ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA

Banco de Teses e Dissertações




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Dissertação de Mestrado

Título

Educação para a paz e educação infantil: um olhar e uma escuta sensível no ambiente educativo

Autor

Marques, Circe Mara

Área de concentração

Religião e Educação

Orientador(es)

Wachs, Manfredo Carlos

Banca Examinadora

Wachs, Manfredo Carlos
Klein, Remi
Redin, Euclides

Data da Defesa

27/05/2005

Palavras-Chave

educação infantil ; educação para a paz ; paz ; brincar ; “cuidar-educar”
early childhood education ; peace education ; peace ; play, “care-educate”

Resumo

Educar para a paz é viável na educação infantil? De que forma isso pode ser feito? Buscar responder a essas perguntas de forma reflexiva e crítica é a meta perseguida durante esta pesquisa. Nessa caminhada, dialoga-se com importantes teóricos do campo da educação, da psicologia e da teologia; consigo mesma, enquanto são resgatadas memórias da infância e da prática docente na educação infantil e em cursos de formação de professores; com as crianças da educação infantil e com profissionais envolvidos na ação educativa. A pesquisa de campo ocorreu com uma turma de crianças de 5 a 6 anos que freqüenta a educação infantil do Instituto de Educação Ivoti, sendo realizadas observações e as entrevistas semi-estruturadas com as crianças e com os profissionais que ali interagem. A opção metodológica também abarca o desenho infantil, uma vez que essa atividade é uma importante via pela qual as crianças expressam suas idéias e sentimentos. São resgatadas através de pesquisa bibliográfica aspectos relevantes da história da educação infantil no Brasil e das políticas educacionais, visando a compreender concepções presentes ainda hoje na práxis educativa que negam às crianças de 5 a 6 anos a oportunidade de refletir,de opinar, de decidir e de intervir no mundo. Neste processo reflexivo, articulam-se os conceitos de violência, de conflito e de paz, elaborados por autores consagrados com as idéias e os sentimentos expressos pelas crianças através de suas falas e de seus desenhos. Essa articulação aponta para uma dialogicidade entre o cuidar-educar e a educação para a paz no currículo da educação infantil.



Abstract

Is it feasible to educate for peace in early childhood education? Which way can this be done? Searching for na answer for these questions in a critical and reflexive way is the goal to be persued throughout this research. Along the way, we dialogued with important theorists in the field of education, psychology and theology; with she herself, while childhood memories were brought to mind and from teaching practice in children education, in courses geared towards teacher’s formation, with children education and involved professionals. Field research occured in a group of 5 and 6 years old class who attended children’s education at Instituto de Educação Ivoti, observation and semistructured interviews being carried out with children and involved professionals. Methodiological option also comprises children drawing, as this activity is na important track through which children express their ideas and sentiments.Through bibliographic research relevant aspects of history of children education in Brazil and educational policies are brought up aiming to understand concepts still present today in educational praxis which deny to 5 and 6 years old children the opportunity to think, express opinion, make decisions and intervine in the world. In this reflexive process, vilence , conflict and peace concepts are examined, elaborated by famous authors with ideas and sentiments expressed by children through their chats and drawings. All this points to an interaction between to care- to educate and education for peace in children education curriculum.

Arquivo

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