ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

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Tese de Doutorado

Título

De corpos de conhecimento ao (Re)conhecimento do corpo: elementos para a composição de uma epistemologia corporal no âmbito da fé.

Autor

Parlow, Mara Sandra

E-mail


Área de concentração

Religião e Educação

Orientador(es)

Mueller, Enio Ronald

Banca Examinadora

Mueller, Enio Ronald
Brakemeier, Gottfried
Schaper, Valério Guilherme
Nogueira, Sandra Vidal

Data da Defesa

16/08/2004

Palavras-Chave

Teologia Sistemática
Corporeidade

Resumo

Este estudo oferece uma abordagem argumentativa, em perspectiva metodológica multirreferencial e híbrida, sobre a relação entre a Corporeidade auto-organizativa e a fé. São referenciadas, basicamente, noções e categorias dos corpos de reconhecimento da teologia sistemática de Paul Tillich, da teoria lingüístico-cognitiva de George Lakoff e Mark Johnson e das ciências da cognição, com destaque à teoria de auto-organização de Humberto Maturana, com sua noção fundamental da autopoiese. A primeira parte constitui o marco metodológico da pesquisa, explicitando os campos nocionais, os princípios e os procedimentos que movimentam o estudo, com destaque à complexidade e ao hibridismo que envolvem a discussão temática. A segunda parte coloca atenção nos conceitos-mestres corpo e Corporeidade, desenvolvendo uma argumentação voltada ao desmantelamento do regime de oposições binárias que cercam o corpo, valorizando a dimensão biológica do ser humano e propondo o entendimento da Corporeidade como configuração metafórica e autopoietica. Essa segunda parte encaminha, portanto, o diálogo híbrido que acontece na terceira parte, de cunho conclusivo, onde questões referentes à fé são problematizadas e nutridas a partir da Corporeidade e da autopoiese.



Abstract

This study offers an argumentative approach on the relation between self-organizing Corporeality and faith in a multireferential and hybrid methodological perspective. Basically, reference is made to the notions and categories of the bodies of knowledge from the systematic theology of Paul Tillich, the cognitive-linguistic theory of George Lakoff and Mark Johnson and from the sciences of cognition with special emphasis given to the theory of self-organization of Humberto Maturana and his fundamental notion of autopoiesis. The first part constitutes the methodological delimitation of the research project, explaining the notional fields, the principles and procedures that moved the study, highlighting the complexity and hybridism that are involved in the thematic discussion. The second part focuses attention on the master concepts of body and Corporeality developing an argumentation that aims at dismantling the regime of binary oppositions that surrounds the body, placing value on the biological dimension of the human being and proposing an understanding of Corporeality as a metaphorical and autopoietical configuration . This second part, therefore, leads to the hybrid dialogue with a conclusive character which happens in the third part, where issues referring to faith are questioned and nurtured based on Corporeality and autopoiesis.

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