ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

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Tese de Doutorado

Título Histórias em jogo: rememorando e resignificando o processo educativo-religioso sob um olhar etnocartográfico
Autor Klein, Remí
E-mail
Área de concentração Religião e Educação
Orientador(es) Deifelt, Wanda
Banca Examinadora Deifelt, Wanda
Bobsin, Oneide
Nogueira, Sandra Vidal
Streck, Danilo
Eggert, Edla
Data da Defesa 04/08/2004
Palavras-Chave Processo educativo-religioso
Histórias bíblicas
Criança
Etnocartografia
Formação docente
Jogo
Memorial
Resumo

O tema da tese de doutorado em Teologia é o processo educativo-religioso da criança. Propõe-se a perceber com crianças as suas aprendizagens religiosas significativas, a partir da interação entre as histórias bíblicas lidas ou narradas e as suas próprias histórias de vida e o seu imaginário religioso infantil, percebendo aí e assim as suas conexões e inter-relações. Usa a expressão histórias em jogo num duplo sentido, por tratar-se de um entrejogo, que se constitui num fundamento epistemológico no processo educativo-religioso, e, por outro lado, por usar o jogo Minha história – tua história como metodologia de pesquisa, por considerar a história e o jogo como atividades inerentes ao próprio ser criança. Esboça e propõe um olhar etnocartográfico como forma de pesquisa, a fim de exercitar novos olhares de aproximação ao imaginário religioso infantil, valendo-se de suas contribuições e interlocuções da etnografia e da cartografia para criar uma própria proposta, procurando perceber o protagonismo infantil e levando a sério a criança como sujeito do seu processo educativo-religioso. Busca uma correlação entre pesquisa e ensino-aprendizagem, sistematizando uma experiência docente realizada durante quatro anos em vinculação com a disciplina de Metodologia do Ensino: Ensino Religioso, envolvendo estudantes-pesquisadores de Pedagogia e de Teologia em sua formação teológico-pedagógica por meio da vivência do jogo e da elaboração de memoriais descritivo-analíticos. O primeiro capítulo apresenta, de forma narrativa e reflexiva, as reminiscências do seu autor, rememorando as histórias bíblicas em sua história de vida, de formação e de atuaçãodocente. O segundo capítulo propõe um jogo de memórias sob um olhar etnocartográfico sobre o processo educativo-religioso da criança. O terceiro capítulo aborda as memórias em jogo a partir das histórias em perspectivas na formação docente. O quarto e último capítulo enfoca as lembranças marcantes de crianças e histórias em jogo.

Abstract The topic of this Doctoral thesis is children’s process of religious education. It proposes to analyze children’s meaningful religious learning experiences, using as a starting point the interaction between stories from the Bible that are either read or narrated and children’s own life stories and religious imagination, thus perceiving their connections and interactions. The thesis uses the expression stories in play with a double meaning. On the one hand, it refers to an interplay which becomes the epistemological ground for the process of religious education. On the other hand, since it uses the game My story- your story as a research method, it considers storytelling and games as activities intrinsic to being a child. The thesis proposes and rehearses an ethnocartographic analysis as a research tool, aiming to exercise new approaches to and unveil new perceptions of children’s religious imaginary. It makes use, therefore, of the contributions of ethnography and cartography in order to dialogue and thus arrive at a new contribution, one that identifies children’s agency and takes children seriously as subject in the process of religious education. The thesis establishes a relation between research and the teaching-learning process, systematizing the author’s experience, during four years, teaching the discipline Teaching Methodology: Religious Education, which involves students-researchers of the courses of Education and Theology. The discipline is geared towards students in their pedagogical and theological formation and makes use of the above mentioned [jogo acima citado] game and the elaboration of a descriptive and analytical paper. The first chapter presents, in a narrative and reflexive mode, the author’s reminiscences, bring to mind the biblical stories in his own life story, as well as his formation and professional life. The second chapter proposes a game drawing on memories, thus using an ethnocartographic perspective of children’s process of religious education. The third chapter analyzes the memories at play from the perspective of the teachers’ stories and their process of education. The fourth and final chapter focuses on children’s meaningful memories and their interplay with stories.
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