ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA

Banco de Teses e Dissertações




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Tese de Doutorado

Título

A expressão da espiritualidade na obra pictórica de Frida Kahlo no horizonte da teologia da cultura de Paul Tillich

Autor

Drebes, Haidi

Área de concentração

Religião e educação

Orientador(es)

Mueller, Enio Ronald

Banca Examinadora

Mueller, Enio Ronald
Wachs, Manfredo Carlos
Schaper, Valério Guilherme
Valls, Álvaro Luiz Montenegro
Garcia, Maria Amélia Bulhões

Data da Defesa

15/08/2005

Palavras-Chave


Resumo

A pesquisa se caracteriza como um estudo que conjuga referenciais teóricovisuais, buscando verificar a expressão da espiritualidade na arte pictórica. O conteúdo desenvolve-se de forma dinâmica, estabelecendo uma inter-relação na reflexão teórico-visual movida pelos conteúdos expressos em obra pictórica de Frida Kahlo. O estudo apresenta uma aproximação a um conjunto de obras pictóricas e uma inserção biográfica motivada pela interpretação e análise de elementos de uma das pinturas de Frida Kahlo, O marxismo dará saúde aos enfermos. No exercício da pesquisa, busca-se identificar a espiritualidade expressa na pintura, tendo em vista quatro pólos: o artista, a obra de arte, o fruidor e Deus que se revela. O desenvolvimento do conteúdo da presente investigação coloca em discussão a potencialidade artístico-espiritual da pintura, tendo como referenciais teológicos a teologia da cultura e, mais especificamente, a teologia das artes plásticas do teólogo e filósofo Paul Tillich. No que se refere à arte, a definições e à questão do potencial artístico da obra, o principal referencial teórico é o filósofo Luigi Pareyson. Os referenciais hermenêuticos que fundamentam a aproximação e interpretação da pintura estão ancorados especialmente nas idéias de Tillich, Pareyson, Márcia Tiburi e Paul Ricoeur. A associação do fenômeno da arte pictórica ao fenômeno da Revelação com base empírica na obra pictórica de Frida Kahlo se dá no entrelaçamento dos diferentes aportes, de tal modo que a identidade de ambos não é diluída, mas realçada, fazendo com que um seja veículo do outro.



Abstract

This research is characterized as a study that brings theoretical-visual referents to dialogue, with the purpose of verifying the expression of spirituality in visual arts. The content is developed in dynamic form, through theoretical-visual reflection stirred by the content expressed in a painting of Frida Kahlo. The study includes an approach to a group of art works and a biographical sketch as a result of interpretation and analysis of elements of a painting by Frida Kahlo, El marxismo dará salud a los enfermos. The thrust of the research is to identify spirituality expressed in the painting in the interconnection of four poles: the artist, the work of art, the spectator and God who reveals himself through it. In the course of the investigation the artistic-spiritual potentiality of the painting is discussed in the light of the theology of culture and, more specifically, the theology of visual arts of the theologian and philosopher Paul Tillich. For art issues like definitions and the artistic potentiality of the work of art, the major theoretical referent is the philosopher Luigi Pareyson. Hermeneutical questions, such as the theoretical approach to and interpretation of paintings, are grounded in the ideas of Tillich, Pareyson, Márcia Tiburi and Paul Ricoeur. The exercise of relating the phenomenon of visual arts with the phenomenon of revelation, having as empirical basis a painting of Frida Kahlo, is conducted through the interrelation of different approaches that in the process do not lose identity but come to full expression in this interrelation.

Arquivo

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