ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA

Banco de Teses e Dissertações




Voltar para Índice

Voltar para Autoria

Voltar para Área de Concentração

Dissertação de Mestrado

Título

Seminário Evangélico de Formação de Professores: origem e trajetória da instituição e perfil dos egressos

Autor

Gomes, Derti Jost

E-mail

derti@terra.com.br

Área de concentração

Religião e Educação

Orientador(es)

Ferraro, Alceu Ravanello

Banca Examinadora

Ferraro, Alceu Ravanello
Streck, Gisela Isolde W.
Arendt, Isabel Cristina

Data da Defesa

09/08/2005

Palavras-Chave


Resumo

Esta dissertação tem como tema central o perfil dos egressos formados no antigo Seminário Evangélico de Formação de Professores. Partindo da análise de alguns escritos de Martim Lutero referentes à liberdade cristã e à educação, dialogo com egressos do antigo Seminário e da Escola Normal Evangélica das décadas de 1930 e 1950, resgatando aspectos que contribuíram para a construção do perfil do professor formado pela instituição. Apresento também o contexto em que surgiu a imigração alemã no Brasil e lembro a tradição escolar vivenciada pelos imigrantes na Alemanha. Em seguida, resgato o aspecto histórico do processo de formação de professores para as escolas confessionais luteranas, tendo como pano de fundo ou referencial as leis e diretrizes que subsidiaram a formação de professores no Brasil. Por último, volto a atenção para a análise de documentos e de entrevistas com ex-alunos/as relativamente à formação de professores/as. Nesta parte, a investigação ressalta a importante contribuição que a identidade luterana como filosofia e a riqueza e diversidade do currículo tiveram tanto na construção da liberdade e autonomia quanto no comprometimento do/a futuro/a professor/a. A pesquisa revelou que a liberdade de escolha, valor central da teologia e pedagogia luteranas, quando presente no processo de formação docente, permite a organização de um currículo que potencializa e capacita cada futuro/a professor/a a ser sujeito livre, crítico, que se sabe participante no mundo e construtor da história e se revela capaz de aplicar tal princípio e prática pedagógica no trabalho docente.

Abstract

The central topic of this dissertation is the profile of the graduates of the Evangelical Seminary for Teacher Training of the Lutheran church in Brazil. Starting from an analysis of some of Martin Luther’s writings on Christian freedom and education, the author dialogues with the graduates of that Seminary and the Evangelical Teacher Training School in the ’30s and ’50s, retrieving aspects that contributed to the construction of the profile of the teachers trained by that institution. She also describes the context in which the German immigration to Brazil emerged and discusses the school tradition experienced by the immigrants in Germany. She then retrieves the historical aspect of the process of the training of teachers for Lutheran schools against the backdrop of the laws and guidelines that determined the training of teachers in Brazil. She finally analyzes documents and interviews with former students related to teacher training. In this context the dissertation highlights the significant contribution given by the Lutheran identity as a philosophy and by the curriculum’s wealth and diversity both to the construction of freedom and autonomy by future teachers and to their commitment. The research revealed that the freedom of choice – a central value in Lutheran theology and pedagogy –, when it is present in the teacher training process, makes it possible to organize a curriculum that enables all future teachers to be free and critical subjects, who understand themselves as participants in the world and constructors of history and who are capable of applying this pedagogical principle and practice to their work as teachers.

Arquivo

Texto completo (pdf) 1,93 MB