Estudos Teológicos

x

Estudos Teológicos 2004 / Vol. 44, Nº 2


Editorial

Experimento com a autenticidade: comparação entre o programa Big Brother e as Regras Monásticas dos Beneditinos / Florence Develey [5-25] (Texto completo)

Hermenêutica ecumênica para um cristianismo plural: reflexões sobre contextualidade e catolicidade / Rudolf von Sinner [26-57] (Texto completo)

Teologia da trindade como fundamento de uma teologia protestante das religiões / Reinhold Bernhardt [58-72] (Texto completo)

O Deus trinitário está presente antes da chegada do missionário / Walter Sass [73-81] (Texto completo)

Espiritualidade e pregação em Tillich / Carlos Eduardo B. Calvani [82-112] (Texto completo)

O Ensino Religioso como parte elementar da formação integral / Ademildo Kuhn [113-124] (Texto completo)

A disciplina Ensino Religioso com adolescentes / Gisela I. Waechter Streck [125-137] (Texto completo)

Rituais, ritos de passagem e de iniciação: uma revisão da bibliografia antropológica / Adriane Luisa Rodolpho [138-146] (Texto completo)

Recensão: [147-148] (Texto completo)
SINNER, Rudolf von. Reden vom dreieinigen Gott in Brasilien und Indien: Grundzüge einer ökumenischen Hermeneutik im Dialog mit Leonardo Boff und Raimon Panikkar. Tübingen: J.C.B. Mohr (Paul Siebeck), 2003. (Hermeneutische Untersuchungen zur Theologie, 43).



Experimento com a autenticidade: comparação entre o programa Big Brother e as Regras Monásticas dos Beneditinos / Florence Develey (Texto completo)

[Publicação original: Das Experiment Authentizität: Vergleichende Beobachtungen zum TVSendeformat Big Brother und dem Regelwerk benediktinischer Klostergemeinschaften, in: Albrecht GRÖZINGER, Georg PFLEIDERER (Eds.), “Gelebte Religion” als Programmbegriff Systematischer und Praktischer Theologie, Zürich: Theologischer Verlag, 2002, p. 109-130. Agradecemos à Theologischer Verlag Zürich pela gentil cedência do direito de publicação. Tradução de Walter O. Schlupp.]

Resumo: Big Brother, um programa de TV que tranca pessoas que são observadas 24 horas por meio de câmeras e microfones, tornou-se um “fenômeno” mundial. Este artigo faz uma comparação crítica entre as regras previamente estabelecidas com os participantes do Big Brother e as regras monásticas beneditinas pelo viés dos conceitos de conversão, comunhão/comunidade, confissão e renúncia. Seu ponto de partida é a pergunta se, sob o ponto de vista teológico, esse programa de TV fere a dignidade humana.

Resumen: Big Brother, un programa de TV que tranca personas que son observadas 24 horas por medio de cámaras y microfonos, se tornó un “fenómeno” mundial. Este artículo establece una comparación crítica, entre las reglas previamente establecidas con los participantes del Big Brother y las reglas monásticas benedictinas, pautada por los conceptos de conversión, comunión/comunidad, confesión y renuncia. Su punto de partida es la pregunta si, desde el punto de vista teológico, ese programa de TV hiere la dignidad humana.

Abstract: Big Brother, a TV show that keeps in a container people who are watched round the clock through cameras and microphones, has become a worldwide “phenomenon”. This articles develops a critical comparison between the rules that are established for the participants of Big Brother and the Benedictine monastic rules on the basis of the concepts of conversion, fellowship/community, confession and renunciation. Its starting point is the question whether this TV show violates human dignity from a theological point of view.


Hermenêutica ecumênica para um cristianismo plural: reflexões sobre contextualidade e catolicidade / Rudolf von Sinner (Texto completo)

[Publicação original: Ökumenische Hermeneutik für ein plurales Christentum: Überlegungen zu Kontextualität und Katholizität, in: Silja JONELEIT-OESCH, Miriam NEUBERT (Eds.), Interkulturelle Hermeneutik und lectura popular: Neuere Konzepte in Theorie und Praxis, Frankfurt am Main: Lembeck, 2002, p. 228-259. Tradução de Luís M. Sander.]

Resumo: Como compreender a fé cristã diante da pluralidade confessional e

contextual do cristianismo? A fé cristã está, necessariamente, ligada a circunstâncias de vida específicas (contextualidade) e, ao mesmo tempo, transcende fronteiras e cria uma coerência universal (catolicidade). Partindo da discussão atual no Conselho Mundial de Igrejas, analisam-se as teologias trinitárias de Leonardo Boff e Raimon Panikkar em relação a essas dimensões da fé. Concluindo, propõe-se uma hermenêutica ecumênica em três níveis, com base na confiança de que Deus possa nos falar através das vozes de outros.

Resumen: ¿Cómo comprender la fe cristiana frente a la pluralidad confesional y contextual del cristianismo? La fe cristiana está, necesariamente, vinculada a circunstancias de vida específicas (contextualidad) y, al mismo tiempo, transciende fronteras y crea una coherencia universal (catolicidad). Partiendo de la discusión actual en el Consejo Mundial de Iglesias, se analizan las teologías trinitarias de Leonardo Boff y Raimon Panikkar en relación a esas dimensiones de la fe. Concluyendo, se propone una hermenéutica ecuménica en tres niveles, basada en la confianza de que Dios pueda hablarnos a través de las voces de los otros.

Abstract: How to understand the Christian faith confronted with the confessional and contextual plurality of Christianity? The Christian faith is, necessarily, connected to specific life circumstances (contextuality) and, at the same time, transcends boundaries and creates a universal coherency (catholicity). Based on the current discussion of the World Council of Churches, the Trinitarian theologies of Leonardo Boff and Raimon Panikkar are analyzed in relation to these dimensions of faith. Concluding, an ecumenical hermeneutics on three levels is proposed, based on the confidence that God can talk to us through the voices of others.


Teologia da trindade como fundamento de uma teologia protestante das religiões / Reinhold Bernhardt (Texto completo)

[Publicação original: Protestantische Religionstheologie auf trinitätstheologischem Grund, in: Ulrich KÖRTNER, Christian DANZ (Eds.), Theologie der Religionen: Positionen und Perspektiven evangelischer Theologie, Neukirchen: Neukirchener Verlag, 2005. Agradecemos à Neukirchener Verlag pela gentil cedência do direito de publicação. Tradução: Luís M. Sander.]

Resumo: O artigo descreve primeiramente abordagens clássicas para uma teologia das religiões evangélica que empregam as distinções entre obra divina e humana, promessa da graça e tentativa de autojustificação, entre ação criacional e salvífica de Deus e entre revelação especial e geral. Expõe então as tentativas atuais de desenvolver uma teologia das religiões em termos intra-religiosos e depois num nível metarreligioso. Por fim, explora os potenciais contidos na teologia da trindade de Paul Tillich, que lhe serve de marco teórico para a elaboração de uma teologia das religiões.

Resumen: El artículo describe, primeramente, abordajes clásicas para una teología de las religiones evangélica que emplean las distinciones entre: obra divina y humana; promesa de Gracia e intento de auto justificación; entre la acción creacional y salvífica de Dios y entre la revelación especial y general. Expone, entonces, los intentos actuales de desarrollar una teología de las religiones en términos intrarreligiosos y, después, en un nivel metarreligioso. Finalizando, explora los potenciales comprendidos en la teología de la Trinidad de Paul Tillich, que le sirven de marco teórico para la elaboración de una teología de las religiones.

Abstract: The article first describes the classic approaches to an evangelical theology of the religions that make use of the distinctions between divine and human works, promise of grace and attempt at self-justification, between the creational and the salvific action of God and between special and general revelation. It then expounds on the current attempts at developing a theology of the religions in intra-religious terms and on a meta-religious level. At the end it explores the potentials contained within the theology of the trinity of Paul Tillich, which serves as its theoretical mark for the elaboration of a theology of the religions.


O Deus trinitário está presente antes da chegada do missionário / Walter Sass (Texto completo)

Resumo: O texto é resultado de uma reflexão sobre o diálogo inter-religioso a partir de uma convivência de muitos anos com os povos indígenas Deni e Kulina no Amazonas. Um diálogo inter-religioso tem que levar a sério o Deus trinitário presente antes da chegada dos missionários. Três formas de diálogo inter-religioso – o exclusivismo, o inclusivismo e o pluralismo – não satisfazem plenamente, considerando o respeito pelo outro e a própria fé. A mensagem de um Jesus universal preexistente tem a função hermenêutica de afirmar a cada religião a sua própria verdade, considerando a ambivalência de cada religião e sua abertura para experiências transculturais, livrando-nos de um absolutismo trivialmente entendido que se fecha frente a uma solidariedade universal da humanidade e a um respeito pelo outro.

Resumen: El texto es el resultado de una reflexión sobre el diálogo inter-religioso a partir de una convivencia de muchos años con los pueblos indígenas Deni y Kulina en Amazonas. Un diálogo interreligioso tiene que llevar a serio el Dios trinitario presente antes de la llegada de los misionarios. Tres formas de diálogo inter-religioso – el exclusivismo, el inclusivismo y el pluralismo – no satisfacen plenamente, considerando el respeto por el otro y la propia fe. El mensaje de un Jesús universal preexistente tiene la función hermenéutica de afirmar a cada religión su propia verdad, considerando la ambivalencia de cada religión y su apertura para experiencias transculturales, librándonos de un absolutismo trivialmente entendido que se cierra frente a una solidaridad universal de la humanidad y a un respeto por el otro.

Abstract: The text is a result of a reflection on inter-religious dialogue stemming from many years of living with the indigenous peoples of the Deni and Kulina nations in Amazonas. Inter-religious dialogue needs to take seriously the Trinitarian God that was present before the arrival of the missionaries. Three forms of dialogue – exclusivism, inclusivism and pluralism – are not completely satisfactory considering the respect for the other and faith itself. The message of a universal, preexistent Jesus has the hermeneutic function of affirming for each religion its own truth, considering the ambivalence of each religion and its openness to transcultural experiences, freeing us from a trivially understood absolutism that closes itself to a universal solidarity of humanity and respect for each other.


Espiritualidade e pregação em Tillich / Carlos Eduardo B. Calvani (Texto completo)

[Professor na UNIFIL e Coordenador do Centro de Estudos Anglicanos (CEA)]

Resumo: Paul Tillich é muito conhecido pela densidade de seus textos acadêmicos. Porém, nem todos os atuais estudantes de Teologia sabem que Tillich também foi considerado um excelente pregador e que seus livros de sermões fizeram até mais sucesso de vendas que seus textos acadêmicos. O presente ensaio acompanha o modo como Tillich abordava as questões teológicas no púlpito, evitando a linguagem acadêmica e privilegiando um vocabulário mais simples, a fim de tornar o evangelho relevante aos ouvintes. O artigo também discute brevemente algumas questões ligadas à espiritualidade e como Tillich a entendia.

Resumen: Paul Tillich es muy conocido por la densidad de sus textos académicos. Sin embargo, ni todos los actuales estudiantes de teología saben que Tillich también fue considerado un excelente predicador y que sus libros de sermones hicieron hasta más suceso de ventas que sus libros académicos. El presente ensayo acompaña el modo como Tillich abordaba las cuestiones teológicas en el púlpito, evitando el lenguaje académico y privilegiando un vocabulario más simple, con el objetivo de tornar el evangelio relevante a los oyentes. El artículo también discute, brevemente, algunas cuestiones ligadas a la espiritualidad y como Tillich entendía la misma.

Abstract: Paul Tillich is well known for the density of his academic texts. However, not all of the current theological students know that Tillich was also considered an excellent preacher and that his books of sermons sold more than his academic texts. The present essay accompanies the way in which Tillich dealt with the theological issues in the pulpit, avoiding academic language and giving priority to simpler vocabulary, so as to make the Gospel relevant for its hearers. The article also briefly discusses some issues connected to spirituality and to how Tillich understood it.


O Ensino Religioso como parte elementar da formação integral / Ademildo Kuhn (Texto completo)

[Teólogo e pedagogo, especialista em Ensino Religioso pelo IEPG-RS, professor do CEUP/ ULBRA.]

Resumo: O ensino médio passa atualmente por um momento de grande importância em virtude de sua inserção na educação básica garantida através da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Pretende-se colocar neste artigo a compreensão do ponto de vista legal e seus objetivos. Inicialmente procura-se mostrar a função específica do ensino médio dentro da sua nova definição. Dentro desse estudo apresenta-se também a opinião de diversos educadores em relação aos pressupostos fundamentais da educação, seus elementos e sua relação com a questão da formação religiosa.

Resumen: La enseñanza pre-universitaria pasa actualmente por un momento de gran importancia con motivo de su inserción en la educación básica garantizada por medio de la ley de “Directrices y Bases de la Educación Nacional”. En este artículo se pretende exponer la comprensión desde el punto de vista legal y sus objetivos. Inicialmente, se procura mostrar la función específica de la enseñanza pre-universitaria dentro de su nueva definición. Dentro de ese estudio se presenta, también, la opinión de diversos educadores en relación a los presupuestos fundamentales de la educación, sus elementos y su relación con la cuestión de la formación religiosa.

Abstract: The intermediary level of education (high school) is currently going through a very important moment due to its insertion in the basic education granted by the new Law of Guidelines and Norms for National Education. One intends to present in this article a comprehension from the legal viewpoint and its objectives. Initially one seeks to show the specific function of the intermediary education within its new definition. Within this study the opinion of various educators is also presented with relation to the fundamental presuppositions of education, their elements and their relation to the issue of religious education.


A disciplina Ensino Religioso com adolescentes / Gisela I. Waechter Streck (Texto completo)

[Doutora em Teologia e professora no Instituto Ecumênico de Pós-Graduação da Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, RS.]

Resumo: O Ensino Religioso é uma disciplina escolar e seu objetivo não é converter alunos e alunas, nem ensinar a ter fé ou convencê-los a aderirem a uma determinada confissão religiosa. Como disciplina escolar acompanha o desenvolvimento da religiosidade do ser humano, desde a infância até a adolescência. Alunos adolescentes vêm de diferentes confissões religiosas e viveram experiências distintas nas suas famílias. Esta diversidade de experiências e os relacionamentos com outros são decisivos e determinam um desenvolvimento próprio, também em termos de religiosidade

Resumen: La enseñanza religiosa es una disciplina escolar y su objetivo no es convertir alumnos y alumnas, ni enseñarles a tener fe o convencerles de que se adhieran a una determinada confesión religiosa. Como disciplina escolar, acompaña el desarrollo de la religiosidad del ser humano desde la infancia hasta la adolescencia. Estudiantes adolescentes vienen de diferentes confesiones religiosas y vivieron experiencias distintas en sus núcleos familiares. Esta diversidad de experiencias y las relaciones con los otros son decisivas y determinan un desarrollo propio, también en términos de religiosidad.

Abstract: Religious Education is a school discipline and its goal is not to convert the students nor to teach them to have faith or convince them to adhere to some determined religious denomination. As a school discipline it accompanies the development of religiosity in the human being, from infancy through adolescence. Adolescent students come from different religious confessions and have had distinct life experiences in their families. This diversity of experiences and the relationships with others are decisive and determine their own particular development, also in terms of religiosity.


Rituais, ritos de passagem e de iniciação: uma revisão da bibliografia antropológica / Adriane Luisa Rodolpho (Texto completo)

[Bolsista Pro-Doc/CAPES/EST. Doutora em Antropologia Social e Etnologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS-Paris) e Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UFRGS).]

Resumo: Os temas dos rituais, ritos de passagem e de iniciação são considerados como clássicos na literatura antropológica. Este artigo pretende, portanto, realizar um rápido levantamento da produção bibliográfica, a fim de contribuir para as pesquisas que atuam na interface entre a antropologia e a teologia.

Resumen: Los temas de rituales, ritos de pasaje y de iniciación son considerados como clásicos en la literatura antropológica. Este artículo pretende, por tanto, realizar un rápido levantamiento de la producción bibliográfica con el objetivo de contribuir para las investigaciones que actúan en la interfase entre la antropología y la teología.

Abstract: The themes of rituals, rites of passage and of initiation are considered classic in the anthropological literature. This article, therefore, intends to carry out a quick survey of the bibliographic production, so as to contribute to the research that goes on within the interface of anthropology and theology.