ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA

Banco de Teses e Dissertações




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Dissertação de Mestrado

Título

O Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE) e suas ações educativas

Autor

Pessoa de Lira, Lilian Conceição da Silva

Área de concentração

Religião e Educação

Orientador(es)

Pauly, Evaldo Luis

Banca Examinadora

Pauly, Evaldo Luis (EST – IEPG)
Brandenburg, Laude Erandi (EST – IEPG)
Silva, Gilberto Ferreira da (UNILASALLE)

Data da Defesa

31/08/2006

Palavras-Chave

CECUNE; Movimento Negro; Educação

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa na área de Religião e Educação, com foco em uma experiência construída por um segmento social e sua resposta à necessidade de intervenção como sujeito histórico no complexo contexto das relações sociais demarcadas pelas relações raciais no Brasil. Apresentar o Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE), Organização Não Governamental porto-alegrense, que tem atuado há vinte anos no Estado do Rio Grande do Sul. A dissertação pretende destacar sua atuação no Movimento Negro e no Movimento Ecumênico; indicar suas ações educativas, como contribuições efetivas no processo contínuo e necessário de transformação da sociedade; bem como analisar alguns resultados de sua parceria com o Centro Universitário Metodista IPA, como um exemplo de ação educativa de inclusão de negras e negros carentes na universidade, propondo perspectivas que darão continuidade à pesquisa num posterior doutorado.

Abstract

This present work is a result of qualitative research in the religion and education area, its focus is in an experience constructed by a social segment which answers to the necessity of an intervention as a historical subject in the context of the social relations demarcated by the racial relations in Brazil. This work presents the Centro Ecumênico de Cultura Negra (CECUNE), a non-governmental organization in the city of Porto Alegre, which has acted in the State of Rio Grande do Sul for twenty years. This dissertation seeks to point out its action in the Black Movement and the Ecumenical Movement, and its educative actions as effective contributions in the continuous and necessary process of transformation of the society. As well, this work analyzes some results of its partnership with the Centro Universitário Metodista IPA as an example of educative action for inclusion of black poor women and men in the university, proposing perspectives which will give continuity of this research at the doctoral level in the future.

Arquivo

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