Estudos Teológicos

x

Estudos Teológicos 2004 / Vol. 44, Nº 1


Tema central: II Simpósio sobre Identidade Evangélico-Luterana

Editorial

O evangelho e a Bíblia no contexto da tradição confessional de Wittenberg / Gunther Wenz [7-26] (Texto completo)

Reação à conferência do Dr. Gunther Wenz, “O evangelho e a Bíblia” / Vilson Scholz [27-36] (Texto completo)

Somente a Escritura”: avaliação de um princípio protestante. Reação a Gunter Wenz, “Evangelho e Bíblia no contexto da tradição confessional de Wittenberg” / Gottfried Brakemeier [37-45] (Texto completo)

Evangelho e escritos confessionais: a hermenêutica das confissões do luteranismo / Gunther Wenz [46-63] (Texto completo)

Reação à exposição do Dr. Gunther Wenz, “Evangelho e escritos confessionais: a hermenêutica das confissões do luteranismo” / Paulo P. Weirich [64-72] (Texto completo)

Sobre a verdade do Evangelho: algumas considerações / Enio R. Mueller [73-84] (Texto completo)

A unidade da igreja: coerência e diferença no protocristianismo / Gerd Theissen [85-104] (Texto completo)

Camponeses: um olhar nos primórdios da modernidade / Tarcísio Vanderlinde [105-120] (Texto completo)

A vida à luz do encontro dialógico / Cleide Cristina da Silva Scarlatelli [121-126] (Texto completo)

Confiança e convivência: aportes para uma hermenêutica da confiança na convivência humana / Rudolf von Sinner [127-143] (Texto completo)

Recensão: [144-146] (Texto completo)
BRANDT, Hermann. Vom Reiz der Mission: Thesen und Aufsätze. Neuendetteslsau: Erlanger Verlag für Mission und Ökumene, 2003. 404 p. (Missionswissenschaftliche Forschungen, Neue Folge, Band 18).



O evangelho e a Bíblia no contexto da tradição confessional de Wittenberg / Gunther Wenz (Texto completo)

Resumo: Buscando precisar a relação entre evangelho e Bíblia segundo a Reforma de Wittenberg, o autor examina primeiramente a postura da confissão reformatória para com a tradição eclesiástica. Num segundo passo, descreve a maneira como os escritos confessionais luteranos entendem a Sagrada Escritura como norma canônica da tradição. Analisa, em seguida, como a Bíblia é usada concretamente pela CA, destacando a doutrina da justificação como “uma idéia regulativa depreendida da própria Escritura para ser comprovada, de caso em caso, de maneira nova a partir dela”. Por fim, apresenta o evangelho da justificação do pecador como quintessência e critério do testemunho escriturístico e da confissão de fé da igreja.

Resumen: Buscando determinar la relación entre evangelio y Biblia según la Reforma de Wittenberg, el autor examina primeramente la postura de la confesión reformatoria para con la tradición eclesiástica. En un segundo paso, describe la manera como los escritos confesionales luteranos entienden la Sagrada Escritura como norma canónica de la tradición. Analiza, enseguida, de que forma la Biblia es usada concretamente por la CA, destacando la doctrina de la justificación como “una idea reguladora comprendida de la propia Escritura, para ser comprobada, de caso en caso, de manera nueva a partir de ella”. Por fin, presenta el evangelio de la justificación del pecador como quintaesencia y criterio del testimonio escriturístico y de la confesión de fe de la iglesia.

Abstract: Seeking to understand more exactly the relation between the Gospel and the Bible according to the Wittenberg Reformation, the author initially examines the position of the reformation confession with regards to the ecclesiastical tradition. As a second step he describes the way in which the Lutheran confessional writings understand the Holy Scriptures as a canonical norm of the tradition.This is why, immediately following, he analyzes how the Bible is concretely used by the AC, pointing out the doctrine of justification as “a regulative idea taken from Scriptures themselves to be proved, from case to case, in a new way based on them.” In the end he presents the Gospel of the justification of the sinner as the purest essence and criterion of the scriptural witness and confession of the faith of the church.


Reação à conferência do Dr. Gunther Wenz, “O evangelho e a Bíblia” / Vilson Scholz (Texto completo)

Resumo: Após examinar a estrutura da conferência, destacando aspectos que chamaram sua atenção e ênfases específicas contidas na argumentação do conferencista, o autor expõe várias perguntas que lhe surgiram ao longo da leitura, inclusive o (aparente) silêncio dos confessores da Reforma em termos de doutrina explícita da Escritura, o qual pode ser interpretado como virtude ou como deficiência. A partir da relação entre princípio formal (o cânone bíblico) e princípio material (o evangelho), ou autor se detém na pergunta: podemos dizer algo a respeito da Escritura, e não apenas do evangelho? “É possível [...] dizer das Escrituras [...] que elas são ‘palavra ... revelada de Deus’?”

Resumen: Después de examinar la estructura de la conferencia, destacando aspectos que llamaron su atención, así como el énfasis específico incluido en la argumentación del conferencista, el autor expone varias preguntas que le surgieron a lo largo de la lectura, incluso el (aparente) silencio de los confesores de la Reforma en materia de doctrina explícita de la Escritura, lo cual puede ser interpretado como virtud o deficiencia. A partir de la relación entre el principio formal (el canon bíblico) y el principio material (el evangelio), el autor se detiene en la pregunta: ¿podemos decir algo a respecto de la Escritura, y no apenas del evangelio? “¿Es posible [...] decir de las Escrituras [...] que ellas son ‘palabra ... revelada de Dios’?”.

Abstract: After examining the structure of the conference, pointing out aspects that attracted his attention and specific emphases contained in the argumentation of the speaker, the author presents various questions that came to his mind during the reading, including the (apparent) silence of the confessors of the Reformation in terms of the explicit doctrine of the Scriptures, which could be interpreted as a virtue or as a deficiency. Based on the relation between the formal principle (the biblical canon) and the material principle (the Gospel), the author latches on to the question: can we say something about the Scriptures and not only about the Gospel? “Is it possible [...] to say of the Scriptures [...] that they are ‘God’s revealed... word’?”


Somente a Escritura”: avaliação de um princípio protestante. Reação a Gunter Wenz, “Evangelho e Bíblia no contexto da tradição confessional de Wittenberg” / Gottfried Brakemeier (Texto completo)

Resumo: Estará falido o princípio protestante do “sola scriptura”? Constata-se uma “deficiência normativa” da Bíblia a exigir um magistério que a interprete corretamente. Somente assim seria evitada a arbitrariedade exegética responsável pela divisão da igreja e a proliferação das denominações. O presente artigo mostra ser irrenunciável a normatividade exclusiva da Sagrada Escritura sob pena de graves prejuízos para a cristandade. Ela exige, isto sim, uma visão “sintética”, articulando de modo concreto e contextual o evangelho de que é porta-voz. Em assuntos da fé cristã, todos os enunciados não passam de opiniões particulares, enquanto não embasados no texto bíblico.

Resumen: ¿Estará sin valor el principio protestante de “sola scriptura”? Se percibe una “deficiencia normativa” de la Biblia al exigir un magisterio que la interprete correctamente. Solamente, de esa forma, se evitaría la arbitrariedad exegética responsable por la división de la iglesia y la proliferación de las denominaciones. El presente artículo patentiza ser irrenunciable la normatividad exclusiva de la Sagrada Escritura bajo la pena de traer graves prejuicios para la cristiandad. Ella exige, por ende, una visión “sintética”, articulando de modo concreto y contextual el evangelio de que es porta voz. En asuntos de fe cristiana, todos los enunciados no pasan de opiniones particulares, en cuanto no sustentados en el texto bíblico.

Abstract: Is the Protestant principle of “sola scriptura” a failed principle? It is affirmed that there is a “normative deficiency” of the Bible that demands a teaching office to interpret it correctly. Only in this way would the exegetical arbitrariness responsible for the division of the church and the proliferation of the denominations be avoided. This article shows that the exclusive normativity of the Holy Scriptures is unrenouncible under pains of serious damage to Christianity. They demand, certainly, a “synthetic” vision, articulating in a concrete and contextual way the gospel that they give voice to. In matters of Christian faith, all pronouncements are simply personal opinions as long as they are not based on the biblical text.


Evangelho e escritos confessionais: a hermenêutica das confissões do luteranismo / Gunther Wenz (Texto completo)

Resumo: Inicialmente o autor examina a centralidade do evangelho da justificação do pecador para o nexo do conjunto da teologia reformatória. Em seguida, esboça o sentido da confissão como ato e como instituição, bem como a mudança de acepção que estes termos sofreram no transcurso do século 16 e depois. Analisa então o significado dos escritos confessionais que surgiram no seio do movimento reformatório de Wittenberg e culminaram no Livro de Concórdia. Expõe, por fim, a relação entre a confissão e o consenso, mostrando que “a vinculação do consenso à palavra de Deus não rompe, em princípio, o marco de uma teoria e prática da comunicação orientada pelo entendimento”.

Resumen: Inicialmente el autor examina la centralidad del evangelio de la justificación del pecador para el nexo de conjunto de la teología reformatoria. Enseguida, esboza el sentido de la confesión como acto y como institución, bien como el cambio de acepción que estos términos sufrieron en el transcurso del siglo 16 y después. Analiza, entonces, el significado de los escritos confesionales que surgieron en el seno del movimiento reformatorio de Wittenberg y culminaron en el Libro de Concordia. Expone, por fin, la relación entre la confesión y el consenso, mostrando que “la vinculación del consenso a la palabra de Dios no rompe, en principio, el marco de una teoría y práctica de la comunicación orientada por el entendimiento”.

Abstract: Initially the author examines the centrality of the Gospel of the justification of the sinner as the nexus of the whole of the reformation theology. Following that, he outlines the meaning of confession as an act and as an institution, as well as the change in the acceptance of these terms that took place during the 16th century and after. He then analyzes the meaning of the confessional writings that arose from within the reformation movement in Wittenberg and culminated in the Book of Concord. At the end he presents the relation between confession and consensus, showing that “linking consensus to the word of God does not break, in principle, the mark of a theory and practice of communication oriented by understanding.”


Reação à exposição do Dr. Gunther Wenz, “Evangelho e escritos confessionais: a hermenêutica das confissões do luteranismo” / Paulo P. Weirich (Texto completo)

Resumo: Depois de destacar alguns aspectos da palestra do Prof. Wenz que chamaram sua atenção, o autor expõe o modo de fazer teologia a partir do 2o artigo da Confissão de Augsburgo. Para os reformadores, o testemunho e a confissão nãosão fins em si, mas servem à proclamação das “coisas boas” (Rm 10.15). Portanto, o foco dessa teologia passa a ser o impacto que a comunicação causa no ouvinte: “A teologia visa como seu fim próprio fazer ouvir coisas boas. Não basta que a pregação tenha enunciado claro para o emissor [...]. Ela deve ser percebida e atingir o ouvido como coisas boas. [...] Evangelho se define como tal não pela qualidade da emissão da palavra ou do texto, mas na interação e reação de quem a recebe.”

Resumen: Después de destacar algunos aspectos de la conferencia del Prof. Wenz que llamaron su atención, el autor expone el modo de hacer teología a partir del 2º artículo de la Confesión de Augsburgo. Para los Reformadores, el testimonio y la confesión no constituyen fines en sí, sin embargo sirven a la proclamación de las “cosas buenas” (Rm 10.15). Por lo tanto, el foco de esa teología pasa a ser el impacto que la comunicación causa en el oyente: “La teología persigue, como su fin propio, hacer con que se escuchen cosas buenas. No basta que la predicación tenga un enunciado claro para el emisor [...] Evangelio se define como tal no por la calidad de la emisión de la palabra o del texto, y sí en la interacción y reacción de quien la recibe”.

Abstract: After pointing out some aspects of Prof. Wenz’s speech that caught his attention, the author presents a way of doing theology based on the 2nd article of the Augsburg Confession. For the reformers, witnessing and confessing are not ends in themselves but serve to proclaim the “good things” (Rom. 10: 15). Therefore, the focus of this theology becomes the impact that the communication causes on the hearer: “Theology has as its own goal to make heard good things. It is not enough that the preaching have a clear enunciation for the emitter [...]. It needs to be perceived and reach the ear as good things. [...] The Gospel is not defined as such by the quality of the emission of the word or of the text, but through the interaction and reaction of those who receive it.”


Sobre a verdade do Evangelho: algumas considerações / Enio R. Mueller (Texto completo)

Resumo: Pergunta sobre as noções de verdade explícitas ou implícitas nos textos. O reconhecimento dos limites de uma noção puramente objetiva de verdade leva à proposição de uma verdade subjetiva. Ambas, porém, na opinião do autor, permanecem dentro de um âmbito comum, que é o de uma dialética interna da percepção da verdade como processo cognitivo. Com o auxílio das ciências cognitivas, o autor propõe uma noção de verdade ao nível não do processo cognitivo em suas externalizações de superfície, mas das metáforas fundantes das proposições cognitivas. Daí faz uma ponte para as parábolas do Novo Testamento, onde se ilustra a noção de verdade nas metáforas fundantes. A tese do autor é que a noção mais comum de verdade no Novo Testamento sustenta-se sobre a metáfora do caminho.

Resumen: Pregunta sobre las nociones de verdad explícitas o implícitas en los textos. El reconocimiento de los límites de una noción puramente objetiva de verdad lleva a la proposición de una verdad subjetiva. Ambas, no entanto, en la opinión del autor, permanecen dentro de un ámbito común, que es el de una dialéctica interna de la percepción de la verdad como proceso cognitivo. Con el auxilio de las ciencias cognitivas, el autor propone una noción de verdad al nivel no del proceso cognitivo en su externalización de superficie y sí en las metáforas fundadoras de tales proposiciones cognitivas. De ahí, establece un puente hacia las parábolas dentro del Nuevo Testamento, donde se ilustra la noción de verdad en las metáforas fundadoras. La tesis del autor es que la noción más común de verdad en el Nuevo Testamento se sustenta en la metáfora del camino.

Abstract: Asks for the explicit or implicit notions of truth in texts. Acknowledgment of the limits of a purely objective notion of truth leads to the notion of a subjective truth. Both, in the author’s opinion, remain in a common sphere, which is the sphere of an internal dialectic of the perception of truth as a cognitive process. With the help of cognition sciences, the author proposes a notion of truth not on the level of cognition processes in their surface externalizations, but on the level of foundational metaphors of cognitive propositions. From there a bridge is made to the New Testament’s parables, where the notion of truth in the founding metaphors is illustrated. The author’s thesis is that the most common notion of truth in the NT is built on the metaphor of the way.


A unidade da igreja: coerência e diferença no protocristianismo / Gerd Theissen (Texto completo)

[Publicação original: Die Einheit der Kirche: Kohärenz und Differenz im Urchristentum, Zeitschrift für Mission, v. 20, p. 70-86, 1994. Tradução: Luís M. Sander.]

Resumo: Partindo da constatação da existência de configurações muito diferentes da fé e da vida no protocristianismo, o autor se coloca a pergunta: o que manteve a coesão desses muitos grupos e grupelhos? Na primeira parte, esboça algumas categorias que permitem compreender o protocristianismo como nova linguagem ou sistema de signos religiosos. Na segunda parte, mostra por que essa nova linguagem de signos possibilitou unidade, apesar de todos os dialetos nela existentes. Por fim, verifica a tese acerca das forças criadoras de unidade dessa linguagem de signos a partir dos conflitos do protocristianismo com o judaísmo no século 1 e com o gnosticismo no século 2.

Resumen: Partiendo de la constatación de la existencia de configuraciones muy diferentes de la fe y de la vida en el protocristianismo, el autor se pregunta: ¿qué fue lo que mantuvo la cohesión de esos muchos grupos y grupejos? En la primera parte, presenta algunas categorias que permiten comprender el protocristianismo como un nuevo lenguaje o sistema de signos religiosos. En la segunda parte, muestra porque ese nuevo lenguaje de signos posibilitó unidad, a pesar de todos los dialectos en él existentes. Finalmente, comprueba la tesis acerca de las fuerzas creadoras de ese lenguaje de signos a partir de los conflictos del protocristianismo con el judaísmo en el siglo 1 y con el gnosticismo en el siglo 2.

Abstract: Having evidenced the existence of very different configurations of faith and life in early Christianity, the author asks the question: what maintained the cohesion of the many groups and grouplets? In the first part, he outlines some categories that permit the comprehension of early Christianity as a new language or system of religious signs. In the second part he shows why this new language of signs made unity possible, in spite of all the dialects that existed in it. In the end, he verifies the thesis about the creative forces of unity of this language of signs based on the conflicts of early Christianity with Judaism in the 1st century and with gnosticism in the 2nd century.


Camponeses: um olhar nos primórdios da modernidade / Tarcísio Vanderlinde (Texto completo)

Resumo: O artigo busca analisar o camponês a partir da modernidade e a forma como a historiografia o percebe. Contempla-se, na análise, a Guerra dos Camponeses na Alemanha em 1525, e discutem-se no contexto as ações de Martinho Lutero e Thomas Müntzer.

Resumen: El artículo busca analizar el campesino a partir de la modernidad y la forma como la historiografía lo percibe. Se contempla en el análisis, la Guerra de los Campesinos en Alemania en 1525, y se discuten, en el contexto, las acciones de Martinho Lutero y Thomas Müntzer.

Abstract: This article seeks to analyze the peasant/small farmer based on modernity and on the way that historiography has perceived them. In the analysis, the Peasant’s War in Germany in 1525 is contemplated and the actions of Martin Luther and Thomas Müntzer are discussed in this context.


A vida à luz do encontro dialógico / Cleide Cristina da Silva Scarlatelli (Texto completo)

Resumo: Neste artigo em torno do diálogo, a vida é configurada como um processo dialógico. São apresentadas as condições e exigências para o exercício do diálogo. Explicita-se a importância de nos colocarmos sob a regência do princípio da caridade se efetivamente desejamos dialogar.

Resumen: En este artículo acerca del diálogo, la vida es configurada como un proceso conversacional. Son presentadas las condiciones y exigencias para el ejercicio del diálogo. Haciendo explicita, además, la importancia de que nos coloquemos bajo la regencia del principio de caridad si efectivamente deseamos dialogar.

Abstract: In this article on dialogue, life is configured as a dialogical process. The conditions and requirements for practicing dialogue are presented. The importance of placing ourselves under the order of the principle of charity if we effectively wish to dialogue is made explicit.


Confiança e convivência: aportes para uma hermenêutica da confiança na convivência humana / Rudolf von Sinner (Texto completo)

Resumo: A confiança é base fundamental da convivência humana. Porém, pesquisas mostram que a confiança interpessoal está baixa na América Latina. Mais precisamente, a confiança se estende apenas às famílias às quais as pessoas pertencem, e não a terceiros desconhecidos, o que seria, no entanto, um importante pressuposto para uma cultura política verdadeiramente democrática. A confiança é vista como aposta, ligada a uma ética maior e caracterizada como dádiva. A hermenêutica da confiança visa compreender a convivência com outras pessoas a partir da confiança, o que é explicitado em dois exemplos: a comunhão ecumênica e a sociedade.

Resumen: La confianza es la base fundamental de la convivencia humana. No obstante, investigaciones muestran que la confianza interpersonal está baja en América Latina. Más precisamente, la confianza se extiende apenas a las familias a las cuales las personas pertenecen, y no a terceros desconocidos, lo que sería, sin embargo, un importante presupuesto para una cultura política verdaderamente democrática. La confianza es vista como apuesta, ligada a una ética mayor y caracterizada como don. La hermenéutica de la confianza intenta comprender la convivencia con otras personas a partir de la confianza, lo que queda explícito en dos ejemplos: la comunión ecuménica y la sociedad.

Abstract: Trust is the basic foundation of human conviviality. However, research shows that interpersonal trust is very low in Latin America. More precisely, trust is extended only to the families to which the people belong, and not to unknown others, which would be, on the other hand, an important presupposition for a truly democratic political culture. Trust is seen as a bet, connected to a greater ethics and characterized as a gift. The hermeneutics of trust aims at comprehending the conviviality of other people based on trust, which is made clear in two examples: ecumenical fellowship and the society.