Estudos Teológicos

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Estudos Teológicos 2005 / Vol. 45, Nº 2


Editorial

Clamor por reforma: o Conselho Mundial de Igrejas em Porto Alegre, 2006 / Gottfried Brakemeier [7-17] (Texto completo)

Igrejas e ecumenismo: uma relação identitária / Elias Wolff [18-30] (Texto completo)

Reconciliação como missão de Deus: Igreja como comunhão reconciliante / Jacques Matthey [31-48] (Texto completo)

Para uma comunidade ecumênica, solidária e cidadã: algumas anotações ético-teológicas para o agir ecumênico contemporâneo / Zwinglio M. Dias [49-60] (Texto completo)

Conversão no contexto inter-religioso: uma perspectiva missiológica / Christine Lienemann-Perrin [61-80] (Texto completo)

Igreja e tradição: opções e obstruções ecumênicas / Vítor Westhelle [81-89] (Texto completo)

Invenções religiosas no cotidiano e teologia narrativa / Antonio Carlos de Melo Magalhães [90-106] (Texto completo)

Paulo Freire no Conselho Mundial de Igrejas em Genebra / Balduino A. Andreola e Mário Bueno Ribeiro [107-116] (Texto completo)

Diálogo entre a leitura popular e a leitura feminista da Bíblia / Elaine G. Neuenfeldt [117-128] (Texto completo)

Paz seja nessa casa! O caminho da paz para um mundo transformado – Reflexões a partir de Lucas 10.1-11 / Marga J. Ströher [129-140] (Texto completo)

A dialética entre lei e evangelho à luz do Novo Testamento: inferências éticas e homiléticas / Uwe Wegner [141-165] (Texto completo)

De fé em fé, caminhamos! Por uma teologia da missão evangélica luterana no chão brasileiro / Roberto E. Zwetsch [166-183] (Texto completo)

Recensão: [184-186] (Texto completo)
BITTENCOURT Filho, José. Matriz religiosa brasileira: Religiosidade e mudança social
. (Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Koinonia, 2003. 260 p.)



Clamor por reforma: o Conselho Mundial de Igrejas em Porto Alegre, 2006 / Gottfried Brakemeier (Texto completo)
[Dr. Gottfried Brakemeier é professor de Teologia Sistemática e Ecumênica na Escola Superior de Teologia (EST) em São Leopoldo, RS.]

Resumo: O tema da próxima Assembléia Geral do Conselho Mundial de Igrejas tem a forma de uma súplica dirigida a Deus por reforma deste mundo. O presente artigo se propõe à sondagem das razões e dimensões da mesma. Qual o sentido da invocação de Deus? Chama atenção que se pede pela transformação do “mundo”, não da do indivíduo, com o que a ecumene segue uma preocupação tradicional, aliás, destoante na sociedade pós-moderna. Economia e política contemporânea desconhecem proposta sustentável para o futuro da humanidade. As Igrejas têm como entrar na brecha? O tema da Assembléia acusa a necessidade de romper a perplexidade paralisante e partir para um novo compromisso, para o que o recurso à graça salvadora de Deus em Cristo se revela como fundamental.

Resumen: El tema de la próxima Asamblea General del Consejo Mundial de Iglesias tiene la forma de una súplica dirigida a Dios por reforma de este mundo. El presente artículo se propone indagar las razones y dimensiones de la misma. ¿Cuál es el sentido de la invocación de Dios? Llama la atención que se pide por la transformación del “mundo”, no la del individuo, con el que la ecumene sigue una preocupación tradicional, dicho de paso, disonante en la sociedad posmoderna. Economía y política contemporánea desconocen propuesta sustentable para el futuro de la humanidad. ¿Las iglesias tienen como entrar en la brecha? El tema de la Asamblea acusa la necesidad de romper la perplejidad paralizante y partir para un nuevo compromiso, para el que el recurso a la gracia salvadora de Dios en Cristo se revela como fundamental.

Abstract: The theme of the next World Council of Churches General Assembly takes the form of a plea to God for reform of this world. This article sets out to plumb the depth and dimensions of that theme. What is the meaning of the invocation of God? Significantly enough, it is the transformation of the “world” that is prayed for, not that of the individual, which, incidentally, is a traditional concern for oecumene, albeit dissonant in post-modern society. Contemporary economics and politics lack any sustainable proposal for the future of humanity. Can the churches fill this gap? The theme articulates the need to break away from paralyzing bewilderment and set off on a new commitment, a task in which recourse to the salvific grace of God in Christ proves fundamental


Igrejas e ecumenismo: uma relação identitária / Elias Wolff (Texto completo)
[Presbítero católico da Diocese de Lages, SC, fez estudos de mestrado em Filosofia e doutorado em Teologia na Europa. Atualmente é professor de Teologia Sistemática no Instituto Teológico
de Santa Catarina, no Centro Interdiocesano de Cascavel, PR, e de Filosofia na Fundação Educacional de Brusque, SC. Na área ecumênica, além de publicar trabalhos científicos, é membro da Comissão Teológica do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e do Grupo de Reflexão Ecumênica e Diálogo Inter-religioso (GREDIRE), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.]

Resumo: O artigo defende a tese de uma relação de identidade autêntica entre o ecumenismo e as igrejas, apesar de mostrar plena ciência de vários entraves práticos e institucionais que apresentam a tendência de separação e tensões entre as duas grandezas. Diante das dificuldades que as igrejas costumam apresentar frente ao movimento ecumênico, o autor propõe, concretamente, três desafios para estreitar os vínculos entre ambos, concluindo com a apresentação de alguns passos que deverão nortear o caminhar ecumênico das igrejas.

Resumen: El artículo defiende la tesis de una relación de identidad auténtica entre el ecumenismo y las iglesias, a pesar de mostrar plena ciencia de varios obstáculos prácticos e institucionales que presentan la tendencia de separación y tensiones entre dos grandezas. Frente a las dificultades que las Iglesias acostumbran a presentar frente al movimiento ecuménico, el autor propone, concretamente, tres desafíos para estrechar los vínculos entre ambos, concluyendo con la presentación de algunos pasos que deberán guiar el caminar ecuménico de las iglesias.

Abstract: the article defends the thesis of an authentic relationship of identity between ecumenism and the churches, while remaining fully aware of the various practical and institutional obstacles that tend to lead to separation and tension. Addressing the difficulties usually presented by the churches regarding the ecumenical movement, the author sets three concrete challenges to strengthen the ties between both sides, concluding with some steps to guide the ecumenical journey of the churches.


Reconciliação como missão de Deus: Igreja como comunhão reconciliante / Jacques Matthey (Texto completo)
[Publicação original: Versöhnung als Gottes Mission – Kirche als versöhnende Gemeinschaft. Ökumenische Rundschau, outubro de 2004. Tradução de Harald Malschitzky. Jacques Matthey é pastor e coordenador de programa de Missão e Evangelização no Conselho Mundial de Igrejas.]

Resumo: Este texto, escrito em preparação à Conferência Mundial de Missão e Evangelização ocorrida em maio de 2005, reflete sobre a igreja como comunhão de reconciliação. Trata da relação entre missão e unidade, por um lado, e testemunho e diálogo, por outro, pois existe uma tensão contínua entre estas que dificulta, ao mesmo tempo em que pode instigar, o testemunho reconciliador da igreja. Lembra-se que não há missão responsável sem diálogo, nem evangelização que não seja profética, baseada na cruz e ressurreição de Cristo. Os carismas testemunham a presença reconciliadora do crucificado, sendo o maior dom do Espírito o amor – ágape.

Resumen: Este texto, escrito en preparación a la Conferencia Mundial de Misión y Evangelización ocurrida en mayo del 2005, reflexiona sobre la iglesia como comunión de reconciliación. Trata de la relación entre misión y unidad, por un lado, y testimonio y diálogo por otro, pues existe una tensión continua entre éstas que dificulta, al mismo tiempo en que puede instigar, el testimonio reconciliador de la iglesia. Se recuerda que no hay misión responsable sin diálogo, ni evangelización que no sea profética, basada en la cruz y resurrección de Cristo. Los carismas dan prueba de la presencia reconciliadora del crucificado, siendo el mayor don del Espíritu el amor – ágape.

Abstract: Written in preparation for the Conference on World Mission and Evangelism held in May 2005, in Athens, this text reflects on the church as a communion of reconciliation. It deals with the relation between mission and unity, on the one hand, and witness and dialogue, on the other. The continuous tension between these elements can both hinder and foster the reconciling witness of the church. The author reminds us that there can be no responsible mission without dialogue, nor evangelism that is not prophetic, based on the cross and resurrection of Christ. The charismas witness to the reconciling presence of the crucified, the greatest spiritual gift being love – agape.


Para uma comunidade ecumênica, solidária e cidadã: algumas anotações ético-teológicas para o agir ecumênico contemporâneo / Zwinglio M. Dias (Texto completo)
[Doutor em Teologia pela Universidade de Hamburgo (Alemanha); Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG; Pastor da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil; Editor da Revista Tempo e Presença de Koinonia – Presença Ecumênica e Serviço.]

Resumo: Neste texto procura-se estabelecer alguns critérios ético-teológicos para a reconstrução da comunidade cristã numa perspectiva ecumênica, a partir da constatação do esgotamento do modelo de ecumenismo que vigorou até uma década atrás. Para tanto, faz-se uma crítica da sociedade de consumo regida pelo monoteísmo do mercado e chama-se a atenção para os valores do Reino (justiça, misericórdia, compaixão e solidariedade) como as marcas anti-sistêmicas da autêntica comunidade dos seguidores de Jesus de Nazaré.

Resumen: En este texto se procura establecer algunos criterios éticos-teológicos para la reconstrucción de la comunidad cristiana en una perspectiva ecuménica, a partir de la constatación del modelo de ecumenismo que vigoró hasta hace una década atrás. Para tanto, se hace una crítica de la sociedad de consumo regida por el monoteísmo de mercado y se llama la atención para los valores del Reino (justicia, misericordia, compasión e solidaridad) como las marcas anti-sistémicas de la auténtica comunidad de los seguidores de Jesús de Nazaret.

Abstract: This text sets out to establish some ethical-theological criteria for the reconstruction of the Christian community in an ecumenical perspective, recognizing the depletion of the ecumenical model prevalent even as recently as a decade ago. With this purpose in mind, a critique is made of consumer society governed by the monotheism of the market and attention is drawn to the values of the Kingdom (justice, mercy, compassion and solidarity) as antisystemic marks of authentic community among followers of Jesus of Nazareth.


Conversão no contexto inter-religioso: uma perspectiva missiológica / Christine Lienemann-Perrin (Texto completo)
[Publicação original: Konversion im interreligiösen Kontext: Eine missionswissenschaftliche Perspektive. Zeitschrift für Mission, v. 30, n. 3, p. 216-231, 2004. Tradução de G. Korndörfer e L. M. Sander. Christine Lienemann-Perrin, suíça de tradição reformada, doutora e livre-docente em Teologia (especialidade: Missiologia) pela Universidade de Heidelberg, é professora de Ecumenismo, Missiologia e Questões Interculturais Contemporâneas na Universidade de Basiléia e docente de Ecumenismo na Universidade de Berna, ambas na Suíça.]

Resumo: A desistência da missão para fora da própria igreja parece ser um passo lógico em tempos do pluralismo religioso e do diálogo inter-religioso, como está em evidência na Europa da modernidade tardia. Contudo, tornou-se mais e mais freqüente a troca de religião, chegando a uma situação de grande mobilidade e flexibilização religiosa, cujos múltiplos motivos e formas são explicitados neste artigo. Constatando a pluralidade de modelos da conversão no próprio Novo Testamento, a autora promove retomar o diálogo com evangelicais e pentecostais, evitando a costumária rigidez conversionista. Por outro lado, é contrária à exclusão da temática do diálogo entre religiões. Por fim, ressalva a importância da participação da missiologia nos estudos interdisciplinares, especialmente póscoloniais.

Resumen: La desistencia de la misión para fuera de la propia iglesia parece ser un paso lógico en tiempos del pluralismo religioso y del diálogo Inter-religioso, como está en evidencia en la Europa de la modernidad tardía. Sin embargo, se tornó más y más frecuente el canje de religión, llegando a una situación de gran movilidad y flexibilización religiosa, cuyos múltiples motivos y formas son expuestos en este artículo. Constatando la pluralidad de modelos de conversión en el propio Nuevo Testamento, la autora promueve retomar el diálogo con evangelicales y pentecostales, evitando la acostumbrada rigidez conversionista. Por otro lado, es contraria a la exclusión de la temática del diálogo entre las religiones. Finalmente, resalta la importancia de la participación de la misiología en los estudios interdisciplinares, especialmente pos-coloniales.

Abstract: Giving up mission outside one’s own church seems the logical thing to do in times of religious pluralism and interreligious dialogue, as becomes evident in Europe with its belated modernism. Switching religions, however, becomes more and more common, culminating in great religious mobility and flexibility, the multiple motives and forms of which are laid out in this article. Establishing the plurality of conversion models in the New Testament itself, the author seeks to take up anew the dialogue with evangelical and pentecostal churches, avoiding the customary conversionistic stringency. Taking up a stand against the exclusion of dialogue between religions, she underscores the importance of missiology as part of interdisciplinary studies, especially post-colonial ones.


Igreja e tradição: opções e obstruções ecumênicas / Vítor Westhelle (Texto completo)
[Dr. Vítor Westhelle é professor de Teologia Sistemática na Lutheran School of Theology em Chicago, EUA.]

Resumo: Entre o protestantismo e o catolicismo romano o desafio ecumênico reside em diferentes concepções de tradição e não na relação de Escritura versus tradição. O entendimento protestante de tradição remonta a Irineu de Lyon (séc. II), enquanto que a versão romana encontra sua primeira articulação em Basílio de Cesarea (séc. V). A estas junta-se uma terceira acepção de tradição que tem sua origem em Próspero de Aquitaine (séc. V) e que hoje se expressa em uma vertente da Teologia da Libertação bem como no movimento pentecostal. Estas versões são formalmente irreconciliáveis. O desafio ecumênico está em reconhecer as diferenças e entender que a igreja é diversa e pluricêntrica.

Resumen: Entre el protestantismo y el catolicismo romano el desafío ecuménico reside en diferentes concepciones de tradición y no en la relación de la Escritura versus tradición. La comprensión protestante de tradición se remonta a Ireneo de Lyon (siglo II), mientras que la versión romana encuentra su primera articulación en Basilio de Cesarea (siglo V). A éstas se une una tercera acepción de tradición que tiene su origen en Próspero de Aquitaine (siglo V) y que hoy se expresa en una vertiente de la Teología de la Liberación bien como en el movimiento pentecostal. Estas versiones son formalmente irreconciliables. El desafío ecuménico está en reconocer las diferencias y entender que la iglesia es diversa y pluricéntrica.

Abstract: Within Protestantism and Roman Catholicism, the ecumenical challenge lies in differing conceptions of tradition, and not in the relationship between Scripture and tradition. The Protestant understanding of tradition goes back to Irenaeus of Lyon (second century), while the Roman Catholic version finds its first expression in Basil of Caesarea (fifth century). Alongside these traditions, a third one, originating with Prosper of Aquitaine (fifth century), finds expression today in a current of liberation theology as well as in the pentecostal movement. These versions are formally irreconcilable. The ecumenical challenge lies in recognizing these differences and understanding that the church is diverse and pluricentric.


Invenções religiosas no cotidiano e teologia narrativa / Antonio Carlos de Melo Magalhães (Texto completo)
[Doutor em Teologia pela Universidade de Hamburgo (Alemanha); Coordenador da Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, SP.]

Resumo: Este artigo se ocupa do desafio que o tema do sincretismo, aqui chamado preferencialmente de invenções religiosas no cotidiano, numa referência ao trabalho de Michel de Certeau, tem para a teologia narrativa e os postulados desta para tratar de temas e experiências ainda marginais no pensamento teológico latino-americano. O autor restringiu-se a apresentar os pressupostos desta relação e refletir sobre suas chances para o desenvolvimento do trabalho teológico em nosso contexto.

Resumen: Este artículo se ocupa del desafío que el tema del sincretismo, aquí llamado preferencialmente de invenciones religiosas en el cotidiano en una referencia al trabajo de Michael de Certeau, tiene para la teología narrativa y los postulados de esta para tratar temas y experiencias que todavía son marginales en el pensamiento teológico latinoamericano. El autor se restringió a presentar los presupuestos de esta relación y reflexionar sobre las oportunidades para el desenvolvimiento del trabajo teológico en nuestro contexto.

Abstract: This article concerns itself with syncretism – herein preferentially referred to as religious inventions in everyday life, as in the work of Michel de Certeau – and with the challenge it poses on narrative theology and the postulates of the latter in dealing with topics and experiences still very much on the fringes of Latin american theological thought. The author presents the presuppositions of this relation and reflects on the chances for the development of theological work within this context.


Paulo Freire no Conselho Mundial de Igrejas em Genebra / Balduino A. Andreola e Mário Bueno Ribeiro (Texto completo)
[Dr. Balduino A. Andreola é professor do curso de Pós-Graduação em Teologia – área de concentração Educação e Religião na Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo, RS. A elaboração deste artigo resultou, parcialmente, de pesquisa financiada pelo CNPq. Contou com a colaboração técnica de Joel Luis Dumke e de Mônica Bardem, estudantes de Teologia na EST, bolsistas do CNPq.]

Resumo: Em 1969 Paulo Freire, então no exílio desde 1965, decidiu que chegara o momento de ir embora do Chile. Tinha diante de si dois convites: um para trabalhar em várias universidades americanas, e outro, para atuar junto ao Departamento de Educação do Conselho Mundial de Igrejas, em Genebra. O convite das universidades americanas poderia parecer irrecusável, mas Freire propôs à Universidade de Harvard sua permanência de um ano, e declarou que sua opção definitiva era pelo Conselho Mundial, sabendo que o mesmo lhe oferecia melhores condições de um trabalho amplo, a serviço de grupos e povos mais necessitados. Lá trabalhou durante dez anos, fundando, com um grupo de exilados, o IDAC (Instituto de Ação Cultural). O CMI lhe abriu um espaço sem limites para projetos de ação educativa em todos os continentes, mas, sobretudo, por escolha sua, em vários países africanos que se libertavam do colonialismo. A partir do Conselho Mundial, sua proposta libertadora e sua obra adquiriram dimensões universais, e ele reconheceu ter sido o CMI que lhe proporcionou esta ampla receptividade.

Resumen: En 1969 Paulo Freire, entonces en el exilio desde 1965, decidió que había llegado el momento de irse de Chile. Tenía delante de sí dos invitaciones: una para trabajar en varias universidades americanas, y otra, para actuar junto al Departamento de Educación del Consejo Mundial de Iglesias, en Ginebra. La invitación de las universidades americanas podría parecer irrecusable, más Freire propuso a la Universidad de Harvard su permanencia durante un año, y declaró que su opción definitiva era por el Consejo Mundial, sabiendo que el mismo le ofrecía mejores condiciones de un trabajo amplio, a servicio de grupos y pueblos más necesitados. Allá trabajó durante diez años, fundando con un grupo de exiliados, o IDAC. El CMI le abrió un espacio sin límites, para proyectos de acción educativa en todos los continentes, más, principalmente, por opción suya, en varios países africanos que se liberaban del colonialismo. A partir del Consejo Mundial, su propuesta liberadora y su obra adquirieron dimensiones universales, y él reconoció que fue el CMI quién le proporcionara esa amplia receptividad.

Abstract: In 1969 Paulo Freire, in exile since 1965, decided that the time had come to leave Chile. He had received two invitations, one from American universities, the other from the Department of Education at the World Council of Churches in Geneva. The invitation from the American universities might have seemed irrefusable, but Freire arranged to stay at Harvard for only one year, making clear that his preferred option was the WCC, as he knew it would offer better conditions for carrying out a wide range of activities in favor of needier groups and individuals. He spent ten years working there and, with a group of exiles, founded IDAC, the Institute of Cultural Action. The WCC allowed him unlimited leeway for projects in educational action in all continents, though especially so, by his own choice, in African countries just coming out of colonialism. With Geneva as his starting point, Freire’s liberating proposition and work achieved universal dimensions, enjoying a broad reception he always credited to the World council of Churches.


Diálogo entre a leitura popular e a leitura feminista da Bíblia / Elaine G. Neuenfeldt (Texto completo)
[Dra. Elaine G. Neuenfeldt é professora de Teologia Feminista na Escola Superior de Teologia (EST) em São Leopoldo, RS.]

Resumo: A Leitura Popular da Bíblia exercitada nos grupos comunitários tem sido motivadora e interlocutora de uma hermenêutica que tem como ponto de partida as experiências das mulheres e é denominada de leitura feminista da Bíblia. O propósito deste artigo é promover uma interação entre os diferentes passos propostos no caminho metodológico feminista e popular.

Resumen: La lectura Popular de la Biblia ejercitada en los grupos comunitarios ha sido motivadora e interlocutora de una hermenéutica que tiene como punto de partida las experiencias de las mujeres y es denominada de lectura feminista de la Biblia. El propósito de este artículo es promover una interacción entre los diferentes pasos propuestos en el camino metodológico feminista y popular.

Abstract: Bible readings carried out in community groups by ordinary people have become motivators and interlocutors of a hermeneutics that takes the experience of women as its point of departure, a feminist reading of the Bible. The purpose of this article is to advance an interaction among the different steps proposed when embarking on the feminist and popular methodological path.


Paz seja nessa casa! O caminho da paz para um mundo transformado Reflexões a partir de Lucas 10.1-11 / Marga J. Ströher (Texto completo)
[Dra. Marga J. Ströher é professora de Novo Testamento na Escola Superior de Teologia (EST) em São Leopoldo, RS.]

Resumo: O enfoque dessa reflexão é horizonte de ação em favor da paz e uma cultura de paz. O texto bíblico motivador é o do envio de 70 discípulas e discípulos em missão de paz em Lc 10.1-11, em que indica um movimento de missão para além das fronteiras geográficas antes visitadas. Nesse envio, é enfatizada a recomendação de anúncio de paz ao entrar em uma casa – A paz esteja nessa casa! – o que indica um propósito de presença amistosa e um voto de bemaventurança. E, além de outras, uma recomendação importante é a de aceitar os alimentos que são oferecidos, o que aponta para uma atitude ecumênica da casa e mesa comum dentro de um grupo culturalmente diferente e de hábitos alimentares diferenciados. E, a partir do desafio do Conselho Mundial de Igrejas, com a Década Ecumênica para Superaração da Violência (2001-2010), destaco temas teológicos relevantes tomados do documento de motivação para essa Década: Cristologia da paz, Missiologia da paz/comunidades de shalom, Justiça e paz como forma e funções da igreja e Espiritualidade para uma cultura de paz.

Resumen: El enfoque de esta reflexión es horizonte de acción a favor de la paz y una cultura de paz. El texto bíblico motivador es el envío de 70 discípulas y discípulos en misión de paz en Lc 10.1-11, que indica un movimiento de misión más allá de las fronteras geográficas antes visitadas. En este envío, es enfatizada la recomendación de anuncio de paz al entrar en una casa – ¡La paz esté en esta casa! – lo que indica un propósito de experiencia amistosa y un voto de Bienaventuranza. Y, además de otras, una recomendación importante es la de aceptar los alimentos que son ofrecidos, lo que señala para una actitud ecuménica de la casa y mesa común dentro de un grupo culturalmente diferente y de hábitos alimentarios diferenciados. Y, a partir del desafío del Consejo Mundial de Iglesias, con la década Ecuménica para la Superación de la Violencia (2001-2010), destaco temas teológicos relevantes tomados del documento de motivación para esa década: Cristología de la paz, Misiología de la paz/Comunidades de shalom, Justicia y paz como forma y funciones de la iglesia y Espiritualidad para una cultura de paz.

Abstract: The focal point of this reflection is the horizon of an action for peace and for a culture of peace. The motivating biblical text is the sending out of 70 female disciples in a mission of peace in Luke 10.1-11, a missionary movement beyond previously visited geographical borders. In this sending the recommendation to announce peace when entering a house – Peace be with this house! – is emphasized, which indicates the purpose of amicable presence, a blessing, a beatitude. Another important recommendation, to accept the food they are offered, points to a common ecumenical household attitude within a culturally diverse group with different eating habits. Moreover, taking up the challenge of the World Council of Churches with its Ecumenical Decade to Overcome Violence (2001 – 2010), the author highlights relevant theological topics from the motivational document for this decade: Christology of Peace, Missiology of Peace/Shalom Communities, Justice and Peace as form and function of the church and Spirituality for a culture of peace.


A dialética entre lei e evangelho à luz do Novo Testamento: inferências éticas e homiléticas / Uwe Wegner (Texto completo)
[As reflexões que seguem são o resultado de duas assessorias prestadas sobre a temática a obreiros e obreiras do Sínodo Norte Catarinense em meados de 2004 (São Bento do Sul e Rodeio 12), aos/às quais também dedico este artigo, agradecendo pelos questionamentos, perguntas e colocações. Dr. Uwe Wegner é professor de Novo Testamento na Escola Superior de Teologia (EST) em São Leopoldo, RS.]

Resumo: O artigo apresenta e avalia a posição de Lutero sobre a dialética entre lei e evangelho. Procura, a seguir, definir em que sentido é transformada a “lei” que cabe pregar, quando em confronto com a “nova lei” de Cristo. Ao final, comenta algumas patologias e problemas que costumam surgir quando lei e evangelho não são devidamente distinguidos ou então quando são priorizados ou minimizados de forma arbitrária.

Resumen: El artículo presenta y evalúa la posición de Lutero sobre la dialéctica entre ley y evangelio. Procura, a seguir, definir en que sentido es transformada la ley” que se debe predicar cuando confrontada con la “nueva ley” de Cristo. Al final, comenta algunas patologías y problemas que suelen surgir cuando ley y evangelio no son debidamente diferenciados, o entonces, cuando son priorizados o minimizados de forma arbitraria.

Abstract: The article presents and evaluates Luther’s position on the dialectics between law and gospel. In sequence it seeks to define in what way the “law” which must be preached, is transformed when confronted with the “new law” of Christ. In the end, it comments on some of the pathologies and problems that commonly arise when law and gospel are not properly distinguished or when they are prioritized or minimized in an arbitrary way.


De fé em fé, caminhamos! Por uma teologia da missão evangélica luterana no chão brasileiro / Roberto E. Zwetsch (Texto completo)

[Professor de Teologia Prática e Missiologia na Escola Superior de Teologia (EST) e doutorando do Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia em São Leopoldo, RS.]

Resumo: Nesse artigo o autor procura desenvolver alguns elementos para uma teologia da missão evangélica luterana em confronto com a realidade cultural e religiosa diversificada que caracteriza a sociedade brasileira. Ao final, propõe que as duas igrejas luteranas irmãs assumam em conjunto o fato de que na missio poderão experimentar liberdade para servir e o carisma da unidade a partir do evangelho libertador de Cristo como fruto de uma caminhada de fé em fé.

Resumen: En este artículo el autor procura desenvolver algunos elementos para una teología de la misión evangélica luterana en confrontación con la realidad cultural y religiosa diversificada que caracteriza a la sociedad brasilera. Al final, propone que las dos iglesias luteranas hermanas asuman en conjunto el hecho de que en la missio podrán experimentar libertad para servir y el carisma de la unidad a partir del evangelio libertador de Cristo como fruto de una caminata de fe en fe.

Abstract: The author seeks to develop elements for a Lutheran Evangelical mission theology faced with the multifaceted cultural and religious reality characteristic of Brazilian society. He concludes by proposing that both Lutheran sister churches, together, accept the fact that in mission they may experience freedom to serve and the charisma of unity, grounded on the liberating gospel of Christ, the fruit of a journey of faith, in faith.