ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

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Tese de Doutorado

Título

Formação de docentes para o ensino religioso: perspectivas e impulsos a partir da ética social de Martinho Lutero

Autor

Oliveira, Lilian Blanck de

E-mail


Área de concentração

Religião e Educação

Orientador(es)

Beck, Nestor Luiz João

Banca Examinadora

Beck, Nestor Luiz João
Brakemeier, Gottfried
Andreola, Balduíno Antonio
Junqueira, Sérgio Rogério Azevedo

Data da Defesa

16/04/2003

Palavras-Chave

Ensino religioso, Educação, Formação de professores, Ética social, Martinho Lutero

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo investigar princípios para a formação de docentes para o Ensino Religioso a partir das orientações da LDBEN 9394/96, na perspectiva do intransferível compromisso em favor da vida solidária num contexto de planetaridade. Em primeiro lugar, apresenta-se um breve histórico sobre as relações entre educação, Ensino Religioso e processos de formação de docentes no Brasil até a alteração do artigo 33 da LDBEN 9394/96. Visando identificar aspectos relevantes e significativos num processo de formação de docentes para o Ensino Religioso dentro do contexto da atual LDBEN 9394/96 desenvolve-se uma pesquisa de campo (baseada em documentos e depoimentos de egressos) na turma 2000, Curso de Ciências da Religião - Licenciatura Plena em Ensino Religioso, da Universidade Regional de Blumenau/SC, pesquisa que é apresentada no capítulo segundo. O terceiro capítulo pesquisa no pensamento educacional e a ética social de Martinho Lutero, suportes teóricos sob a forma de perspectivas e impulsos a contribuir e subsidiar as discussões objeto deste trabalho. As contribuições e os desafios identificados sob a forma de impulsos, somados aos dados da pesquisa social em colóquio com teóricos da atualidade, conduzem às reflexões que compõe o quarto capítulo. O texto conclui, enunciando uma proposta de possíveis princípios a orientar a formação de docentes para o Ensino Religioso na atualidade brasileira, na perspectiva do compromisso com a vida solidária num contexto de planetaridade.

Abstract

This research project investigated the principles for the training of religious education teachers on the basis of the orientation given by the Law on Guidelines and Foundations of National Education (LDBEN) 9394/96, within the perspective of the untransferable commitment to solidary life in a planetary context. The first chapter presents a brief history of the relations between education, religious education and teacher training in Brazil up to the change of article 33 of the LDBEN 9394/96. In order to identify relevant and significant aspects in a process of teacher training for religious education within the context of the present LDBEN 9394/96, a field research project (through documents and statements by graduates) was conducted with the class of 2000 of the Religious Studies Course - Major in Religious Education at the Regional University of Blumenau, state of Santa Catarina. This field research project is described in chapter 2. The third chapter investigates Martin Luther's educational views and social ethics seeking theoretical support in the form of perspectives and stimuli that could contribute to the discussion on the main topic of this dissertation. The contributions and challenges identified as stimuli, the data from the social investigation and the dialog that is carried out with current thinkers lead to the reflections contained in chapter 4. Finally the author presents a proposal of possible principles that could orient teacher training for religious education in Brazil's present reality, whithin the perspective of a commitmnt to solidary life in a planetary context.

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