ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA

Banco de Teses e Dissertações




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Tese de Doutorado

Título

Por uma teologia da imagem em movimento : uma troca de olhar com o cinema a partir da obra de Andrei A.Tarkovski, no horizonte da Teologia de Paul Tillich.

Autor

Santos, Joe Marçal Gonçalves dos

Área de concentração

Teologia e História

Orientador(es)

Mueller, Enio Ronald

Banca Examinadora

Mueller, Enio Ronald
Schaper, Valério Guilherme
Sinner, Rudolf von
Valls, Álvaro Luiz Montenegro
Droguett, Juan Guilhermo D.

Data da Defesa

22/03/2006

Palavras-Chave

Andrei Tarkovski, Paul Tillich, Teologia e Imagem, Olhar

Resumo

Um estudo sobre o olhar cinematográfico a partir da obra do cineasta russo ANDREI ARSENSEVICH TARKOVSKI (1934-1986), na perspectiva de uma recepção estético-teológica do filme como referência para uma teologia da imagem em movimento. O primeiro capítulo desenvolve uma ontogênese da criação cinematográfica a partir da trajetória artísticobiográfica do cineasta, tendo em vista delinear a formação de um “olhar” a partir da relação autor e obra, que Tarkovski entendia como a “ligação orgânica” da qual depende toda arte. O segundo capítulo analisa o último filme realizado pelo diretor, O Sacrifício (Suécia, 1986). Apresenta uma sinopse prévia do filme e detalha a imagem movimentada pela câmera de Tarkovski compreendendo-na como uma economia do olhar que o artista cria no filme. Num terceiro ponto, trata de sedimentar a “troca de olhar” com o filme numa sinóptica teopoética, como perspectiva de um olhar teológico sobre o filme. O terceiro capítulo consiste do momento teórico teológico propriamente dito. Busca assentar a relação cognitiva da teologia com o cinema a partir da metáfora do “olhar teológico” para, no segundo ponto, definir o objeto de uma teologia da imagem em movimento como a mediação de um olhar. No terceiro ponto, definimos a situação comunicativa de recepção estético-teológica do filme como “troca de olhar”, a partir da qual desenvolvemos a idéia de uma sinóptica teopoética como perspectiva teológica crítico-criativa de interpretação cinematográfica. Esse estudo se ocupa da experiência de recepção estética do filme a partir de suas implicações para o sujeito do olhar teológico. Afirma o valor heurístico do cinema para a teologia como experiência de crise do olhar e, ao mesmo tempo, de olhar criativo e autotranscendente.


Abstract

A study about the “cinematographic look” centered on the work of the Russian director ANDREI ARSENSEVICH TARKOVSKI (1934-1986), in the perspective of an esthetic-theological reception of film as reference for a theology of the image-in-movement. The first chapter is the development of an ontogenesis of film creation, through an analysis of the artisticbiographical career of Tarkovski, aiming at delineating the formation of a “look” out of the relation between author and work, which Tarkovski understood as the “organic relation” on which all art depends. The second chapter is an analysis of Tarkovski´s last film, The Sacrifice (Sweden, 1986). It starts with a synopsis of the film and then details the image moved by Tarkovski´s camera, understanding it as a economy of the look which the artist create in the film. A third moment in this chapter describes the “look exchange” with the film in a theopoetic synoptic as a perspective of a theological look on the film. The third chapter presents the moment of theological theory. The aim is to construct the cognitive relation between theology and cinema from the metaphor of a “theological look”. In a second moment it defines the object of a theology of the image in movement as the mediation of a look. In a third moment, the communicative situation of esthetic-theological reception of film is defined as a “look exchange” out of which the idea of a theopoetic synoptic as a theological critical-creative perspective of cinematographic interpretation is developed. The study is about the experience of esthetic reception of film, centering on its implications for the subject of the theological look. It affirms the heuristic value of cinema for theology as experience of a look crisis and, at the same time, the experience of a creative and self-transcendent look.

Arquivo

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