Estudos Teológicos

x

Estudos Teológicos 2006 / Vol. 46, Nº 1

Editorial

O estudo das línguas bíblicas: descartável ou essencial? / Marie Ann Wangen Krahn [7-21] (Texto completo)

Novos rumos na pesquisa bíblica / Júlio Paulo Tavares Zabatiero [22-33] (Texto completo)

Do mais precioso desta terra: modelos de agricultura em trânsito e em conflito no Gênesis 431 / Nancy Cardoso Pereira [34-51] (Texto completo)

Jeremias diante do tribunal / Nelson Kilpp [52-70] (Texto completo)

RISPÁ simplesmente RISPÁ / Lucia Weiler [71-78] (Texto completo)

Práticas e experiências religiosas de mulheres no Antigo Testamento: considerações metodológicas / Elaine G. Neuenfeldt [79-93] (Texto completo)

Movidos pela inveja: os adversários de Jesus e suas motivações em Mc 2.1-3.6 / Irineu J. Rabuske [94-108] (Texto completo)

É preciso que haja pão! Ecologias de partilha e cuidado com as sobras: um estudo a partir de Jo 6.1-15 / Marga J. Ströher [109-121] (Texto completo)

As ciências da religião numa perspectiva intercultural: A percepção oposta da fenomenologia da religião no Brasil e na Alemanha / Hermann Brandt [122-151] (Texto completo)

 Leonardo Boff – um católico protestante / Rudolf von Sinner [152-173] (Texto completo)

Recensão: [174-176] (Texto completo)
LEWIS, C. S. A abolição do homem. Tradução Remo Mannarino Filho. (São Paulo: Martins Fontes, 2005. 95 p.)



O estudo das línguas bíblicas: descartável ou essencial? / Marie Ann Wangen Krahn (Texto completo)
[Ms. Marie Ann Wangen Krahn é professora de Hebraico na Escola Superior de Teologia (EST) em São Leopoldo, RS.]

Resumo: Com base em argumentos e práticas de Martim Lutero, que diz que não se pode fazer teologia sem filologia, este artigo questiona o pouco tempo investido no ensino das línguas bíblicas em muitas instituições luteranas de formação teológica. Apresenta alguns argumentos dados por estas instituições para justificar o corte de horas no ensino destas línguas. Depois apresenta argumentos provindos tanto de Martim Lutero como de outros autores, de obreiros/as e de estudantes para justificar a intensificação do estudo das línguas bíblicas. Para concluir, trabalha dois textos curtos do Antigo Testamento a partir do hebraico, mostrando, na prática, como o conhecimento de hebraico ajuda na compreensão do texto e dos comentários sobre o texto. Com isto tenta mostrar que o conhecimento das línguas bíblicas é uma ferramenta importante para um fazer teológico mais consistente, profundo, autônomo e contextualizado.

Resumen: Con base en argumentos y prácticas de Martín Lutero, que dice que no se puede hacer teología sin filología, este artículo cuestiona el poco tiempo invertido en la enseñanza de las lenguas bíblicas en muchas instituciones luteranas de formación teológica. Presenta algunos argumentos ofrecidos por estas instituciones para justificar el corte de horas en la enseñanza de estas lenguas. Después presenta argumentos provenientes tanto de Martín Lutero como de otros autores, de obreros/as y de estudiantes para justificar la intensificación del estudio de las lenguas bíblicas. Para concluir, trabaja dos textos cortos del Antiguo Testamento a partir del hebreo, mostrando, en la práctica, como el conocimiento de hebreo ayuda en la comprensión del texto y de los comentarios sobre el texto. Con ésto intenta mostrar que el conocimiento de las lenguas bíblicas es una herramienta importante para un quehacer teológico más consistente, profundo, autónomo y contextualizado.

Abstract: Based on arguments and practices of Martin Luther, who says that one cannot do theology without philology, this article questions the little time invested in the teaching of biblical languages in many Lutheran institutions of theological formation. It presents some of the arguments given by these institutions to justify the cut in hours of teaching these languages. Then it goes on to present arguments from Martin Luther as well as from other authors, from church workers and from students to justify the intensification of the study of biblical languages. It concludes with an analysis of two Old Testament texts based on the Hebrew, showing in practice how the knowledge of Hebrew helps to understand the text and the commentaries about the text. Through this it attempts to demonstrate that the knowledge of biblical languages is an important tool in producing a deeper, more consistent, autonomous and contextualized theology.


Novos rumos na pesquisa bíblica / Júlio Paulo Tavares Zabatiero (Texto completo)
[Dr. Júlio P. T. Zabatiero é profesor de Antigo Testamento na Escola Superior de Teologia (EST) em São Leopoldo, RS.]

Resumo: Este artigo oferece uma visão panorâmica dos fundamentos teóricos e epistemológicos da pesquisa bíblica nos períodos chamados de Modernidade e Pós-Modernidade. Estuda as relações da pesquisa bíblica com a filosofia do sujeito e com a razão instrumental, características de boa parte do pensamento moderno, descrevendo sinteticamente sua crise paradigmática no presente. Oferece, por fim, a partir das novas possibilidades abertas pela leitura feminista e pela leitura popular da Bíblia, a descrição de um possível novo paradigma para a pesquisa bíblica, centrado nos textos e na ação humana, a partir da incorporação das novas possibilidades epistêmicas contemporâneas. A intenção do artigo é contribuir para o diálogo teórico em curso no campo da pesquisa bíblica atual.

Resumen: Este artículo ofrece una visión panorámica de los fundamentos teóricos y epistemológicos de la investigación bíblica en los períodos llamados de Modernidad y Post-Modernidad. Estudia las relaciones de la investigación bíblica con la filosofía del sujeto y con la razón instrumental, características de buena parte del pensamiento moderno, describiendo sintéticamente su crisis paradigmática en el presente. Ofrece, finalmente, a partir de las nuevas posibilidades abiertas por la lectura feminista y por la lectura popular de la Biblia, la descripción de un posible nuevo paradigma para la investigación bíblica, centrado en los textos y en la acción humana, a partir de la incorporación de las nuevas posibilidades epistémicas contemporáneas. La intención del artículo es contribuir para el diálogo teórico en curso en el campo de la investigación bíblica actual.

Abstract: This article offers a panoramic view of the theoretical and epistemological foundations of Biblical research in the periods called Modernity and Post-Modernity. It studies the relations of Biblical research with the Philosophy of the subject and with instrumental reasoning, characteristics of a good part of modern thought, synthetically describing its paradigmatic crises in the present. Finally, it offers, by way of the new possibilities opened up by the feminist reading and the grass roots reading of the Bible, the description of a possible new paradigm for Biblical research, centered on the texts and on human action, based on the incorporation of the new contemporary epistemic possibilities. The intention of the article is to contribute to the theoretical dialog happening in the current field of Biblical research.


Do mais precioso desta terra: modelos de agricultura em trânsito e em conflito no Gênesis 431 / Nancy Cardoso Pereira (Texto completo)
[Este texto faz parte da pesquisa desenvolvida nos estudos de Pós-Doutorado em História Antiga, no Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp. Nancy Cardoso Pereira é pastora metodista, assessora de formação da Comissão Pastoral da Terra (CPT), em Porto Alegre, RS.]

Resumo: Considerando a lista de produtos agrícolas de Gênesis 43.11, este artigo avalia as alternativas disponibilizadas na pesquisa para compreensão do ciclo de José, rastreando os tráfegos eco-geográficos e comerciais na antiguidade afro-oriental a partir do pistache, propondo um horizonte persa para a compreensão das trocas materiais e seus simbolismos presentes no texto.

Resumen: Considerando la lista de productos agrícolas de Génesis 43.11, este artículo evalúa las alternativas disponibles en la investigación para la comprensión del ciclo de José, procurando los tráficos eco-geográficos y comerciales en la antigüedad afro-oriental a partir del pistache, proponiendo un horizonte persa para la comprensión de los canjes materiales y sus simbolismos presentes en el texto.

Abstract: Considering the list of agricultural products in Genesis 43:11 this article evaluates the alternatives made available by scholarship for understanding the cycle of Joseph searching for the eco-geographical and commercial routes in ancient eastern-Africa starting with the pistachio and proposing a Persian horizon for the understanding of the material exchanges and its symbolism present in the text.


Jeremias diante do tribunal / Nelson Kilpp (Texto completo)
[Dr. Nelson Kilpp é professor de Antigo Testamento na Escola Superior de Teologia (EST) em São Leopoldo, RS.]

Resumo: Buscam-se, no relato em terceira pessoa que encontramos em Jr 26, indícios de uma prática jurídica na cidade de Jerusalém, na época pré-exílica. O relato original (26.1, 2aa, 6, 7 [sem „todo o povo“], 8b-16, 20-23) foi acrescido de duas camadas redacionais: a primeira é uma camada pré-deuteronomística que provavelmente introduziu um pequeno retoque apologético que se encontra no v. 24; a segunda é a redação deuteronomística que transformou o anúncio profético incondicional de juízo num sermão que coloca o ouvinte diante de alternativas (v. 2aß, 3-5, 8a, 13 [17-19]). Talvez também o voto dos anciãos de Judá (v. 17-19) deva ser atribuído a essa camada, uma vez que persegue os mesmos objetivos teológicos, ainda que nem todos os versículos apresentem linguagem deuteronomística. Em que pese haver diversas vozes céticas, o relato original provavelmente espelha a prática jurídica concreta de Jerusalém à época. Ao contrário do que ocorria nas vilas, aldeias e cidades do interior de Judá, na „cidade de Davi“ os responsáveis pela jurisdição não eram os anciãos, mas o rei (Jr 21.12; 22.15-17). No entanto, normalmente o rei delegava esta sua função jurídica a um grupo de altos funcionários da corte, como afirma o relato de Jr 26 e como pressupõe o texto de Jr 21.12. Isso não exclui que, em casos especiais, o próprio rei pudesse julgar alguém de forma totalmente arbitrária, como se percebe nos v. 20-23.

Resumen: Se buscan, en el relato en tercera persona que encontramos en Jr 26, indicios de una práctica jurídica en la ciudad de Jerusalén, en la época preexílica. El relato original (26.1, 2aa, 6, 7 [sin “todo el pueblo”], 8b-16, 20-23) quedó ampliado con dos camadas redaccionales: la primera es una camada predeutoronomística que probablemente introdujo un pequeño retoque apologético que aparece en el v. 24; la segunda es la redacción deuteronomística que transformó el anuncio profético incondicional de juicio en un sermón que pone al oyente al frente de alternativas (v. 2aß, 3-5, 8a, 13 [17-19]). Talvez también el voto de los ancianos de Judá (v. 17-19) deba ser atribuido a esa camada, una vez que persigue los mismos objetivos teológicos, aunque no todos los versículos presenten un lenguaje deuteronomístico. Aunque pesen las diversas voces incrédulas existentes, el relato original probablemente refleja la práctica jurídica concreta de Jerusalén para la época. Al contrario de lo que ocurría en las villas, aldeas y ciudades del interior de Judá, en la “ciudad de David” los responsables por la jurisdicción no eran los ancianos y sí el rey (Jr 21.12; 22.15-17). No obstante, normalmente el rey delegaba esta su función jurídica a un grupo de altos funcionarios de la corte, como afirma el relato de Jr 26 y como presupone el texto de Jr 21.12. Eso no excluye que, en casos especiales, el propio rey pudiera juzgar a alguien de forma totalmente arbitraria, como se percibe en los v. 20-23.

Abstract: Signs of a juridical practice in the city of Jerusalem in the pre-exilic period are sought in the story told in the third person which we find in Jr 26. Two redactional layers were added to the original account (26:1, 2aa, 6, 7 [without “all the people”], 8b-16, 20-23): the first is a pre-deuteronomistic layer that probably introduced a small apologetic touch-up that is found in v. 24; the second is a deuteronomistic redaction that transformed the unconditional prophetic announcement of judgement into a sermon which confronts the listener with alternatives (v. 2aß, 3-5, 8a, 13 [17-19]). Perhaps the vow of the elders of Judah (v. 17-19) should be attributed to this layer, since it seeks the same theological goals, even though not all the verses present deuteronomistic language. If there is any weight to the fact that there are various skeptic voices, the original account probably mirrors the concrete juridical practice of Jerusalem at the time. Contrary to the way things worked in the small towns, villages and cities of the rural area of Judah, in the “city of David” those responsible for the legal jurisdiction were not the elders but the king (Jr 21:12; 22:15-17). However, the king normally delegated his juridical role to a group of high court functionaries, as told in the account of Jr 26 and as the text of Jr 21:12 presupposes. This does not exclude the fact that, in special cases, the king himself could judge someone in a totally arbitrary way, as one can perceive in v. 20-23.


RISPÁ simplesmente RISPÁ / Lucia Weiler (Texto completo)
[
Dra. Lucia Weiler é professora na ESTEF (Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana) e assessora do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos).]

Resumo: Este artigo procura resgatar uma pérola literária, escondida no grande relato do tempo da monarquia, registrado na Bíblia. É a presença de Rispá ou Resfa – como é traduzida em algumas edições da Bíblia. Esta presença, com sua história que não foi contada, rompe com uma história de violência, tecendo os fios tênues-fortes de uma pequena-grande história de libertação. Rispá questiona a imagem de um Deus violento, que se satisfaz com a violência. Proclama um Deus – presença silenciosa junto a inocentes violentados em seus corpos e sua dignidade humana.

Resumen: Este artículo intenta rescatar una perla literaria, escondida en el gran relato del tiempo de la monarquía, registrado en la Biblia. Es la presencia de Rizpa — como es traducida en algunas ediciones de la Biblia. Esta presencia, con su historia, que no fue contada, rompe con una historia de violencia tejiendo los hilos tenues-fuertes de una pequeña-grande historia de liberación. Rizpa cuestiona la imagen de un Dios violento que se satisface con la violencia. Proclama un Dios presencia silenciosa junto a inocentes violentados en sus cuerpos y em su dignidad humana.

Abstract: This article seeks to recover a literary pearl, hidden in the larger story of the time of the monarchy, registered in the Bible. It is the presence of Rizpah, as the name is translated in some editions of the Bible. This presence, with its untold story, breaks away from the story of violence, weaving fine, strong threads in the small – great story of liberation. Rizpah questions the image of a violent God who is satisfied with violence. She proclaims a God, silent presence among the innocent whose bodies and human dignity have been violated.


Práticas e experiências religiosas de mulheres no Antigo Testamento: considerações metodológicas / Elaine G. Neuenfeldt (Texto completo)
[
Dra. Elaine G. Neuenfeldt é professora de Teologia Feminista na Escola Superior de Teologia (EST) em São Leopoldo, RS.]

Resumo: Este artigo apresenta considerações metodológicas para o resgate das práticas e experiências religiosas das mulheres a partir de textos do Antigo Testamento. Estes instrumentais se inserem numa proposta de historiografia feminista da religião do antigo Israel.

Resumen: Este artículo presenta consideraciones metodológicas para el rescate de las prácticas y experiencias religiosas de las mujeres a partir de textos del Antiguo Testamento. Estos instrumentales se insieren en una propuesta de historiografía feminista de la religión del antiguo Israel.

Abstract: This article presents methodological considerations for recapturing the religious practices and experiences of the women based on texts from the Old Testament. These instruments are inserted into a proposal for a feminist historiography of the religion of ancient Israel.


Movidos pela inveja: os adversários de Jesus e suas motivações em Mc 2.1-3.6 / Irineu J. Rabuske (Texto completo)
[
Dr. Irineu J. Rabuske é professor na Faculdade de Teologia da PUCRS em Porto Alegre, RS.]

Resumo: A exegese das cinco controvérsias de Mc 2.1-3.16 sempre se concentrou sobre a pessoa ou o objeto causador da disputa. No presente artigo a atenção se dirige para os adversários de Jesus. Na busca de um denominador comum, surge a inveja como força motora da atitude dos adversários. A partir disso e com contribuições da antropologia, é possível compreender de alguma maneira a atitude inusitada dos escribas provenientes de Jerusalém que, ao invés de avaliarem a prática de Jesus num relatório, possivelmente enviado ao sinédrio, tomam a inusitada decisão criminosa de matarem Jesus, extrapolando com isso toda a sua competência.

Resumen: La exégesis de las cinco controversias de Mc. 2.1-3.16 siempre se concentró sobre la persona o el objeto que causa la disputa. En el presente artículo la atención se dirige para los adversarios de Jesús. En la búsqueda por un denominador común, surge la envidia como fuerza motora de la actitud de los adversarios. A partir de esto y con contribuciones de la antropología, es posible comprender de alguna manera la actitud inusitada de los escribas provenientes de Jerusalén que, en vez de evaluar la práctica de Jesús en un informe, posiblemente enviado al sanedrín, toman la inusitada decisión criminal de matar a Jesús, extrapolando con tal actitud todas sus atribuciones.

Abstract: The exegesis of the five controversies of Mk 2:1-3:16 has always concentrated on the person or the object that caused the dispute. In the present article the attention is directed to the adversaries of Jesus. In seeking a common denominator, jealousy comes forth as the moving force of the adversaries’ attitude. Based on this and with contributions from anthropology, it is possible to understand in some way, the unusual attitude of the scribes who came from Jerusalem, who, instead of evaluating Jesus’ practice in a report, possibly sent to the Sanhedrin, they make an unusual criminal decision to kill Jesus, thereby extrapolating completely the bounds of their responsibilities.


É preciso que haja pão! Ecologias de partilha e cuidado com as sobras: um estudo a partir de Jo 6.1-15 / Marga J. Ströher (Texto completo)
[
Dra. Marga J. Ströher é professora de Novo Testamento na Escola Superior de Teologia (EST),

em São Leopoldo, RS.]

Resumo: O texto de João 6.1-15 trata de uma multiplicação de pães e peixes doados por uma criança que seguia Jesus em meio à multidão. No texto a seguir faço uma aproximação hermenêutica à perícope de Jo 6 com perguntas ecológicas. É um processo de re-leitura, perguntando especialmente pelo significado do ato de recolher os pedaços de pão que sobram após o povo ter saciado a fome. Com esse exercício hermenêutico apresento algumas balizas que podem ajudar na reflexão sobre as proposições ecológicas atuais, particularmente sobre o desperdício de alimentos e a responsabilidade ética que elas colocam ao fazer teológico e à hermenêutica bíblica.

Resumen: El texto de Jn 6.1-15 trata de una multiplicación de panes y peces donados por un niño o niña que seguía a Jesús en medio de la multitud. En el texto a seguir, realizo una aproximación hermenéutica a la perícopa de Jn 6 con preguntas ecológicas. Es un proceso de re-lectura, preguntando especialmente por el significado del acto de recoger los pedazos de pan que sobran después de que el pueblo sació su hambre. Con ese ejercicio hermenéutico presento algunas señales que pueden ayudar en la reflexión sobre las proposiciones ecológicas actuales, particularmente sobre el desperdicio de alimentos, y la responsabilidad ética que ella coloca al quehacer teológico y a la hermenéutica bíblica.

Abstract: The text of John 6:1-15 deals with the multiplication of bread and fish given by a child who had been following Jesus in the midst of the multitude. In

the following text I do a hermeneutical study of the pericope of Jn 6 using ecological questions. It is a process of re-reading, asking especially about the significance of the act of gathering up the pieces of bread that were left over after the people were satisfied. With this hermeneutical exercise I present some foundations that can help in the reflection on current ecological propositions, particularly on the waste of food and the ethical responsibility that they present to doing theology and to Biblical hermeneutics.


As ciências da religião numa perspectiva intercultural: A percepção oposta da fenomenologia da religião no Brasil e na Alemanha / Hermann Brandt (Texto completo)
[
Título original: Religionswissenschaften interkulturell – die gegensätzliche Wahrnehmung der Religionsphänomenologie in Brasilien und Deutschland. Tradução de Luís M. Sander. Dr. Hermann Brandt é professor emérito da Theologische Fakultät der staatlichen Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg, Alemanha.]

Resumo: Este texto apresenta uma comparação da maneira como a fenomenologia da religião é percebida e avaliada pelas ciências da religião no Brasil e na Alemanha. Procederei da seguinte forma: primeiramente, vou esboçar a avaliação da fenomenologia da religião na Alemanha, depois vou descrever as expectativas que se tem em relação a ela no Brasil e, por fim, vou propor algumas ponderações sobre essa disciplina e seus dois rostos e sua posição dentro das ciências da religião na América Latina e na Europa.

Resumen: Este texto presenta una comparación del modo como la fenomenología de la religión es percibida y evaluada por las ciencias de la religión en Brasil y em Alemania. Procederé de la siguiente forma: primeramente, voy a esbozar la evaluación de la fenomenología de la religión en Alemania, después voy a describir las expectativas que se tiene con relación a ellas en Brasil y, para finalizar, propongo algunas ponderaciones sobre esa disciplina y sus dos rostros, así como, su posición dentro de las ciencias de la religión en América latina y en Europa.

Abstract: This text presents a comparison of the way in which the phenomenology of religion is perceived and evaluated by the Sciences of Religion in Brazil and Germany. I will proceed in the following way: first, I will outline the evaluation of the phenomenology of religion in Germany, then I will describe the expectations that exist in relation to it in Brazil, and finally I will propose some considerations about this discipline and its two faces and its position within the Sciences of Religion in Latin America and in Europe.


Leonardo Boff – um católico protestante / Rudolf von Sinner (Texto completo)
[
Natural da Suíça, é Doutor em Teologia pela Universidade de Basiléia/Suíça (2001), tendo atuado dois anos na Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) em Salvador/BA. Desde 2003 é professor de Teologia Sistemática, Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso na Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo/RS, e pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.]

Resumo: Leonardo Boff tem suscitado muito debate teológico, não por último entre protestantes e, nomeadamente, luteranos. O presente artigo se propõe como modesta contribuição, receptiva, crítica e construtiva a este diálogo teológico e ecumênico, nos campos da eclesiologia, cosmologia, Trindade e doxologia. Descrevemos Boff como “católico protestante” que resgata dimensões originais de ambos os termos e com o qual nos encontramos na comum empreitada de buscarmos ser, em primeiro lugar, verdadeiramente evangélicos.

Resumen: Leonardo Boff ha suscitado gran debate teológico, del cual los protestantes no han estado al margen, especialmente, luteranos. El presente artículo se propone como modesta contribución; receptiva, crítica y constructiva a este diálogo teológico y ecuménico, en los campos de la eclesiología, cosmología, Trinidad y doxología. Se describe a Boff como “católico protestante” que rescata dimensiones originales de ambos términos y con el cuál nos encontramos em la común tarea de buscar ser, en primer lugar, verdaderamente evangélicos.

Abstract: Leonardo Boff has given rise to much theological debate, not lastly among the Protestants, and namely, among the Lutherans. This article proposes to be a modest, receptive, critical and constructive contribution to this theological and ecumenical dialog, in the fields of ecclesiology, cosmology, Trinity and doxology. We describe Boff as a “Protestant Catholic”, in which we recapture the original dimensions of both terms and with which we find ourselves in a common task to seek to be, in the first place, truly Evangelical.