ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA

Banco de Teses e Dissertações




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Dissertação de Mestrado

Título

Casa Suzana Wesley: Uma abordagem histórica do Abrigo para Meninas – 1994 a 2003, a partir da categoria de gênero

Autor

Lima, Marilúcia Fernandes

Área de concentração

Religião e Educação

Orientador(es)

Deifelt, Wanda

Banca Examinadora

Deifelt, Wanda (Luther College)
Streck, Gisela Isolde W. (EST – IEPG)
Eggert, Edla (UNISINOS)

Data da Defesa

15/08/2006

Palavras-Chave

Casa Suzana Wesley; Mulheres Metodistas; Plano para a Vida e Missão; Cidadania, Diaconia, Gênero

Resumo

Esta dissertação é realizada com o intuito de reconhecer e trazer à luz a história de mulheres metodistas, engajadas na ação social da Igreja, no Rio Grande do Sul, especificamente na cidade de Viamão. Esta história é retratada através do envolvimento das mulheres que participaram deste projeto nas ações propostas pela Casa Suzana Wesley, entre os anos de 1994 a 2003, e a sua inter-relação com o Estatuto da Criança e do Adolescente.  O conceito de cidadania e diaconia é trabalhado a partir das experiências das mulheres metodistas e sua relação com o compromisso social, decodificada do documento Plano para a Vida e a Missão da Igreja Metodista. A metodologia empregada neste trabalho é a hermenêutica crítica feminista, particularmente a categoria da suspeita e o instrumental analítico de gênero.

Abstract

This thesis is carried out with the intention of recognizing and bringing to light the history of Methodist women involved in social action of the church in Rio Grande do Sul, specifically in the city of Viamão. This history is portrayed through the involvement of the women who participated in this project in the activities proposed by the Suzana Wesley House between the years of 1994 and 2003 and their interrelationship with the Statute of Children and Adolescents. The concept of citizenship and diaconate is dealt with through the experiences of Methodist women and their relation with social commitment, decodified from the document Plan for the Life and Mission of the Methodist Church. The methodology used in this study is feminist critical hermeneutics, particularly the category of suspect and the analytical instrument of gender.

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