ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

xxx

Voltar para Índice

Voltar para Autoria

Voltar para Área de Concentração

Dissertação de Mestrado

Título

Espiritualidade e adolescência a partir da disciplina de ensino religioso

Autor

Mazzarollo, Gisele

E-mail


Área de concentração

Religião e Educação

Orientador(es)

Ferraro, Alceu Ravanello

Banca Examinadora

Ferraro, Alceu Ravanello
Streck, Gisela Isolde W.
Dorneles, Malvina do Amaral

Data da Defesa

07/01/2005

Palavras-Chave


Resumo

Espiritualidade e adolescência a partir da disciplina de Ensino Religioso é uma pesquisa que vem responder perguntas norteadoras acerca do desenvolvimento integral dos adolescentes. As questões centrais da pesquisa foram: A espiritualidade é uma questão que pode interessar o adolescente? Se a espiritualidade interessa ao adolescente, como ela se manifesta? Desta forma, a pesquisa teve o objetivo de identificar e mapear as manifestações de espiritualidade dos adolescentes, a partir de materiais e símbolos, como capa de Cd, livros, agendas, objetos, música, etc.presentes no cotidiano dos adolescentes. Além destes símbolos foram utilizados na pesquisa questionários, enriquecendo a metodologia da observação participante. Diferentemente dos rótulos colocados na fase da adolescência, muitas vezes o adolescente se apresenta sensível e preocupado com questões cotidianas, como a violência. Assim, a pesquisa auxilia na compreensão do universo adolescente. A espiritualidade interessa ao adolescente e se manifesta através das diversas relações cotidianas e de um sentido especial para a vida. O desejo contínuo de transcender manifesto no confronto diário entre o mundo externo e o mundo interno do adolescente, faz com que este se desenvolva espiritualmente. Além da transcedência, o adolescente procura dar sentido a sua vida quando lança objetivo e metas a serem alcançados, diferenciando-se do adulto que dá sentido a vida a partir da família. Embora o adolescente esteja preocupado com sua vida futura, nem sempre consegue equilibrar o cuidado consigo mesmo e/ou ampliá-lo para o cuidado com o outro social. Assim, a disciplina de Ensino Religioso tem um papel fundamental para que o adolescente possa transcender e expandir suas relações, resgatando o papel do eu social, ativo e cuidador da sociedade e do planeta Terra.



Abstract

Spirituality and adolescence beginning from the discipline of Religious Education is a research that comes to answer some important questions concerning the integral development of the adolescents. The most important questions of the research are: Is spirituality a question that can interest adolescents? And if spirituality interests adolescents, how does it manifest itself? In this way this research has as its objective the mapping out of the manifestations of spirituality of adolescents, using objects and symbols, such as CD covers, books, notebooks, objects, music, etc. used in the daily of the adolescents. Beyond these symbols questionnaires have been used in the research, making the methodology of participant observation richer. Unlike the labels placed on this adolescence phase, many times they showed sensitivity and concerned about daily questions such as violence. Thus, the research helps in the understanding of the adolescences universe. Spirituality interests adolescents and it can manifest itself through diverse daily relations and through a special sense for life. The continuous wish to exceed in the daily confrontation between the external world and the internal world of the adolescents causes them to develop spiritually. Beyond the transcendence, the adolescent seeks to give sense to her/his life by setting forth objectives to be reached, setting themselves off from adults who give meaning to life through the family. Although adolescents are worried about their future, they are not always able to balance the care for self and/or amplify this with the social other. Thus, the discipline of Religious Education has a fundamental role so that the adolescent can exceed and expand his/her relations, regaining the role of the social person, active and a caretaker of society and the planet Earth.

Arquivo