Estudos Teológicos

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Estudos Teológicos 2007 / Vol. 47, Nº 2

Editorial

O progresso do espírito: o céu como alvo e o inferno como conseqüência. O paradigma trinitário em Agostinho, Fiori, Comte e Hegel no diálogo com o pensamento de Lutero / Wilhelm Wachholz (Texto completo)

Associativismo e protestantismo na imigração e colonização: o caso da Associação Gustavo Adolfo / Ricardo Willy Rieth (Texto completo)

A ponte sobre o abismo: educação semipresencial como desafio dos novos tempos / Emilio Voigt (Texto completo)

Teologia como ciência / Rudolf von Sinner (Texto completo)

Do Estatuto Acadêmico da Teologia: pistas para a solução de um problema complexo / Júlio Paulo Tavares Zabatiero (Texto completo)

A teologia e seu estatuto teórico: contribuições para uma discussão atual na universidade brasileira / Enio R. Mueller (Texto completo)

Aconselhamento pastoral on-line com adolescentes / Valburga Schmiedt Streck (Texto completo)

A teologia de Martim Lutero num contexto global / Hans-Martin Barth (Texto completo)

Perspectivas para o diálogo intercultural: a missão da IECLB e os povos indígenas / Marta Nörnberg e Hans Alfred Trein (Texto completo)

Recensão: [157-159]
SANTOS, Hugo N. (Org.). Dimensiones del cuidado y asesoramiento pastoral: aportes desde América Latina y el Caribe. (Buenos Aires: Kairós/CETELA, 2006. 411 p.



O progresso do espírito: o céu como alvo e o inferno como conseqüência. O paradigma trinitário em Agostinho, Fiori, Comte e Hegel no diálogo com o pensamento de Lutero / Wilhelm Wachholz (Texto completo)
[Dr. Wilhelm Wachholz é professor na Faculdades EST, em São Leopoldo, RS.]

Resumo: A ideologia do progresso não está circunscrita ao âmbito econômico, mas também se fez sentir no pensamento filosófico e teológico ao longo da História. Compreensões tripartidas, baseadas no paradigma trinitário, têm afirmado a História, a vida cristã, a civilização, etc. como progresso até o terceiro estágio: o Espírito. No âmbito da teologia, isso tem sido assumido como os que progrediram até a vida no Espírito Santo e os que ainda não alcançaram esse estágio. O modelo de vida "no Espírito" torna-se o arquétipo a ser propagado e até imposto, resultando em divisão, desunião e intolerância. Assim, no intuito de implantar o "céu" na terra, tem-se o "inferno" como resultado. Com esse objetivo, "O progresso do Espírito" propõe reflexões a partir do paradigma trinitário de acordo com as compreensões de Agostinho, Fiori, Comte e Hegel em diálogo com Lutero.

Resumen: La ideología del progreso no está circunscrita al ámbito económico, ella también se hizo sentir en el pensamiento filosófico y teológico a lo largo de la Historia. Comprensiones tripartitas, basadas en el paradigma trinitario, han afirmado la Historia, la vida cristiana, la civilización, etc. como progreso hasta la tercera fase: el Espíritu. En el ámbito de la teología, eso ha sido asumido como los que progresaron hasta la vida en el Espíritu Santo y los que todavía no alcanzaron esa fase. El modelo de vida "en el Espíritu" se vuelve el arquetipo a ser propagado y hasta impuesto, resultando en división, desunión e intolerancia. Así, en el intuito de implantar el "cielo" en la tierra, se obtiene el infierno como resultado. Con ese objetivo, "El progreso del Espíritu" propone reflexiones a partir del paradigma trinitario de acuerdo con las comprensiones de Agustino, Fiori, Comte y Hegel en diálogo con Lutero.

Abstract: The ideology of progress is not restricted to the economical area, but has also been felt in the philosophical and theological thought throughout History. Three party comprehensions based on the trinitarian paradigm have been affirmed by History, Christian life, civilization, etc. as progress to the third stage: the Spirit. Within the realm of theology, this has been assumed as those who have progressed to a life in the Holy Spirit and those who have still not reached this stage. The model of life "in the Spirit" becomes an archetype to be propagated and even imposed, resulting in division, discord and intolerance. Thus, with the goal of implanting "heaven" on earth, there is "hell" as a result. With this goal, "The Progress of the Spirit" proposes reflections based on the trinitarian paradigm according to the understandings of Agostine, Fiori, Comte and Hegel in dialogue with Luther.


Associativismo e protestantismo na imigração e colonização: o caso da Associação Gustavo Adolfo / Ricardo Willy Rieth (Texto completo)
[Este artigo é fruto de pesquisas realizadas na Universität Leipzig, Alemanha, em 1999 e 2000, por ocasião de um estágio pós-doutoral apoiado pela CAPES/MEC e pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Dr. Ricardo Willy Rieth é professor na Faculdades EST, em São Leopoldo, e na ULBRA, em Canoas, RS.]

Resumo: O artigo aborda o associativismo e o protestantismo no contexto da imigração alemã no Brasil de meados do século XIX até as primeiras décadas do século XX, tendo em vista sua interrelação. Pergunta pelas origens e constituição do associativismo na Alemanha do século XIX, priorizando seus reflexos no universo protestante. A partir do exemplo da Associação Gustavo Adolfo ("Gustav-Adolf-Verein"), analisa como o movimento associativista voltado à diáspora protestante teve desdobramentos em comunidades e setores protestantes no Brasil.

Resumen: El artículo aborda el asociacionismo y el protestantismo en el contexto de la inmigración alemana en Brasil desde mediados del siglo XIX hasta las primeras décadas del siglo XX, teniendo en vista su interrelación. Pregunta por los orígenes y constitución del asociacionismo en la Alemania del siglo XIX, priorizando sus reflejos en el universo protestante. A partir del ejemplo de la Asociación Gustavo Adolfo ("Gustav-Adolf-Verein"), analiza como el movimiento asociacionista dirigido a la diáspora protestante tuvo desdoblamientos en comunidades y sectores protestantes en Brasil.

Abstract: The article deals with associativism and Protestantism in the context of the German immigration in Brazil from mid 19th century to the first decades of the 20th century, focusing on their interrelation. It asks about the origins and the constitution of associativism in Germany in the 19th century, placing priority on its reflexes within the Protestant universe. Based on the example of the Gustav-Adolf Association ("Gustav-Adolf-Verein"), it analyzes how the associative movement aimed at the Protestant diaspora unfolded in the Protestant congregations and sectors of Brazil.


A ponte sobre o abismo: educação semipresencial como desafio dos novos tempos / Emilio Voigt (Texto completo)
[Dr. Emilio Voigt é coordenador da Educação a Distância (EaD) na Faculdades EST, em São Leopoldo, RS.]

Resumo: O artigo discute os novos rumos da educação. Transformações em curso na sociedade, necessidade de formação continuada em serviço e proliferação das novas tecnologias estimulam mudanças nos paradigmas educacionais. A educação presencial não consegue mais responder aos desafios dos novos tempos, e a educação a distância (EaD) se apresenta como solução. O artigo apresenta características, vantagens e limites da educação presencial e da educação a distância e propõe a combinação das duas modalidades como alternativa mais apropriada para o momento histórico.

Resumen: El artículo discute los nuevos rumbos de la educación. Transformaciones en curso en la sociedad, necesidad de formación continua en servicio y la proliferación de las nuevas tecnologías estimulan cambios en los paradigmas educacionales. La educación presencial no consigue más responder a los desafíos de los nuevos tiempos, y la educación a distancia (EaD) se presenta como solución. El artículo presenta características, ventajas y límites de la educación presencial y de la educación a distancia, propone, además, la combinación de las dos modalidades como alternativa más apropiada para el momento histórico.

Abstract: The article discusses the new paths in education. Transformations going on in society, the need for continuing education while working and the proliferation of new technologies stimulate changes in the educational paradigms. Classroom education is no longer able to attend to the challenges of the new times and Education at a Distance (EaD) presents itself as a solution. The article presents the characteristics, advantages and limits of classroom education and education at a distance and proposes a combination of the two modalities as a more appropriate alternative for the current historical moment.


Teologia como ciência / Rudolf von Sinner (Texto completo)
[Professor de Teologia Sistemática, Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Palestra proferida no VI Salão de Pesquisa da Faculdades EST, em 28 de agosto de 2007.]

Resumo: A teologia no seu caráter científico está sendo questionada tanto por parte de outras ciências, quanto por parte dos fiéis que temem perder sua fé ao estudar a teologia academicamente. Definindo a teologia como a reflexão metodologicamente responsável sobre o falar de Deus, este artigo defende que seja encarada como jogo de palavras, a ser feito com humor, com paixão e com-paixão, com esmero acadêmico e no reconhecimento de sua responsabilidade pública.

Resumen: La teología en su carácter científico está siendo cuestionada tanto por parte de otras ciencias, cuanto por parte de los fieles que temen perder su fe al estudiar la teología académicamente. Definiendo la teología como la reflexión metodológicamente responsable sobre el hablar de Dios, este artículo defiende que sea encarada como juego de palabras, a ser hecho con humor, con pasión y con-pasión, con esmero académico y en el reconocimiento de su responsabilidad pública.

Abstract: Theology in its scientific character is being questioned by other sciences as well as by the faithful who fear they will lose their faith studying theology academically. Defining theology as a methodologically responsible reflection on God's talking, this article defends that it be viewed as word play, to be done with humor, with passion and com-passion, with academic diligence and with the recognition of its public responsibility.


Do Estatuto Acadêmico da Teologia: pistas para a solução de um problema complexo / Júlio Paulo Tavares Zabatiero (Texto completo)
[Dr. Júlio Paulo Tavares Zabatiero é professor na Faculdades EST, em São Leopoldo, RS.]

Resumo: O ensaio descreve a teologia como um saber racional público e não como um saber científico. Discute os conceitos de cientificidade, racionalidade e publicidade, do ponto de vista da teologia cristã pós-metafísica, em diálogo com autores como Rorty, Habermas e Vattimo. Defende a necessidade da teologia manter o vínculo indissolúvel com a fé vivida pela comunidade crente e, a partir desse vínculo, assumir o papel de intérprete entre saberes sobre a vida humana no planeta, com vistas a apoiar o desenvolvimento de sociedades caracterizadas por uma rica e justa participação de seus cidadãos e suas cidadãs na esfera pública, que deverá incluir também a natureza não-humana em suas deliberações morais.

Resumen: El ensayo describe la teología como un saber racional público y no como un saber científico. Discute los conceptos de cientificidad, racionalidad y publicidad, desde el punto de vista de la teología cristiana pos-metafísica, en diálogo con autores como Rorty, Habermas y Vattimo. Defiende la necesidad de la teología mantener el vínculo indisoluble con la fe vivida por la comunidad creyente y, partiendo de ese vínculo, asumir el papel de intérprete entre saberes sobre la vida humana en el planeta, con vistas a apoyar el desenvolvimiento de sociedades caracterizadas por una rica y justa participación de sus ciudadanos y ciudadanas en la esfera pública, debiendo también incluir la naturaleza no-humana en sus deliberaciones morales.

Abstract: This essay describes theology as a public and rational knowledge and not as a scientific kind of knowledge. It discusses the notions of scientificity, rationality and publicity, from the standpoint of a post-metaphysical Christian theology, built in dialogue with thinkers like Habermas, Rorty and Vattimo. It argues for the necessity of theology maintaining an unbreakable link with the faith communities in their concrete lives in the world. From this bond, theology should play the role of interpreter between specialized knowledges about the human life in society and nature. It should aim to support the development of societies characterized by a rich and just participation of her citizens in the public sphere, which should also include the non-human part of nature in their moral deliberations.


A teologia e seu estatuto teórico: contribuições para uma discussão atual na universidade brasileira / Enio R. Mueller (Texto completo)
[Dr. Enio R. Mueller é professor e pesquisador na Faculdades EST, em São Leopoldo, RS. Este texto é uma síntese de um projeto de pesquisa em andamento (EST/CNPq).]

Resumo: O reconhecimento dos cursos de Teologia no Brasil coloca teólogos e teólogas diante da responsabilidade de definir com a maior clareza possível o seu estatuto teórico. Este texto representa a contribuição de um pesquisador para essa discussão em andamento na universidade brasileira. Sua proposta construtiva é compreender a teologia como interpretação da realidade à luz da esperança. Cada um dos elementos dessa definição é discutido de forma programática, delineando um projeto de pesquisa a ser sistematicamente aprofundado.

Resumen: El reconocimiento de los cursos de teología en Brasil coloca a teólogos y teólogas frente a la responsabilidad de definir con la mayor claridad posible su estatuto teórico. Este texto representa la contribución de un investigador para esta discusión en curso en la universidad brasilera. Su propuesta constructiva es comprender la teología como interpretación de la realidad a la luz de la esperanza. Cada uno de los elementos de esta definición es discutido de forma programática, delineando un proyecto de pesquisa a ser sistemáticamente profundizado.

Abstract: Theology is now an officially recognized academic discipline in Brazil. For theologians in this country this means a challenge and a responsibility: to define as clearly as possible the theoretical status of this discipline. This text represents a contribution of a researcher to this discussion in Brazilian universities. The constructive proposal is to understand theology as interpretation of reality in the light of hope. Each of the components of this definition is discussed in a programmatic form, delineating a research project to be systematically pursued.


Aconselhamento pastoral on-line com adolescentes / Valburga Schmiedt Streck (Texto completo)
[Dra. Valburga Schmiedt Streck é professora na Faculdades EST, em São Leopoldo, RS.]

Resumo: Este estudo descreve o uso da internet por adolescentes e o significado do cuidado pastoral. A internet é apresentada como um ambiente real em que crianças e jovens podem encontrar sentido, significado, ajuda e orientação. O foco neste estudo não é o aconselhamento pastoral no modelo do aconselhamento pastoral por telefone. O texto centra em torno da auto-organização dos jovens e do desenvolvimento da resiliência como uma possibilidade de conseguir conviver num mundo sempre mais caótico.

Resumen: Este estudio describe el uso de la Internet por adolescentes y el significado del cuidado pastoral. La Internet es presentada como un ambiente real en que niños, niñas y jóvenes pueden encontrar sentido, significado, ayuda y orientación. El foco en este estudio no es la consejería pastoral en el modelo de consejería pastoral por teléfono. El texto se centra en torno de la auto-organización de los jóvenes y del desenvolvimiento de la resiliencia como una posibilidad de conseguir convivir en un mundo siempre más caótico.

Abstract: The article describes the use of the Internet by adolescents and the meaning of pastoral care. The Internet is presented as a living environment, where children and adolescents may find meaning, stability and orientation. The focus is not put on forms of pastoral care in the traditional settings like pastoral care by telephone. It is centered around ways of self-organization of adolescents and the development of resilience as a possibility of survival in an ever increasingly chaotic world.


A teologia de Martim Lutero num contexto global / Hans-Martin Barth (Texto completo)

Resumo: A palestra de Hans-Martin Barth pretende colocar a teologia de Martim Lutero no contexto global da história do pensamento humano e das grandes religiões. Para tanto, vê a necessidade de deixar definitivamente de lado a discussão sobre questões impostas pela tradição, "desprovincializar" a teologia do reformador e buscar os elementos da mesma que sejam capazes de conectar-se globalmente e contribuir para a compreensão do ser humano e de Deus, tornando-se, assim, de proveito para a sociedade moderna.

Resumen: La palestra de Hans-Martin Barth pretende situar a la teología de Martín Lutero en el contexto global de la historia del pensamiento humano y de las grandes religiones. Para ello, ve la necesidad de dejar definitivamente de lado la discusión sobre cuestiones impuestas por la tradición, "desprovincializar" la teología del reformador y buscar los elementos de la misma que sean capaces de conectarse globalmente y contribuir para la comprensión del ser humano y de Dios, tronándose, así, de provecho para la sociedad moderna.

Abstract: Hans-Martin Barth's lecture intends to place Martin Luther's theology within the global context of the history of human thought and great religions. To do this it sees the need to definitively place aside the discussion of issues imposed by tradition, to "deprovincialize" the theology of the reformer and to seek the elements in it that are capable of being connected globally and of contributing to the comprehension of the human-being and of God, thus becoming useful for modern society.


Perspectivas para o diálogo intercultural: a missão da IECLB e os povos indígenas / Marta Nörnberg e Hans Alfred Trein (Texto completo)
[Marta Nörnberg é catequista da IECLB. Presidente do COMIN e professora do UNILASALLE (Centro Universitário La Salle, Canoas/RS). Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: martaze@terra.com.br. Ms. Hans Alfred Trein é pastor da IECLB, tendo atualmente a função de Secretário Adjunto do COMIN. E-mail: hans@est.edu.br.]

Resumo: Este ensaio teórico-reflexivo apresenta elementos sócio-antropológicos e teológicos que sustentam as atividades de missão junto aos povos indígenas realizadas pelo COMIN (Conselho de Missão entre Indígenas). O diálogo, eixo central da reflexão, é construído desde a perspectiva da relação intercultural que, como ação humana, permite a aceitação e o reconhecimento do outro. Para isso, é preciso agir com base na prática da reconciliação, reconhecer e acatar a diversidade como constitutiva da cultura humana e aprender a olhar e escutar o outro para além do etnocentrismo.

Resumen: Este ensayo teórico-reflexivo muestra elementos socio-antropológicos y teológicos que sustentan las actividades de misión junto a los pueblos indígenas realizadas por el COMIN (Consejo de Misión entre Indígenas). El diálogo, eje central de la reflexión, es construido desde la perspectiva de la relación intercultural que, como acción humana, permite la aceptación y el reconocimiento del otro. Para esto, es preciso actuar con base en la práctica de la reconciliación, reconocer y acatar la diversidad como constitutiva de la cultura humana y aprender a mirar y escuchar al otro más allá del etnocentrismo.

Abstract: This theoretical-reflective essay presents social-anthropological and theological elements that sustain the mission activities with the indigenous peoples carried out by COMIN (Council of Mission among Indians). The dialogue, the central focus of the reflection, is constructed based on the perspective of intercultural relations, which as human action permits the acceptance and recognition of the other. For this, it is necessary to act based on the practice of reconciliation, to recognize and accept diversity as constitutive of the human culture and to learn to see and listen to the other outside of ethnocentrism.