ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA

Banco de Teses e Dissertações

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Monografia de Conclusão de Mestrado

Título

Metodismo e educação: uma introdução ao estudo das “Diretrizes para a educação na Igreja Metodista” a partir dos contextos de sua elaboração

Autor

Silva, Luiz Eduardo Prates da

Área de concentração

Religião e educação

Orientador(es)

Pauly, Evaldo Luis

Banca Examinadora

Pauly, Evaldo Luis (EST-IEPG)
Ferraro, Alceu Ravanello (EST-IEPG)
Andreola, Balduino Antonio (EST-IEPG)

Data da Defesa

15/07/2004

Palavras-Chave

Igreja Metodista – Brasil – História; Educação – Brasil – História; Teologia da libertação; Diretrizes para a educação na Igreja Metodista

Resumo

o metodismo surge na Inglaterra como um movimento educacional e assume uma estruturação eclesial nos Estados Unidos da América. Chega ao Brasil, no final do século XIX, como parte da expansão da influência norte-americana através da ideologia do "destino manifesto", apresentando-se tanto como Igreja quanto como Instituições Educacionais. Mantém esta ideologia até meados do século XX, quando, devido a vários fatores internos e externos, inicia-se um processo de questionamento da mesma. Resulta dai a formulação de uma nova identidade confessional que culmina com elaboração e promulgação dos documentos "Plano para a Vida e a Missão da Igreja" e "Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista". Esta monografia introduz o estudo das "Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista" a partir da análise do contexto sócio-político-cultural-teológico, destacando o surgimento da Teologia Latino-americana da Libertação (capítulo I), e do contexto educacional, com ênfase nos movimentos de educação popular e cultura popular no Brasil no final da década de 1950 e início da década de 1960 (capítulo II). No terceiro capítulo é apresentado o processo interno desta mudança, sempre relacionado ao contexto brasileiro no qual ocorre, e também uma síntese dos documentos aludidos. Na conclusão são apresentadas possíveis linhas de desdobramento desta pesquisa.

Abstract

Methodist appeared in England as an educational movement and assumed an ecclesiastical structure in the United States of America. It arrived in Brazil, at the end of the XIX century, as part of the expansion of North American influence based on the ideology of "manifest destiny", presenting itself both in the form of Church and Educational Institution. It maintained this ideology until the middle of the XX century, when, due to various internal and external factors, it initiated a process of self-questioning. The result of this process was the formulation of a new confessional identity that culminated in the elaboration and promulgation of the documents "Plan for the Life and Mission of the Church" and "Guidelines for Education in the Methodist Church". This research introduces the study of the "Guidelines for Education in the Methodist Church" based on an analysis of the social - political - cultural - theological context, with particular emphasis paid to the rise of Latin-American Liberation Theology (chapter 1), and of the educational context, with emphasis on popular educational movements and popular culture in Brazil at the end of the 1950's and beginning of the 1960's (chapter 2). The third chapter presents the internal process of this change, related to the Brazilian context in which it occurred, as well as a synthesis of the documents alluded to. The conclusion presents possible directions for the development of this research.

Arquivo

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