ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

xxx

Voltar para Índice

Voltar para Autoria

Voltar para Área de Concentração

Tese de Doutorado

Título

Um olhar sobre a constituição da identidade religiosa a partir dos parâmetros curriculares nacionais de ensino religioso

Autor

Rocha , Celma Christina Cruz da

E-mail


Área de concentração

Religião e Educação

Orientador(es)

Bobsin, Oneide

Banca Examinadora

Bobsin, Oneide
Nogueira, Sandra Vidal
Deifeld, Wanda
Streck, Danilo Romeu
Eggert, Edla

Data da Defesa

12/11/2003

Palavras-Chave

Identidade religiosa
Parâmetros curriculares nacionais
Ensino religioso

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto a identidade religiosa constituída pelos PCNER. Estes foram material empírico, ou seja, a fonte discursiva que realiza esta constituição. Considerando a relevância de tratar-se a questão da linguagem, o presente trabalho tem como a sua principal pergunta de investigação: Como se constituem as identidades religiosas pelo discurso dos PCNER, pelas relações de poder que estabelece, pelas formas de saber que institui, pelos tipos de sujeito que desenha, prescreve, constrói, pelas relações entre ele e consigo mesmos e com outros, mundo, sociedade? Esta questão foi como um viés da investigação. Como objetivos específicos, buscou-se realizar uma revisão epistemológica, utilizando-se como ferramenta teórica de diálogo elementos das contribuições de pensadores contemporâneos, articulando-se tais elemetos com a análise do discurso dos PCNER, focando a constituição da identidade religiosa, e com ela se dá a partir deste documento. No capítulo I foram feitas considerações sobre elementos tematizados na reflexão contemporânea, num recorte específico que se refere à questão da identidade, das práticas discursivas e à constituição da identidade religiosa. Após tais considerações, no capítulo II clarificou-se a metodologia utilizada para a leitura e análise dos PCNER, contextualizando e apresentando o documento. No capítulo III procurou-se relacionar-se as questões tematizadas pelas reflexões contemporâneas com a análise dos PCNER, pontuando a forma como constituem/validam identidades. O texto conclui, portanto que sua contribuição relaciona-se a ser instigante, no sentido de uma provocação permanente as relações de poder-saber-subjetividade. Contém manifesto o desejo e o esforço para abrir novos caminhos éticos numa perspectiva da constituição de uma subjetividade que se exerce a partir da vigilância e de um ativismo incessante que não busca o fim da luta, mas a liberdade de participação nela.

Abstract

This dissertation discusses the religious identity constituted by the National Curricular Parameters for Religious Education (PCNER). These were used as empirical material, that is, they are the discoursive source that makes the constitution of religious identity. Inview of the relevance of the issue of language, the main question focused on in this researsch project is: how are religious identities constituted by the PCNER through their discourse, through the power relations that it establishes, the forms of power it institutes, the kind of subject it designs, prescribes and constructs, through their relations with themselves and others, society and the world? This question served as a leitmotif for the investigation. Its specific goal is to carry out an epistemological review, using as a theoretical tool for the dialog elements provided by contemporary thinkers. These elements are articulated with the analysis of the discourse of the PCNER, focusing on the construction of religious identity. Chapter 1 examines elements that are discussed in contemporary reflection, stressing specifically the issue of identity, discoursive pratices and the constitution of religious identity. Chapter 2 clarifies the methodology used for the analysis of the PCNER, contextualizing and presenting the Document. Chapter 3 seeks the relate issues treated in contemporary reflections with the analysis of the PCNER emphasizing the way in which identities are constituted/validated. The author’s purpose is to offer an instigating contribution in the sense of a permanent challenge to the relations between power, knowledge and subjectivity. Here the autor manifests the desire and effort to open up new ethical dimensions in the constitution of a subjectivity that is exercise on the basis of vigilance and an unceasing activism that does not search for the end of the struggle, but the freedom to participate in it.

Arquivo