ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA 

Banco de Teses e Dissertações

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Tese de Doutorado

Título

Aportes para uma hermenêutica da identidade e da práxis docente

Autor

Wachs, Manfredo Carlos

E-mail


Área de concentração

Religião e Educação

Orientador(es)

Nogueira, Sandra Vidal

Banca Examinadora

Nogueira, Sandra Vidal
Deifelt, Wanda
Andreola, Balduino Antonio
Fernandes, Cleoni Maria Barboza
Redin, Euclides

Data da Defesa

02/08/2004

Palavras-Chave

Identidade docente
Práxis docente
Hermenêutica
Educação

Resumo

Trata-se de um exercício hermenêutico que visa a compreender e a interpretar a identidade e a práxis docente, numa perspectiva interdisciplinar integrando olhares e ouvidos da teologia, filosofia, psicologia e pedagogia, tendo como referenciais teóricos centrais os pensamentos do teólogo e filósofo Paul Tillich, do teólogo e filósofo Paul Ricoeur, do psicanalista Carl Gustav Jung e dos pedagogos José Carlos Libâneo, Maurice Tardiff, Miguel Arroyo e Selma Garrido Pimenta e como eixo central a significação, ressignificação e ressimbolização da identidade e da práxis docente a partir de símbolos e mitos. Os cinco movimentos que compõem este trabalho procuram retratar a dinamicidade da construção permanente da identidade. No primeiro movimento é analisado a formação do professor reflexivo, crítico e transformador. É um movimento interpretativo e não somente descritivo. O segundo movimento apresenta os referenciais epistemológicos centrados na compreensão de símbolos tendo como base o pensamento de Carl Gustav Jung, Paul Tillich e Paul Ricoeur. O terceiro movimento apresenta uma interpretação de manifestações de resistência como ação interativa crítica, uma contribuição dos tipos psicológicos junguianos para a formação de docentes e uma visão teológica da graça de Deus como restauradora de sentido de ser docente. O quarto movimento relata diversas dinâmicas simbólicas como exercícios de significação, ressignificação e ressimbolização da identidade e da práxis docente. Destaca-se neste a interpretação de símbolos de espelho em sua função retrovisora e do baú e a sua contribuição para o compreender-se melhor como docente. O quinto movimento ocupa-se com a compreensão de mito na perspectiva de Jung e Ricoeur e busca fazer uma apropriação hermenêutica tendo em vista a identidade docente. Neste movimento também se desenvolve um exercício hermenêutico dos mitos de Narciso, Eco, Prometeu, Fausto, Dom Quixote, e Carlitos, o Vagabundo, na perspectiva pedagógica. Conclui-se com a afirmação que a hermenêutica da identidade e da práxis docente quer proporcionar à pessoa do educador, através de dinâmicas simbólicas e míticas de significação, ressignificação e ressimbolização, a compreensão de si mesmo para compreender melhor a sua própria práxis pedagógica e sua identidade docente e da sua trajetória de vida pessoal e profissional, relacionando-se dialeticamente com a mesmidade, ipseidade e alteridade, aprofundando a dialogicidade e a reflexividade de ser professor, aprimorando a sabedoria que advém da existencialidade das "questões últimas", resgatando o aceitar a aceitação da condição humana, consolidando o self pessoal, fortalecendo o self grupal e dando sentido à dimensão do ser-docente como ser-sujeito de si mesmo.



Abstract

This thesis proposes a hermeneutic exercise that aims to understand and interpret the identity and practice of teachers, in a interdisciplinary approach, integrating the perspectives of theology, philosophy, psychology and pedagogy, using, as central theoretical references, the thoughts of theologian and philosopher Paul Tillich, theologian and philosopher Paul Ricoeur, psychoanalyst Carl Gustav Jung and educators José Carlos Libâneo, Maurice Tardiff, Miguel Arroyo and Selma Garrido Pimenta. Using myths and symbols, the thesis has as central axis the signification, re-signification and re-symbolizing of teachers’ identity and practice. In five movements, the thesis portrays the dynamics of the permanent construction of identity. The first movement analyzes the formation of the reflective, critical and transforming teacher. This movement is not only described, but interpreted. The second movement presents the epistemological references. These references are centered on an understanding of symbols that have, as basis, the thought of Carl Gustav Jung, Paul Tillich and Paul Ricoeur. The third movement presents an interpretation of manifestations of resistance as critical interactive action, a contribution of the Jungian psychological types for the formation of teachers, and a theological vision of God's grace as an element that restores meaning to the teacher’s being. The fourth movement describes several symbolic dynamics as exercises of signification, re-signification and re-symbolizing of the teachers’ identity and practice. Two symbols are more closely analyzed: the mirror (as it reveals self-perception) and the trunk (the self understanding as teacher). The fifth movement deals with the understanding of myth, using Jung’s and Ricoeur’s perspectives, aiming to make a hermeneutic appropriation in view of the teachers’ identity. This movement also develops a hermeneutic exercise based on the myths of Narcissus, Echo, Prometheus, Faust, Don Quixote, and Carlitos, the Vagabond, employing a pedagogical outlook. As a conclusion, the thesis affirms that the hermeneutics of teachers’ identity and practice, through the dynamics of symbolic and mythic signification, re-signification and re-symbolism, offers, to the person of the educator, a self understanding that enables a better understanding of his or her teaching praxis, as well as self identity and personal trajectory and professional life, becoming related dialectically with the sameness, selfhood, and otherness, deepening the teacher’s capacity for dialogue and reflection, improving the wisdom that arrives from the existing "ultimate questions", rescuing the acceptance of being accepted of the human condition, consolidating the personal self, strengthening the group self and giving meaning to the dimension of the being-teacher as being-agent of him or herself.

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