ESCOLA SUPERIOR
DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM TEOLOGIA
Banco
de Teses e Dissertações
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Tese de Doutorado
Título |
Educação, ética e cidadania: referenciais para as escolas da Rede Sinodal de Educação |
Autor |
Ahlert, Alvori |
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Área de concentração |
Religião e Educação |
Orientador(es) |
Andreola, Balduino Antonio |
Banca Examinadora |
Andreola,
Balduino Antonio |
Data da Defesa |
14/12/2004 |
Palavras-Chave |
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Resumo |
Esta tese estuda as concepções de educação, ética e cidadania como referenciais para a Rede Sinodal de Educação. Parte-se da análise desses conceitos no contexto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, N. 9.394/96 que, apesar de representar a hegemonia do movimento neoliberal daquele período, possibilita a construção de uma concepção emancipadora e libertadora de educação intercruzada com a ética e a cidadania. Para a rede Sinodal de Educação, esta possibilidade passa pela compreensão de que a escola comunitária confessional luterana é uma escola pública não-estatal. E ao assumir esta condição, ela pode reencontrar em Lutero e Comenius a concepção de uma educação emancipadora da pessoa humana fundada na ética e na cidadania; concepções e princípios que perpassaram os séculos e estiveram presentes na história das escolas comunitárias confessionais luteranas aqui erguidas pelos imigrantes alemães. Entretanto, o afastamento entre igreja/comunidades mantenedoras e as escolas comunitárias levou essas escolas a uma crise de identidade, de ética e de cidadania, sofrendo, assim, um processo de privatização nas décadas de 80 e 90 empreendida pelas elites do seu entorno social. Neste sentido, a presente tese defende que o resgate da legitimidade das escolas comunitárias filiadas a IECLB passa pela ressignificação da concepção de educação emancipadora, adotando uma gestão administrativa e pedagógica democrática e participativa, uma ressignificação do ensino e da aprendizagem imbricada com o cotidiano da vida e uma avaliação humana que permite a autonomia do educando, a partir dos princípios de uma política educacional da IECLB construída coletivamente, sustentada em princípios educacionais emancipadores e princípios de uma concepção de ética e de cidadania gestados na história da cultura protestante com Martin Lutero e John Amos Comenius como expoentes da reforma luterana e da construção de um projeto pedagógico humanista, respectivamente; em consonância com os valores da pessoa humana desenvolvidos desde o comunitarismo cristão; e hoje presentes e atualizados, de forma diferente, em pensadores humanistas como Paulo Freire e Jürgen Habermas. |
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Abstract |
This thesis studies the conceptions of education, ethics and citizenship as references for the Sinodal Net of Education. It starts from the analysis of these concepts into the context of the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N. 9.344/96 that, even though it represents the hegemony of the neoliberal movement of that period, gives the possibility for the construction of an emancipative and liberating of the intercrossing education with the ethics and the citizenship for the Sinodal Net Education, This possibility passes through the comprehensions that the Lutheran Confessional Community School is a non-stately public school. When assuming this condition, it can find again in Luther and Comenious the conceptions of an emancipative education of the human being based on ethics and citizenship, conceptions and principles that passed by the centuries and were present in the history of the Lutheran Confessional Community Schools built here by the German immigrants. Otherwise, the separation between the church community mantainantece and the community schools took these such schools to an identity, ethics and citizenship crises, suffering like this a privatization process in the decades of 80 and 90 attempted by the elites of its social environment. On this way, the present thesis defends that the rescue of the legitimacy of the community schools affiliated to IECLB passes by the ressignificance of the emancipative education conception, adopting an administrative and participative democratic pedagogical management a teaching and learning ressignificance connected to a life quotidian and to a human evaluation that forbids autonomy to the student, from the principles of an educational politics of the IECLB collectivity built, based on emancipative educational principles and on principles of an ethical and citizenship conception managed onto Protestant Culture History with Martin Luthero and John Amos Comenius as exponents of the Lutheran Reform and of a humanist pedagogical project construction respectively, according to the human being's values developed since the Christian communitarism, and today present and update in a different way, into humanist philosopher like Paulo Freire and Jürgen Habermas. |
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