ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

xxx

Voltar para Índice

Voltar para Autoria

Voltar para Área de Concentração

Dissertação de Mestrado

Título

O ínicio da carreira docente: um estudo de representações sociais

Autor

Lengert, Rainer

Área de concentração

Religião e Educação

Orientador(es)

Pauly, Evaldo Luis

Banca Examinadora

Pauly, Evaldo Luis
Streck, Gisela Isolde W.
Sobottka, Emil Albert

Data da Defesa

28/02/2005

Palavras-Chave


Resumo

Esta dissertação tem como tema central as representações sociais sobre o início da carreira de professor(a). Essa primeira fase do desenvolvimento profissional é portadora de símbolos, valores e funções sociais, que lhe conferem uma especificidade, merecedora da atenção das pesquisas e das políticas educacionais. Para compreender essa fase inicial da carreira, o texto  conceitua, no primeiro capítulo, os termos juventude e professor(a). Além disso, faz uma revisão bibliográfica das pesquisas já produzidas sobre o(a) professor(a) iniciante. No segundo capítulo, a dissertação recupera o processo de desenvolvimento da formação de professores à luz da história da educação no Brasil, descreve e analisa a legislação para o magistério, apresenta  debates atuais sobre essa legislação, problematiza a questão do profissionalismo, da vocação e do gênero, além de oferecer um inventário das manifestações de Lutero sobre os conceitos centrais do presente texto. No último capítulo, este texto descreve e interpreta uma pesquisa realizada no Instituto de Educação Ivoti, como escola formadora de professores(as) em nível médio e, ao mesmo tempo, como a primeira experiência profissional de docentes recém-formados, desvelando as representações sociais que os envolvidos manifestam sobre o início do desenvolvimento profissional no magistério. A pesquisa empírica recorre à análise de relatórios finais de estágio e de fichas de avaliação do(a) estagiário(a), além das entrevistas com cinco jovens professores.



Abstract

Im Mittelpunkt dieser Dissertation stehen soziale Repräsentationen über den Beginn im Lehrerberuf. Diese erste Phase der Berufsentwicklung enthält besondere Symbole und soziale Aufträge. Deshalb ist sie auf gezielte Forschungen und erziehungspolitische Massnahmen angewiesen. Um diesen Berufseinstieg zu verstehen, erklärt dieser Text im ersten Kapitel die Begriffe Jugend und Lehrer. Ausserdem ruft er über die jungen Lehrer international geforschte Arbeiten hervor. Im zweiten Kapitel beschreibt die Dissertation die Geschichte der Lehrerausbildung in Brasilien, die entsprechenden Gesetze und die aktuellen Diskussionen über Schule und Bildung. Alles wird mit der Problematik der Berufswahl und des Frauenberufs ergänzt und vertieft. Am Ende dieses Kapitels befindet sich eine Tafel mit Ausschnitten lutherscher Äusserungen bezüglich der Hauptbegriffe dieser Dissertation. Im letzten Kapitel erscheint die am Instituto de Educação Ivoti realisierte Forschung, als Grundschullehrerausbildungsinstitut und als erste Berufserfahrung, wo diese Studie die beabsichtigten Repräsentationen feststellt. Methodologisch untersucht diese Forschung qualitativ u.a. Praktikumsberichte, Auswertungsbögen und Interviews mit fünf jungen Lehrern/Innen.

Arquivo

Texto completo (pdf)