ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações


Voltar para Índice

Voltar para Autoria

Voltar para Área de Concentração

Dissertação de Mestrado

Título

O negro e a educação em escolas luteranas no Rio Grande do Sul: o jeito branco de ser negro

Autor

Kronbauer, Selenir Corrêa Gonçalves

E-mail


Área de concentração

Religião e Educação

Orientador(es)

Ferraro, Alceu Ravanello

Banca Examinadora

Ferraro, Alceu Ravanello
López, Maricel Mena
Redin, Euclides

Data da Defesa

24/02/2005

Palavras-Chave


Resumo

No presente trabalho de pesquisa propus-me a realizar um análise sobre a trajetória educacional da comunidade negra e dos imigrantes alemães luteranos, em particular na escola luterana no Rio Grande do Sul. Em articulação com a pesquisa bibliográfica, recorri à análise de documentos, principalmente de fotos de turmas, e de entrevistas com diretores, professores, funcionários, alunos e pais de duas escolas da Rede Sinodal Escola A e Escola B ambas situadas no Vale do Rio dos Sinos/RS. Analisei em particular o número de alunos afro-descendentes que estudam e estudaram nas escolas A e B a partir da década de 1940 e as relações que se estabeleceram nessas mesmas escolas a partir da inserção de alunos afro-descendentes , com destaque para a trajetória educacional e a construção identitária em cada um desses dois grupos étnicos. Nessa perspectiva analisei os aspectos que possibilitaram e os que limitaram um e outro grupo no reconhecimento de sua contribuição na construção do país e no exercício de sua cidadania. A pesquisa permitiu identificar vários elementos que dão suporte à hipótese de pesquisa assim formulada: as diferentes trajetórias educacionais da população negra e da população imigrante alemã no Rio Grande do Sul foram determinadas pelas condições materiais de ingresso dos dois grupos em terras brasileiras e pelas oportunidades, efetivamente oferecidas a um e outro grupo , de conservar e vivenciar as suas referências culturais e religiosas no novo contexto. Em particular, o estudo da relação entre a situação educacional dos imigrantes negros no Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul, e a trajetória educacional dos imigrantes alemães luteranos foi acompanhado da análise das relações que se estabeleceram entre a comunidade negra e a comunidade alemã na construção das propostas curriculares das escolas comunitárias luteranas pesquisadas e do desafio de resgatar a práxis confessional comunitária inspirada pela teologia e pedagogia luterana.



Abstract

This research work analyzes the educational paths of the Black community and the Lutheran German immigrants, particularly at the Lutheran schools in the state of Rio Grande do Sul. Besides the bibliographic research, the author makes use of documents, particularly pictures of school classes, and of interviews with principals, teachers, employees, students and parents of two Lutheran schools – School A and B – located in the Valley of the Sinos River. She especially analyzes the number of African-Brazilian students who have attended schools A and B since the decade of 1940 and the relationships that were established at these schools through the insertion of students of African descent, highlighting the educational path and identity construction in each one of these ethnic groups. From this perspective she discusses the factors that made it possible and those that made it difficult for both groups to have their contribution to the construction of the country and the exercise of their citizenship recognized. The research was able to identify various elements that support the following research hypothesis: the different educational paths of the black population and the German immigrant population in the state of Rio Grande do Sul were determined by the material conditions under which both groups came to Brazil and by the opportunities to preserve and experience their cultural and religious references in the new context that were actually given to them. The discussion of the relationships between the educational situation of the Black immigrants in Brazil, more specifically in Rio Grande do Sul, and the educational path of the Lutheran German immigrants is accompanied by an analysis of the relationships that were established between the Black community and the German community in the construction of curricula at Lutheran community schools and of the challenge of retrieving the communal confessional praxis that was inspired by Lutheran theology and pedagogy.

Arquivo