ESCOLA SUPERIOR
DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM TEOLOGIA
Banco
de Teses e Dissertações
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Dissertação de Mestrado
Título |
O ínicio da carreira docente: um estudo de representações sociais |
Autor |
Lengert, Rainer |
Área de concentração |
Religião e Educação |
Orientador(es) |
Pauly, Evaldo Luis |
Banca Examinadora |
Pauly,
Evaldo Luis |
Data da Defesa |
28/02/2005 |
Palavras-Chave |
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Resumo |
Esta dissertação tem como tema central as representações sociais sobre o início da carreira de professor(a). Essa primeira fase do desenvolvimento profissional é portadora de símbolos, valores e funções sociais, que lhe conferem uma especificidade, merecedora da atenção das pesquisas e das políticas educacionais. Para compreender essa fase inicial da carreira, o texto conceitua, no primeiro capítulo, os termos juventude e professor(a). Além disso, faz uma revisão bibliográfica das pesquisas já produzidas sobre o(a) professor(a) iniciante. No segundo capítulo, a dissertação recupera o processo de desenvolvimento da formação de professores à luz da história da educação no Brasil, descreve e analisa a legislação para o magistério, apresenta debates atuais sobre essa legislação, problematiza a questão do profissionalismo, da vocação e do gênero, além de oferecer um inventário das manifestações de Lutero sobre os conceitos centrais do presente texto. No último capítulo, este texto descreve e interpreta uma pesquisa realizada no Instituto de Educação Ivoti, como escola formadora de professores(as) em nível médio e, ao mesmo tempo, como a primeira experiência profissional de docentes recém-formados, desvelando as representações sociais que os envolvidos manifestam sobre o início do desenvolvimento profissional no magistério. A pesquisa empírica recorre à análise de relatórios finais de estágio e de fichas de avaliação do(a) estagiário(a), além das entrevistas com cinco jovens professores. |
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Abstract |
Im Mittelpunkt dieser Dissertation stehen soziale Repräsentationen über den Beginn im Lehrerberuf. Diese erste Phase der Berufsentwicklung enthält besondere Symbole und soziale Aufträge. Deshalb ist sie auf gezielte Forschungen und erziehungspolitische Massnahmen angewiesen. Um diesen Berufseinstieg zu verstehen, erklärt dieser Text im ersten Kapitel die Begriffe Jugend und Lehrer. Ausserdem ruft er über die jungen Lehrer international geforschte Arbeiten hervor. Im zweiten Kapitel beschreibt die Dissertation die Geschichte der Lehrerausbildung in Brasilien, die entsprechenden Gesetze und die aktuellen Diskussionen über Schule und Bildung. Alles wird mit der Problematik der Berufswahl und des Frauenberufs ergänzt und vertieft. Am Ende dieses Kapitels befindet sich eine Tafel mit Ausschnitten lutherscher Äusserungen bezüglich der Hauptbegriffe dieser Dissertation. Im letzten Kapitel erscheint die am Instituto de Educação Ivoti realisierte Forschung, als Grundschullehrerausbildungsinstitut und als erste Berufserfahrung, wo diese Studie die beabsichtigten Repräsentationen feststellt. Methodologisch untersucht diese Forschung qualitativ u.a. Praktikumsberichte, Auswertungsbögen und Interviews mit fünf jungen Lehrern/Innen. |
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