñanza Religiosa. El análisis preeliminar de los datos de la pesquisa de terreno en curso da cuenta del panorama epistemológico detectado en la revisión bibliográfica hasta el momento.

Abstract: This essay presents the preliminary results of a study that is being made of the essential epistemological concepts for Religious Studies in the network of the Rio Grande do Sul state schools. Within these the issue of the differences within education, and in a specific way, within the subject of Religious Studies is highlighted. The starting point is the support that the legislation offers through respect for religious diversity in the schools. Issues such as identity, similitude, equality, tolerance, otherness, gender, conflicts and the collective process come together in the quest for epistemological indicators for the practices within Religious Studies. The preliminary analysis of the data from the field research that is in process covers the epistemological panorama detected in the bibliographical review up to the current moment.



Neoliberalismo e políticas sociais: a naturalização da exclusão / Alceu Ravanello Ferraro (Texto completo)
[Professor Titular do Departamento de Educação e do Instituto Ecumênico de Pós-Graduação da Escola Superior de Teologia, São Leopoldo/RS, Brasil. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq.]
[Este trabalho foi apresentado no VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, na Universidade de Coimbra, em Coimbra/Portugal, realizado nos dias 16 a 18 de setembro de 2004, no Painel: Política social . A manutenção da desigualdade, tendo sido revisto e adequado quanto à forma para publicação em Estudos Teológicos. Ele é parte do projeto .Escola brasileira: quem são os excluídos? Analfabetismo, escolarização e letramento em relação a classe social, gênero e cor/raça nos censos demográficos., em desenvolvimento, no período de março/2004 a fevereiro/2007, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico . CNPq, Brasil.]

Resumo: Este trabalho sustenta que o malthusianismo social, o darwinismo social e o neoliberalismo constituem uma seqüência de movimentos sociais e momentos típicos dentro da história do pensamento liberal e do capitalismo, os quais apresentam uma série de características comuns. Todos eles emergiram em momentos de crise do capitalismo, levando por isso a marca do pessimismo; reagem contra a interferência do Estado; são movimentos tipicamente reacionários; têm um cunho fundamentalista e, finalmente, buscam na naturalização do social a legitimação da exclusão social.

Resumen: Este trabajo sustenta que el malthusianismo social, el darwinismo social y el neoliberalismo constituyen una secuencia de movimientos sociales y momentos típicos dentro de la historia del pensamiento liberal y del capitalismo, los cuales presentan una serie de características comunes. Todos ellos brotaron en momentos de crisis del capitalismo, llevando por eso la marca del pesimismo; reaccionan contra la interferencia del Estado; son movimientos típicamente reaccionarios; tienen un cuño fundamentalista y, finalmente, buscan en la naturalización de lo social la legitimación de la exclusión social.

Abstract: This paper argues that social Darwinism, social Malthusianism and neoliberalism constitute a series of typical social movements and moments in the history of liberal thinking and capitalism, which exhibit a whole set of common characteristics. They all have emerged in periods of crisis in capitalism and are therefore characterized by pessimism; react against the interference of the state; are also typically reactionary movements; are fundamentalist and finally try to legitimize social exclusion through the naturalization of the social realm.



A comunhão escatológica: Reflexões acerca da temática, para discussão / Albérico Baeske (Texto completo)
In memoriam, Professor Dr. Martin Wittenberg, testificans, ministrans et communicans de Coena Domini

[Versão revisada e aumentada da palestra proferida durante o 2º SIMPÓSIO DE LUTERO (19 a 23/07/99, São Paulo/Capital), o que se verifica, antes de tudo, no grande número de notas. Agradeço muito pelas inquirições e sugestões feitas individualmente, nos grupos e no plenário.]

Resumo: Faz parte do testemunho da primeira comunidade cristã que a Ceia do Senhor inaugura a .comunhão escatológica. com Jesus Cristo e com todos os seus no reino de Deus consumado. Este testemunho determina a sua convivência internamente e com o mundo circundante. M. Lutero aplica-o ao povo peregrino de Deus, a seus integrantes auto-suficientes e aos atribulados na fé em Jesus Cristo. Constata-se que Lutero insiste nas conseqüências físicas da comunhão na Ceia do Senhor para as pessoas comungantes, fato que determina tanto a fé quanto a presente vida das mesmas.

Resumen: Forma parte del testimonio de la primera comunidad cristiana que la Cena del Señor inaugura la .comunión escatológica. con Jesús Cristo y con todos los suyos en el reino de Dios consumado. Este testimonio determina su convivencia internamente y con el mundo circundante. M. Lutero lo aplica al pueblo peregrino de Dios, a sus integrantes autosuficientes y a los atribulados en la fe en Jesús Cristo. Se constata que Lutero insiste en las consecuencias físicas de la comunión en la Cena del Señor para las personas comulgantes, hecho este que determina tanto la fe cuanto la vida presente de las mismas.

Abstract: It is part of the testimony of the first Christian community that the Lord's Supper inaugurates the .eschatological communion. with Jesus Christ and with all his own in the consummated kingdom of God. This testimony determines its internal communal interaction and the communal interaction with the surrounding world. M. Luther applies it to the pilgrim people of God, to its self sufficient members and to those troubled in the faith in Jesus Christ. One observes that Luther insists in the physical consequences of the communion at the Lord's Supper for those communing, this fact being what determines both the faith and the current life of these people.