Estudos Teológicos

x

Estudos Teológicos 2007 / Vol. 47, Nº 1

Editorial

A Nova Homilética: ouvintes como ponto de partida na pregação cristã / Mauro Batista de Souza [5-24] (Texto completo)

Famílias em transição: desafios para a sociedade e Igreja / Valburga Schmiedt Streck [25-42] (Texto completo)

Reflexões hermenêuticas: experiência e eficácia no pensamento de Leonardo Boff / Euler Renato Westphal [43-64] (Texto completo)

O conceito de “story” na ética da saúde / Dietrich Ritschl [65-82] (Texto completo)

Violencia contra las personas sufrientes: el caso de quienes padecían enfermedad en tiempos de Jesús Abordaje desde la espiritualidad cristiana / Edwin Mora Guevara [83-112] (Texto completo)

Um olhar teo-pedagógico para o stress do professor: a graça de Deus nos reconcilia conosco / Manfredo Carlos Wachs [113-126] (Texto completo)

Globalização neoliberal – desafio para igrejas e cristãos / Silvio Meincke [127-143] (Texto completo)

A história do ministério diaconal na IECLB / Gisela Beulke [144-165] (Texto completo)

Reseña: [166-167]
CHIQUETE, Daniel. Silencio elocuente: una interpretación teológica de la arquitectura pentecostal. (San José, Costa Rica: UBL; CETELA, 2006. 278 p.)




A Nova Homilética: ouvintes como ponto de partida na pregação cristã / Mauro Batista de Souza (Texto completo)
[P. Dr. Mauro B. de Souza é professor de Culto/Liturgia na Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo, RS.]

Resumo: No final dos anos 60, uma importante mudança paradigmática no campo da Homilética começou a ganhar força na América do Norte. Um grupo de homilistas e pregadores passou a questionar a eficácia dos tradicionais métodos discursivo-dedutivo-explanatórios de prédica, centralizados na pessoa de quem prega, em responder às acusações de que o púlpito cristão havia se tornado extremamente irrelevante. De carona com a pesquisa bíblica e hermenêutica da época sobre a importância das narrativas na vida das pessoas, aquele grupo de homilistas, liderados por Fred. B. Craddock e Eugene L. Lowry, buscou resgatar para dentro da pregação cristã teorias indutivas e narrativas, constituindo o que passou a se chamar de .Nova Homilética.

Resumen: Al final de los años sesenta, un importante cambio en el campo de la homilética comenzó a ganar fuerza en América del Norte. Un grupo de homilistas y predicadores pasó a cuestionar la eficacia de los tradicionales métodos discursivodeductivo-explanatorio de la prédica, centralizados en la persona de quien predica, en responder a las acusaciones de que el púlpito cristiano se había tornado extremamente irrelevante. Valiéndose de la pesquisa bíblica y hermenéutica de la época, sobre la importancia de las narrativas en la vida de las personas, aquel grupo de homilistas, liderados por Fred. B. Craddock y Eugene L. Lowry, buscó rescatar para dentro de la predicación cristianas teorías inductivas y narrativas, constituyendo lo que pasó a llamarse de .Nueva Homilética.

Abstract: At the end of the sixties, an important paradigmatic change in the field of Homiletics began to gain strength in North America. A group of homiletics professors and preachers began to question the efficacy of the traditional discursive-deductive-explanatory methods of preaching, centered on the person who preaches, in answer to the accusations that the Christian pulpit had become extremely irrelevant. Piggy backing on the biblical research and hermeneutics of the time dealing with the importance of the narratives in the lives of the people, that group of homiletic professors, led by Fred B. Craddock and Eugene L. Lowry, sought to bring back into Christian preaching inductive and narrative theories, constituting what came to be called .New Homiletics.


Famílias em transição: desafios para a sociedade e Igreja / Valburga Schmiedt Streck (Texto completo)
[Profa Dra Valburga Schmiedt Streck é professora de Aconselhamento Pastoral na Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo, RS.]

Resumo: O texto discute a influência das mudanças culturais sobre a estrutura da família nuclear. Observa-se que, sem referenciais seguros, a geração adulta tem insegurança para educar seus filhos. As instituições Igreja, Estado, Família, em torno das quais a sociedade se organizava, perdem a sua relevância como orientadores morais, e as pessoas se encontram livres para construir suas identidades. Pergunta-se sobre o papel da Igreja frente às mudanças ocorridas no sistema familiar. Para a Igreja, a mudança em que a família e a sociedade se encontram é um desafio especial, porque ela precisa alterar seu conceito de família nuclear patriarcal, dando espaços às pessoas que não cabem nas estruturas idealizadas de família: os divorciados, os solteiros, os homossexuais.

Resumen: El texto discute la influencia de los cambios culturales sobre la estructura de la familia nuclear. Se observa que en referenciales seguros la generación adulta tiene inseguridad para educar a sus hijos. Las instituciones Iglesia, Estado, Familia, alrededor de las cuales la sociedad se organizaba, pierden su relevancia en cuanto orientadoras morales y las personas se encuentran libres para construir sus identidades. Se pregunta sobre el papel de la Iglesia frente a los cambios ocurridos en el sistema familiar. Para la Iglesia, el cambio en que la familia y la sociedad se encuentran es un desafío especial, porque ella necesita alterar su concepto de familia nuclear patriarcal, dando espacio a las personas que no caben en las estructuras idealizadas de familia: los divorciados, los solteros, los homosexuales.

Abstract: This study describes how the cultural changes of the last four decades have affected the modern nuclear family. Without clear references, the adult generation is insecure in the education of their children. The Church, the State and the Family as institutions that traditionally used to offer guidelines on moral issues loose their relevance and persons are free to construct their own identities. The question raised is about the role of the Church in the context of these changes. For Church and society the change through which family and society are going presents a special challenge since they have to alter their concept of the nuclear patriarchal family, opening space for persons who do not fit into the idealized family model: the divorced persons, the singles, the homosexuals.


Reflexões hermenêuticas: experiência e eficácia no pensamento de Leonardo Boff / Euler Renato Westphal (Texto completo)
[Dr. Euler Renato Westphal é professor de Teologia Sistemática na Faculdade Luterana de Teologia

(FLT) e de Bioética na Universidade da Região de Joinville/SC (Univille).]

Resumo: Uma das principais contribuições de Leonardo Boff é a busca pela eficácia do discurso teológico e trinitário, no plano sociopolítico e para a realidade ecológico-holística. Desse modo, a teologia trinitária é eficaz na medida em que a comunhão se concretiza nas organizações da sociedade, como crítica e inspira ção. A partir disso, a compaixão e o cuidado são necessários para que exista comunhão entre todos os seres do universo. A constatação da limitação da media ção socioanalítica da Teologia da Libertação ainda não significa rejeição pura e simples do marxismo, mas representa sua incorporação e, conseqüentemente, sua superação. A revolução é um acontecimento místico e, ao mesmo tempo, político. Entretanto, a tensão dialética entre o kairológico e o cronológico não foi mantida totalmente, o que Leonardo Boff propunha no passado. A visão de que a história salvífica e a história da humanidade são uma só história poderia trazer prejuízos significativos para a teologia. Esse procedimento metodológico diluiria a especificidade da fé advinda da tradição judaico-cristã.

Resumen: Una de las principales contribuciones de Leonardo Boff es la búsqueda por la eficacia del discurso teológico y trinitario, en el plano sociopolítico y para la realidad ecológico-holística. De este modo, la teología trinitaria es eficaz en la medida en que la comunión se concretiza en las organizaciones de la sociedad, como crítica e inspiración. Partiendo de esto, la compasión y el cuidado son necesarios para que exista comunión entre todos los seres del universo. La constatación de la limitación de la mediación socio analítica de la Teología de la Liberación aún no significa rechazo puro y simple del marxismo, mas representa su incorporación y, consecuentemente, su superación. La revolución es un acontecimiento místico y, al mismo tiempo, político. De manera que, la tensión dialéctica entre lo kairológico y lo cronológico no se mantuvo totalmente, lo que Leonardo Boff proponía en el pasado. La visión de que la historia salvífica y la historia de la humanidad son una sola historia podría traer prejuicios significativos para la teología. Ese procedimiento metodológico diluiría la especificidad de la fe acaecida de la tradición judeocristiana.

Abstract: One of the main contributions of Leonardo Boff is the quest for efficacy in the theological and Trinitarian discourse on the socio-political level and for the holistic-ecological reality. In this way, Trinitarian theology is efficient in so far as communion becomes concrete in the organizations of society, as criticism and inspiration. Based on this, compassion and care are necessary so that communion may exist among all the beings of the universe. The verification of the limitation of the socio-analytical mediation of Liberation Theology does not yet mean a pure and simple rejection of Marxism but represents its incorporation and consequently, it having been overcome. However, the dialectical tension between kairological and chronological has not been completely maintained, as Leonardo Boff had proposed in the past. The vision that the story of salvation and the story of humanity are one story could cause significant damage to theology. The methodological procedure would dilute the specificity of the faith coming from the Judeo-Christian tradition.


O conceito de “story” na ética da saúde / Dietrich Ritschl (Texto completo)
[Publicação original: Das Storykonzept in der medizinischen Ethik. In: RITSCHL, Dietrich. Zur Theorie und Ethik der Medizin: Philosophische und theologische Anmerkungen. Neukirchen-Vluyn: Neukirchener, 2004. p. 131-144.]

Resumo: O artigo propõe e defende a tese de que na ética da saúde o conceito de story é de suma importância. A despeito dos vários significados que o termo pode abranger, o autor o define como sendo “uma história narrável de um país, de uma área especializada, de uma família, de um indivíduo”: cada pessoa tem e é sua própria story. E esta, por sua vez, apresenta estreita correlação com as histórias de outras pessoas, ambientes e povos, dentro dos quais existimos e nos relacionamos. Para a ética da saúde, o conceito de story desafia médicos e pacientes a procurarem entender com responsabilidade a story individual de cada pessoa em tratamento, fazendo jus à sua realidade específica, bem como a relação desta com a story maior, que envolve a todos num passado, presente e futuro semelhantes. O limite do conceito é expressado por frases como a que segue: “Mera narrativa e interiorização do narrado não levam automaticamente à essência das coisas, por mais real que seja o narrado, a story”. Por isso, a ética da saúde não pode prescindir de ciências auxiliares, a exemplo da psicoterapia, entre outras.

Resumen: El artículo propone y defiende la tesis de que en la ética de la salud el concepto de story es de suma importancia. A pesar de los varios significados que el término puede abarcar, el autor lo define como siendo “una historia narrable de un país, de un área especializada, de una familia, de un individuo”: cada persona tiene y es su propia story. Y esta, por su vez, presenta estrecha correlación con las historias de otras personas, ambientes y pueblos, dentro de los cuales existimos y nos relacionamos. Para la ética de la salud, el concepto de story desafía médicos y pacientes a procurar entender con responsabilidad la story individual de cada persona en tratamiento, haciendo valer su realidad específica, así como también, la relación de esta realidad con la story mayor, que envuelve a todos en un pasado, presente y futuro semejantes. El límite del concepto es expresado por frases como esta: “Mera narrativa e interiorización del narrador no llevan automáticamente a la esencia de las cosas, por más real que sea lo narrado, la story”. Por ello, la ética de la salud no puede prescindir de ciencias auxiliares, a ejemplo de la psicoterapia, entre otras.

Abstract: The article proposes and defends the thesis that in the ethics of health the concept of story is of utmost importance. With regard to the various meanings that the term covers, the author defines it as .a “narratable story of a country, a specialized area, a family, or of an individual”: each person has their own story. And this story, in its turn, presents a tight correlation with the stories of other people, environments and nations, within which we exist and with whom we relate. For the ethics of health, the concept of story challenges doctors and patients to seek to responsibly understand the individual story of each person in treatment, doing justice to their specific reality, as well as to its relation with the larger story that involves everyone in similar pasts, present and futures. The limit of the concept is expressed by phrases such as the one that follows: “Mere narrative and interiorization of what is narrated does not automatically lead to the essence of the things, however real the narration may be”. That is why the ethics of health cannot prescind from auxiliary sciences, such as Psychotherapy, for example, among others.


Violencia contra las personas sufrientes: el caso de quienes padecían enfermedad en tiempos de Jesús Abordaje desde la espiritualidad cristiana / Edwin Mora Guevara (Texto completo)
[M. Sc. Edwin Mora Guevara es costarricense, profesor de Teología y Psicólogo en la Universidad Bíblica Latinoamericana, en San José, Costa Rica. Es Licenciado en Educación y Docencia universitaria de la Teología, Licenciado en Psicología, Master en Ciencias Teológicas y Master en Drogodependencias con énfasis en Tratamiento. Es asesor del área de Espiritualidad del Centro Nacional de Control del Dolor y Cuidados Paliativos en Costa Rica, desde 1999. Actualmente realiza un Doctorado Académico en Psicología de la Universidad Autónoma de Centro América, en Costa Rica.]

Resumo: A reflexão teológica latino-americana tem feito das pessoas pobres o ponto de partida central de sua teologia. Mais recentemente, se utilizou o conceito de exclusão para caracterizar a situação das multidões empobrecidas da América Latina. Um dos rostos personificadores do pobre nessa realidade é a fisionomia da pessoa que padece enfermidade. Tem sido comum o uso do termo “paciente” para designar essa situação especial. Numa linguagem mais mercadológica, se utilizam os vocábulos ”usuário” ou “cliente”. O autor deste artigo opta pelo conceito mais apropriado de “pessoa que sofre”, pois assim resguarda a integridade dela e permite que seja sujeito do processo de cura em que se vê envolvida. Ainda que a enfermidade, a dor e a morte não distinguem posição econômica e social, seus estragos podem ser agudos para as imensas maiorias empobrecidas da América Latina e do Caribe. Neste fato o autor encontra uma similitude com a situação das multidões de pobres da Palestina no tempo em que Jesus desenvolveu seu ministério. Neste texto ele busca situar as crenças que a cultura judaica tinha em relação às enfermidades e o clima hostil em relação à pessoa sofredora. Com o anúncio do reinado de Deus, confirmado por sua práxis solidária, Jesus nos revela a proximidade amorosa de Deus, o que convida à reflexão e mudança de atitudes. O autor considera que a revisão de certas crenças antigas com relação às enfermidades, a atitude inclusiva e as ações pastorais que Jesus realizou para responder a essa realidade social podem brindar-nos atualmente pautas para o acompanhamento e o apoio às pessoas que hoje padecem e sofrem por causa de diferentes enfermidades ou doenças crônicas. O artigo tem a finalidade de fortalecer os ministérios direcionados a atender e acompanhar pessoas que vivem nessas situações.

Resumen: La reflexión teológica Latinoamericana ha hecho de las personas pobres el punto de partida central de su teología. Más recientemente, se utilizó el concepto de exclusión para caracterizar la situación de las multitudes empobrecidas de América Latina. Uno de los rostros personificadores del pobre, en esa realidad, es la fisonomía de la persona que padece una enfermedad. Há sido común el uso del término “paciente” para designar esa situación especial. El autor de este artículo opta por el concepto más apropiado de ”persona que sufre” pues así resguarda la integridad de la persona y permite que ella sea sujeto del proceso de cura en que se ve envuelta. Aún cuando la enfermedad, el dolor y la muerte no distinguen posición económica y social, sus estragos pueden ser agudos para las inmensas mayorías empobrecidas de América Latina y el Caribe. En este hecho el autor encuentra una similitud con las multitudes de pobres de Palestina en el tiempo en que Jesús desarrolló su ministerio. En este texto el autor busca situar las creencias que la cultura judía tenía con relación a las enfermedades y el clima hostil en relación a la persona sufrida. Con el anuncio del reinado de Dios, confirmado por su práctica solidaria, Jesús nos revela la proximidad amorosa de Dios, lo que convida a la reflexión y al cambio de actitudes. El autor considera que la revisión de ciertas creencias antiguas com relación a las enfermedades, a la actitud inclusiva y a las acciones pastorales, que Jesús realizó para responder a esa realidad social, pueden brindarnos actualmente pautas para el acompañamiento y el apoyo a las personas que hoy padecen y sufren por causa de diferentes enfermedades o patologías crónicas. El artículo tiene la finalidad de fortalecer los ministerios dirigidos a atender y a acompañar personas que viven en esas situaciones.

Abstract: Latin American theological reflection has made the poor person the central starting point for its theology. More recently the concept of exclusion has been used to characterize the situation of the impoverished masses of Latin America. One of the personifying faces of the poor in this reality is the physiognomy of the person who suffers an illness. It is common to use the term “patient” to designate this special situation. In a more market based language the terms “user” or “client”. are used. The author of this article chose the more appropriate concept “person who suffers” as it saves the integrity of the person and permits that he or she can be the protagonist of the healing process in which the person is involved. Even though illness, pain and death do not distinguish economic or social position, the damage they cause is quite acute for the great majorities of impoverished people of Latin America and the Caribbean. In this situation the author finds a similarity with the situation of the multitudes of poor in Palestine at the time that Jesus was carrying out his ministry. In this text he seeks to situate the beliefs that the Jewish culture had with regard to infirmities and the hostile climate toward the suffering person. With the announcement of the Kingdom of God, confirmed by his solidary practice, Jesus reveals the loving proximity of God which invites us to reflection and a change in attitudes. The author considers that the revision of certain ancient beliefs with regard to infirmities, the inclusive attitude and pastoral actions of Jesus carried out in response to this social reality can grant us guidelines today for the accompaniment and support of persons who are afflicted with and suffer due to different ailments or chronic diseases. The article aims to strengthen the ministries directed to attending and accompanying people who are living in these situations.


Um olhar teo-pedagógico para o stress do professor: a graça de Deus nos reconcilia conosco / Manfredo Carlos Wachs (Texto completo)
[Palestra da aula inaugural do curso Normal Superior, no Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI), no primeiro semestre de 2006. ** Professor titular da Escola Superior de Teologia (EST), na área de concentração Religião e Educação, e do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI), membro do Grupo de Pesquisa Currículo, identidade religiosa e práxis educativa e líder do Grupo de Pesquisa Processos e práticas de ensino-aprendizagem em áreas específicas.]

Resumo: A docência vive, atualmente, uma situação de forte complexidade. As novas exigências e necessidades exigem da docência novas competências e uma ressignificação da identidade. Os novos referenciais se agregam às antigas funções docentes. Isto traz uma sobrecarga à atividade educativa, a qual recai sobre a pessoa do professor. O presente artigo foca o seu olhar na pessoa do professor e não somente no exercício da sua função. O texto, baseando-se na perspectiva ontológica manifestada por Paul Tillich no livro Coragem de ser e na teologia luterana da justificação por graça, busca chamar a atenção para a import ância do cuidado pastoral para com a pessoa do docente.

Resumen: La docencia vive, actualmente, una situación de fuerte complejidad. Las nuevas exigencias y necesidades exigen de la docencia nuevas competencias y una resignificación de la identidad. Los nuevos referenciales se añaden a las antiguas funciones docentes. Esto trae una sobrecarga a la actividad educativa, la cual recae sobre la persona del profesor. El presente artículo centra su mirada en la persona del profesor y no solamente en el ejercicio de su función. El texto, basándose en la perspectiva ontológica manifestada por Paul Tillich en el libro Coraje de ser y en la teología luterana de la justificación por gracia, busca llamar la atención para la importancia del cuidado pastoral para con la persona del docente.

Abstract: Professorship today is experiencing a situation of deep complexity. The new requirements and needs demand new competencies and ressignification of the identity of the professor. The new references are added to the old professorial functions. This causes an overload on the educational activity, which ends up on the shoulders of the professor. The current article focuses on the person of the professor and not only on the fulfillment of his or her functions. The text, based on the ontological perspective manifested by Paul Tillich in his book The courage to be and on the Lutheran theology of justification by grace, seeks to call attention to the importance of pastoral care for professors.


Globalização neoliberal – desafio para igrejas e cristãos / Silvio Meincke (Texto completo)
[P. Silvio Meincke é pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e mora atualmente em Schwäbisch Hall, na Alemanha.]

Resumo: A economia de metas ruiu com a queda do muro de Berlim, e os defensores da economia de mercado, eufóricos, dançaram sobre as ruínas. Desde então, os Estados de bem-estar social europeus, construídos durante mais de século pelas lutas dos trabalhadores, estão sendo desmontados passo a passo pelas assim chamadas reformas, enquanto o neoliberalismo se apresenta como verdade única e se globaliza. Críticos da globalização neoliberal procuram demonstrar que ela concentra riquezas em proporções jamais vistas, despreza o meio ambiente, destrói as expressões culturais autóctones e deixa de cumprir as promessas de equilíbrio social e de redução da pobreza, além de forçar o retrocesso das conquistas mais caras da humanidade, como a democracia, os direitos humanos, as leis de proteção ao trabalho, a solidariedade. As igrejas, através dos seus organismos internacionais, participam do coro das vozes críticas e conclamam para resistir e buscar alternativas.

Resumen: La economía de las metas royó con la caída del muro de Berlín, y los defensores de la economía de mercado, eufóricos, danzaron sobre las ruinas. Desde entonces, los Estados de bienestar-social europeos, construidos durante más de siglos, por las luchas de los trabajadores, están siendo desmontados, paso a paso, por las así llamadas reformas, mientras que, el neoliberalismo se presenta como verdad única y se globaliza. Críticos de la globalización neoliberal procuran demostrar que ella concentra riquezas en proporciones jamás vistas, desprecia el medio ambiente, destruye las expresiones culturales autóctonas y deja de cumplir las promesas de equilibrio social y de reducción de la pobreza, además de forzar el retroceso de las conquistas más preciadas de la humanidad, como la democracia, los derechos humanos, las leyes de protección al trabajo, la solidaridad. Las iglesias, a través de sus organismos internacionales, participan del coro de las voces críticas y claman simultáneamente para resistir y buscar alternativas.

Abstract: The economy of goals crashed with the fall of the Berlin Wall, and the defenders of the market economy, euphoric, danced on the ruins. Since then, the European states of social well being, constructed throughout more than a century by the struggles of the workers, are being dismantled step by step by the socalled reforms, while neoliberalism presents itself as the only truth and becomes globalized. Critics of neoliberal globalization seek to show how it concentrates wealth in proportions never before seen, scorns the environment, destroys autochthonous cultural expressions and does not carry out the promises of social balance and reduction of poverty, besides forcing a retrocession in the most precious conquests of humanity such as democracy, human rights, laws of protection of work, solidarity. The churches, through their international organizations, participate in the chorus of critical voices and call out to resist and seek alternatives.


A história do ministério diaconal na IECLB / Gisela Beulke (Texto completo)
[Profaª. Ms. Gisela Beulke é diaconisa e professora da cadeira de Diaconia na Escola Superior de

Teologia (EST), em São Leopoldo, RS.

Resumo: Este artigo apresenta aspectos do ministério diaconal e da formação diaconal no contexto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A prática do amor e da solidariedade sempre estiveram presentes na vida dos cristãos. Contudo, faltou uma preocupação maior na Igreja pela formação de profissionais em Diaconia, capazes de ajudar as comunidades a desenvolver projetos diaconais e refletir sobre as bases teológicas do diaconato. Durante décadas, essa tarefa foi exercida por pequenos grupos de pessoas e instituições que acreditavam na importância do ministério diaconal na Igreja. O estudo evidencia que, durante longos anos, a formação e o ministério diaconal não tiveram seu devido lugar na estrutura da IECLB. Essa inserção, bem como o seu acompanhamento, é uma história bem recente. No entanto, ainda existe a necessidade de avançar, tanto na valorização desse ministério, quanto no reconhecimento de campos de trabalho para profissionais da Diaconia.

Resumen: Este artículo presenta aspectos del ministerio diaconal y de la formación diaconal, en el contexto de la formación de la Iglesia Evangélica de Confesión Luterana en Brasil (IECLB). La práctica del amor y de la solidaridad siempre estuvieron presentes en la vida de los cristianos. No obstante, faltó una preocupación mayor en la Iglesia por la formación de profesionales en Diaconia, capaces de ayudar a las comunidades a desenvolver proyectos diaconales y reflexionar sobre las bases teológicas del diaconado. Durante décadas, esa tarea fue ejercida por pequeños grupos de personas e instituciones que acreditaban en la importancia del ministerio diaconal en la Iglesia. El estudio evidencia que, durante largos años, la formación y el ministerio diaconal no tuvieron su debido lugar en la estructura de la IECLB. Esa inserción, así como su acompañamiento, es una historia bien reciente. Sin embargo, todavía existe la necesidad de avanzar, tanto en la valorización de ese ministerio, cuanto en el reconocimiento de campos de trabajo para profesionales de diaconia.

Abstract: This article presents aspects of the diaconal ministry and the diaconal training within the context of the Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil (IECLB). The practice of love and solidarity have always been present in the life of the Christians. However, there has been a lack of greater concern in the Church for the training of professionals in Diaconia that are able to help the congregations develop diaconal projects and reflect on the theological basis of the diaconate. Throughout decades, this task was carried out by small groups of people and institutions that believed in the importance of the diaconal ministry in the Church. Studies show that, throughout long years, diaconal training and ministry have not had their due place in the structure of the IECLB. This insertion, as well as its accompaniment, is very recent history. However, there still exists a need to advance in the valorization of this ministry as well as in the recognition of work fields for Diaconia professionals.