ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA

Banco de Teses e Dissertações

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Dissertação de Mestrado

Título

Rede especial : uma proposta de inclusão digital e social em ações sócio-educativas

Autor

Rodrigues, Ana Cristina

Área de concentração

Religião e Educação

Orientador(es)

Bobsin, Oneide (EST – IEPG)

Banca Examinadora

Bobsin, Oneide (EST – IEPG)
Streck, Gisela Isolde W. (EST – IEPG)
Silva, Clemildo Anacleto da (IPA)

Data da Defesa

17/07/2006

Palavras-Chave

educação especial, tecnologias assistivas, deficiência, inclusão social
special education, assistive technologies, disabled people, social inclusion

Resumo

Este trabalho se propõe a fazer um recorte interativo entre a informática educativa e suas contribuições às pessoas com necessidades especiais. São relatados alguns aspectos relevantes sobre aspectos de exclusão e inclusão social e digital que fazem parte do processo de investigação da pesquisa. É abordada a questão da exclusão social em alguns momentos importantes na história da humanidade. Nesse contexto é trabalhada a utilização de tecnologias assistivas como ferramentas pedagógicas para o auxílio no aprendizado dos alunos deficientes que participam do Programa de Informática na Educação Especial (INFOESP), nas Obras Sociais da Irmã Dulce (OSID). O trabalho ainda resgata a história de vida de Irmã Dulce e o início de suas obras em Salvador, Bahia, que deram origem ao INFOESP. A metodologia escolhida foi o estudo de caso que enfocou o INFOESP do Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências (CRPD) das Obras Sociais da Irmã Dulce.

Abstract

The objective of this research is to make an interactive frame between educational computing and its contributions to disabled people. Important aspects about exclusion and social and digital inclusion, which are part of this research process, are discussed. The issue of social exclusion in important periods of history of humankind is also studied. In this context we will study the use of assistive technologies as pedagogical tools to help disabled students of the Computing Program in Special Education (Programa de Informática na Educação Especial, INFOESP) in the social institution Obras Sociais da Irmã Dulce (OSID). We also tell the story of Sister Dulce's life and the beginning of her work in the city of Salvador, Bahia. This was the starting point of the INFOESP. The methodology used is a case study focusing on the INFOESP program of the Center of Rehabilitation and Prevention of Disabilities (Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências, CRPD) of Obras Sociais da Irmã Dulce.

Arquivo

Texto completo (pdf) 2,18 Mb