ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

xxx

Voltar para Índice

Voltar para Autoria

Voltar para Área de Concentração

Dissertação de Mestrado

Título

Da Picada 48 ao Palácio das Laranjeiras: as contribuições pedagógicas das excursões artísticas para a formação integral dos educandos do IEI

Autor

Goldmeyer, Mártin Brackmann

E-mail


Área de concentração

Religião e Educação

Orientador(es)

Pauly, Evaldo Luis

Banca Examinadora

Pauly, Evaldo Luis
Streck, Gisela Isolde W.
Kreutz, Lucio

Data da Defesa

06/12/2004

Palavras-Chave


Resumo

Uma análise histórica do projeto das excursões artísticas do Instituto de Educação Ivoti e um esboço das contribuições de tal projeto para a vida dos educandos que dele participam. Na primeira parte, apresenta-se a metodologia de pesquisa escolhida e a razão da opção pelo trabalho com fotos, registros visuais, muito mais significativos para os que estudam o assunto e mais representativos para os entrevistados. Após, esboça-se um breve histórico do Instituto de Educação Ivoti, desde a sua fundação em 1909, em Santa Cruz do Sul-RS, com o nome de Lehrerseminar (Seminário de Formação de Professores), passando pela época da Nacionalização do Ensino, quando o Seminário para professores teve de ser fechado, até os dias atuais, em Ivoti. Os caminhos percorridos pelas excursões artísticas – apresentações diversas envolvendo teatro, música e dança – são narrados década a década pelos próprios participantes das mesmas, os quais viajaram o Brasil de sul a norte, de minúsculas localidades a grandes capitais – de Picada 48 ao Palácio das Laranjeiras – transmitindo mensagens de amor e esperança. Por fim, a partir dos depoimentos apresentados anteriormente, destaca-se a capacidade do projeto das excursões em auxiliar na formação de líderes criativos e autônomos e em ser uma atividade intelectualmente tão saudável e construtiva, num mundo de alienação televisiva e informativa.



Abstract

Es handelt sich um eines geschichtliche Analyse des Projekts Spielfahrten der Schüler des Instituto de Educação Ivoti. Dabei wird auch der Beitrag dieses Projekts im Leben der Schüler, die an den Ausflügen teilnehmen, analysiert. Im ersten Teil wird die Metodologie der ausgesuchten Forschung dargestellt und es wird auch erklärt warum die Arbeit mit Fotos bedeutsam ist für die, die das Thema studieren und sehr markant für die Befragten. Danach, wird eine kurze hystorische Zusammenfassung des Instituto de Educação Ivoti, von seiner Gründung 1909 bis heute, dargestellt. Die Wege, die von den Teilnehmern der künstlerischen Ausflügen durchzogen wurden, werden beschrieben. Theater, Musik und Tanz, die zu jedem künstlerischen Ausflug gehören, werden durch die Erzählungen von den Teilnehmern belebt. Von Südbrasilien nach Nordbrasilien reisten die Schüler. Große Städte, kleine Orte wurden besucht und Liebes – und Hoffnungsbotschaften wurden den Menschen gebracht. Zuletzt, nachdem die schon erwähnten Argumente dargestellt wurden, wird gezeigt wie wichtig das Projekt der Ausflüge wird die Bildung von Kreativen und autonomen Leiter (Führer) in einer geisteskranken Gesellschaft ist

Arquivo