Estudos Teológicos

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Estudos Teológicos 2006 / Vol. 46, Nº 2

Editorial

O Ensino Religioso: uma questão paradigmática no currículo a partir da interdisciplinaridade / Henri Luiz Fuchs [7-22] (Texto completo)

A compreensão de mitos e a expressão da identidade docente / Manfredo Carlos Wachs [23-44] (Texto completo)

Concepções epistemológicas no Ensino Religioso: desafios para a práxis / Laude Erandi Brandenburg [45-59] (Texto completo)

Adolescentes e religiosidade: aportes para o Ensino Religioso na escola / Gisela I. W. Streck [60-73] (Texto completo)

O lugar e o papel dos símbolos no processo educativo-religioso / Remí Klein [74-83] (Texto completo)

Educação, ética e cidadania em Johann Amos Comenius: aproximações com Paulo Freire / Alvori Ahlert [84-94] (Texto completo)

Os que aparentam ter poder: Servos de Deus e a meretriz Babilônia: poder secular no Novo Testamento / Reinhard Feldmeier [95-100] (Texto completo)

A Europa e a diáspora evangélica: As pedras angulares do protestantismo como contribuição à casa européia / Karl-Christoph Epting [101-112] (Texto completo)

Transformação, testemunho e diálogo: reflexões missiológicas a partir de Tillich / Carlos Eduardo B. Calvani [113-142] (Texto completo)

CAPA: o jeito luterano de atuar com os pequenos agricultores no Sul do Brasil / Tarcísio Vanderlinde [143-162] (Texto completo)



O Ensino Religioso: uma questão paradigmática no currículo a partir da interdisciplinaridade / Henri Luiz Fuchs (Texto completo)
[Prof. Ms. Henri L. Fuchs é professor na Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo, RS, e no Centro Universitário La Salle, em Canoas, RS.]

Resumo: A escola é desafiada a refletir sobre a proposta de currículo a partir da LDB 9.394/96 que estabelece uma nova dinâmica curricular que contempla e insere o Ensino Religioso como componente obrigatório no currículo da escola. Vivemos uma nova realidade que desafia o ser humano a buscar o sentido da vida numa realidade complexa que supera os limites da fragmentação moderna. A partir do Ensino Religioso, a reflexão sobre a interdisciplinaridade é um desafio inerente ao próprio processo educativo. Além de garantir o espaço do Ensino Religioso no currículo, faz-se necessário redefinir os conteúdos e a proposta curricular, a fim de proporcionar um espaço adequado para a reflexão sobre as experiências do ser humano oriundas do contexto no qual ele está inserido.

Resumen: La escuela es desafiada a reflexionar sobre la propuesta de currículo a partir de la LDB 9.394/96 que establece una nueva dinámica curricular que contempla e inserta la Enseñanza Religiosa como componente obligatorio en el currículo de la escuela. Vivimos una nueva realidad que desafía al ser humano a buscar el sentido de la vida en una realidad compleja que supera los límites de la fragmentación moderna. A partir de la Enseñanza Religiosa la reflexión sobre la interdisciplinariedad es un desafío inherente al propio proceso educativo. Además de garantizar el espacio de la Enseñanza Religiosa en el currículo, se hace necesario redefinir los contenidos y la propuesta curricular a fin de proporcionar un espacio adecuado para la reflexión sobre las experiencias del ser humano oriundas del contexto en el cual esta insertado.

Abstract: The school is challenged to reflect on the curriculum proposal based on the LDB 9,394/96 that establishes a new curricular dynamic which contemplates and incorporates Religious Education as an obligatory component of the school curriculum. We live in a new reality that challenges the human being to seek the meaning of life within a complex reality that goes beyond the limits of modern fragmentation. Beginning with Religious Education, the reflection on interdisciplinarity is an inherent challenge to the educational process itself. Besides guaranteeing the space for Religious Education in the curriculum, it is necessary to redefine the contents and the curricular proposal so as to provide an adequate space for reflecting on the experiences of the human being that stem from the context in which this being is inserted.


A compreensão de mitos e a expressão da identidade docente / Manfredo Carlos Wachs (Texto completo)
[
Professor titular do programa de mestrado e doutorado da Escola Superior de Teologia (EST), professor do Instituto Superior de Educação Ivoti e membro do Grupo de Pesquisa Currículo, identidade religiosa e práxis educativa.]

Resumo: O presente artigo reflete sobre a significação e ressignificação da identidade docente através de uma interpretação interdisciplinar dos mitos de Narciso e de Eco. O estudo interdisciplinar procura integrar o campo da filosofia com a apropriação da teoria narrativa de Paul Ricoeur, da pedagogia simbólica de Carlos Amadeu Byington, da concepção de self e individuação de Carl Gustav Jung. O texto aponta para a dinamicidade e o movimento permanente para a construção da identidade pessoal e docente. O texto culmina com uma reflexão sobre um “olhar pedagógico dos mitos de Narciso e de Eco” e destaca ainda a necessidade de estabelecer um equilíbrio dialético entre narcisar e ecoar.

Resumen: El presente artículo reflexiona sobre la significación y resignificación de la identidad docente a través de una interpretación interdisciplinaria de los mitos de Narciso y de Eco. El estudio interdisciplinario procura integrar el campo de la filosofía con la apropiación de la teoría narrativa de Paul Ricoeur, de la pedagogía simbólica de Carlos Amadeu Byington, de la concepción de self e individuación de Carl Gustav Jung. El texto apunta para el dinamismo y el movimiento permanente para la construcción de la identidad personal y docente. El texto culmina con una reflexión sobre un “mirar pedagógico de los mitos de Narciso y de Eco” y destaca, además, la necesidad de establecer un equilibrio dialéctico entre narcisar y ecoar.

Abstract: The present article reflects on the significance and the ressignification of the professorial identity through an interdisciplinary interpretation of the myths of Narcissus and of Eco. The interdisciplinary study seeks to integrate the field of philosophy with the appropriation of the narrative theory of Paul Ricoeur, the symbolic pedagogy of Carlos Amadeu Byington, the concept of self and individuation of Carl Gustav Jung. The text points to the dynamic and permanent movement toward the construction of the professorial and personal identity. The text culminates with a reflection on the “pedagogical look at the myths of Narcissus and Eco” and also highlights the need to establish a dialectic balance between the Narcissus act and the Eco act.


Concepções epistemológicas no Ensino Religioso: desafios para a práxis / Laude Erandi Brandenburg (Texto completo)
[Profa. Dra. Laude E. Brandenburg é professora de Educação Cristã na Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo, RS.]

Resumo: As concepções epistemológicas são determinantes para a intencionalidade e a prática do Ensino Religioso. O presente estudo ocupa-se em apresentar concepções epistemológicas presentes numa amostragem da realidade da escola pública estadual e em setores de apoio ao Ensino Religioso no Estado do Rio Grande do Sul. Evoca também a fala das ausências na abordagem do Ensino Religioso. Constata possibilidades de encaminhamento das concepções epistemológicas na prática desse componente curricular na rede estadual de escolas/RS.

Resumen: Las concepciones epistemológicas son determinantes para la intencionalidad y la practica de la Enseñanza Religiosa. El presente estudio se ocupa en presentar concepciones epistemológicas presentes en una pesquisa de la realidad de la escuela pública estadual y en sectores de apoyo a la Enseñanza Religiosa en el estado de Río Grande del Sur. Evoca también lo dicho sobre “las ausencias”, al abordar la Enseñanza Religiosa. Constata posibilidades de encaminamiento de las concepciones epistemológicas en la practica de ese componente curricular en la red estadual de escuelas /RS.

Abstract: The epistemological concepts are determinating with regards to the intentionality and the practice of Religious Education. The present study occupies itself with presenting the epistemological concepts present within a sampling of the reality of the state public school and support sectors for Religious Education in the State of Rio Grande do Sul. It also brings out the talk of absences within the approach of Religious Education. It points out possibilities for carrying out epistemological concepts in the practice of this curricular component in the network of state schools of RS.


Adolescentes e religiosidade: aportes para o Ensino Religioso na escola / Gisela I. W. Streck (Texto completo)
[Profa. Dra. Gisela I. W. Streck é professora de Educação na Escola Superior de Teologia (EST),
em São Leopoldo, RS.]

Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com adolescentes. O objetivo foi compreender a religiosidade nesta fase da vida. A partir da fala de alunos e alunas, a pesquisa mostrou que as imagens antropomórficas do Deus da infância são trazidas para a adolescência. Os conceitos sobre Deus são definidos a partir daquilo que aprenderam e ouviram falar na sua família, na sua comunidade de fé, no seu meio social.
A pesquisa também mostrou que adolescentes começam a duvidar sobre aquilo que até então representava certeza e segurança. A partir do conflito, a autoridade externa em pessoas e instituições é posta em dúvida. Inicia-se uma mudança na forma de imaginar Deus: a figura antropomórfica dá lugar a imagens indefinidas e abstratas. Adolescentes começam a questionar e duvidar: o sistema de valores, de vida e de fé é agora objetivado e examinado. Adolescentes necessitam de um espaço protegido na sua família, na escola, na sua comunidade, para poderem dialogar sem sofrer preconceitos ou pré-julgamentos. Necessitam duvidar e perguntar, compartilhar suas experiências, medos e anseios, seus planos e projetos de vida. Adolescentes precisam de um espaço para poder falar, ouvir e receber orientação para as perguntas sobre o sentido da vida.

Resumen: El artículo presenta los resultados de una investigación realizada con adolescentes. El objetivo fue comprender la religiosidad en esta fase de la vida. A partir de lo expresado por alumnos y alumnas, la pesquisa mostró que las imágenes antropomórficas de Dios de la infancia son traídas para la adolescencia. Los conceptos sobre Dios son definidos a partir de aquello que aprendieron y oyeron hablar en su familia, en su comunidad de fe, en su medio social.
La pesquisa también mostró que los adolescentes comienzan a dudar sobre aquello que hasta entonces representaba certeza y seguridad. A partir del conflicto, la autoridad externa en personas e instituciones es puesta en duda. Se inicia un cambio en la forma de imaginar a Dios: la figura antropomórfica da lugar a imágenes indefinidas y abstractas. Adolescentes comienzan a cuestionar y dudar: el sistema de valores, de vida y de fe es ahora objetivado y examinado. Adolescentes necesitan de un espacio protegido en su familia, en la escuela, em su comunidad, para poder dialogar sin sufrir preconceptos o pre-juzgamientos. Necesitan dudar y preguntar, compartir sus experiencias, miedos y ansias, sus planes y proyectos de vida. Adolescentes precisan de un espacio para poder hablar, oír y recibir orientación para las preguntas sobre el sentido de la vida.

Abstract: The article presents the results of a research project carried out with adolescents. The goal was to comprehend the religiosity of this phase of life. Based on the student’s talk the research showed that the anthropomorphic images of God from infancy are brought into the adolescent phase. The concepts of God are defined based on what they learned and heard in their family, in their community of faith and in their social milieu.
The research also showed that adolescents begin to doubt that which up to this point had represented certainty and security. Starting with conflict the external authority of persons and institutions is put into question. A change in the way of imagining God begins to take place: the anthropomorphic figure gives way to undefined and abstract images. Adolescents begin to question and doubt: the system of values, of life and of faith becomes objectified and is examined. Adolescents need a protected space within their family, the school, the community to be able to dialog without suffering prejudice or pre-judgements. They need to be able to doubt and to question, to share their experiences, their fears, their anxieties, their life plans and projects. Adolescents need a space where they can talk, listen and receive orientations on the questions about the meaning of life.


O lugar e o papel dos símbolos no processo educativo-religioso / Remí Klein (Texto completo)
[Prof. Dr. Remí Klein é professor de Educação Cristã na Escola Superior de Teologia (EST) e na UNISINOS, em São Leopoldo, RS. E-mail: remiklein@terra.com.br.]

Resumo: O texto aborda o lugar e o papel dos símbolos no processo educativo-religioso.A partir da sua pesquisa e da sua prática docente, o autor percebe o quanto os símbolos religiosos são significativos na vida das pessoas, sobretudo das crianças e dos jovens, permeando o seu imaginário religioso e estando profundamente interligados com suas histórias, suas vivências, suas pessoas de referência e suas perguntas existenciais marcantes. Trata-se de um enfoque teológico-pedagógico, bem como epistemológico e metodológico, visando repensar a formação e a atuação docente na área de conhecimento do Ensino Religioso na escola e em outros contextos educacionais.

Resumen: El texto aborda el lugar y el papel de los símbolos en el proceso educativo religioso. A partir de su pesquisa y de su practica docente, el autor percibe cuanto los símbolos religiosos son significativos en la vida de las personas, sobretodo de los niños, niñas, y de jóvenes, penetrando su imaginario religioso y estando profundamente interligados con sus historias, sus vivencias, sus personas de referencia y sus preguntas existenciales distintivas. Se trata de un enfoque teológico-pedagógico, así como epistemológico y metodológico, que quiere repensar la formación y la actuación docente en el área de conocimiento de la Enseñanza Religiosa en la escuela y en otros contextos educacionales.

Abstract: The text deals with the place and role of symbols in the religious-educational process. Based on his research and his professorial practice, the author perceives how significant the symbols are in the life of people, especially of children and youth, and how they permeate their religious imaginery, being profoundly interconnected with their stories, their life experiences, their reference persons and their significant existential questions. It is about a theological-pedagogical focus, as well as epistemological and methodological, aiming at rethinking the professorial formation and action in the area of Religious Education knowledge in the school and in other educational contexts.


Educação, ética e cidadania em Johann Amos Comenius: aproximações com Paulo Freire / Alvori Ahlert (Texto completo)
[Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ, RS; Doutor em Teologia, Área Religião e Educação pelo IEPG/EST, RS; Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE; membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Fronteira e Desenvolvimento Regional. Email: alahlert@brturbo.com.br, alvoriahlert@hotmail.com.]

Resumo:O presente texto faz uma leitura interpretativa sobre as concepções de educação, ética e cidadania na obra de Comenius. Dos seus principais escritos sobre educação buscamos elucidar os conceitos de educação, ética e cidadania e as inter-relações entre seus significados, promovendo uma aproximação com a teoria do conhecimento e a proposta pedagógica de Paulo Freire. Neste contexto, nossa pesquisa se constitui numa contribuição para a História da Educação e para uma ressignificação da reflexão atual sobre ética e cidadania e seus vínculos com a educação.

Resumen: El presente texto hace una lectura interpretativa sobre las concepciones de educación, ética y ciudadanía en la obra de Comenius. De sus principales escritos sobre educación buscamos elucidar los conceptos de educación, ética y ciudadanía y las interrelaciones entre sus significados, promoviendo una aproximación con la teoría del conocimiento y la propuesta pedagógica de Paulo Freire. En este contexto, nuestra pesquisa constituye una contribución para la Historia de la Educación y para una resignificación de la reflexión actual sobre ética y ciudadanía y sus vínculos con la educación.

Abstract: The present text makes a interpretative reading on the conceptions of education, ethics and citizenship in the workmanship of Comenius. Of its main writings on education we search to elucidate the concepts of education, ethics and citizenship and the Inter-relations between its meanings, promoting an approach with the theory of the knowledge and the proposal pedagogical of Pablo Freire. In this context, our research if constitutes in a contribution for the History of the Education and a to resignify of the current reflection on ethics and citizenship and its bonds with the education.


Os que aparentam ter poder: Servos de Deus e a meretriz Babilônia: poder secular no Novo Testamento / Reinhard Feldmeier (Texto completo)
[Publicação original: Die zu herrschen scheinen: Gottes Diener und Hure Babylon: weltliche Macht im Neuen Testament. Zeitzeichen, n. 9, p. 26-30, 2005 (que concedeu gentilmente a Estudos Teológicos o direito de sua reprodução; texto ligeiramente adaptado). Tradução de Ilson Kayser.

Resumo: Este artigo enfoca Os que aparentam ter poder a partir da perspectiva neotestamentária, contrapondo o texto de Rm 13 ao de Ap 17-18. Ele fundamenta as perspectivas contrastantes em ambos os textos a partir dos contextos e experiências distintas feitas por pessoas cristãs com o poder secular. Avalia, contudo, que os contrastes entre textos não podem ser explicados somente a partir destas experiências distintas. Isso o leva a refletir o conceito “poder” no Novo Testamento.

Resumen: Este articulo enfoca Los que aparentan tener poder a partir de la perspectiva neotestamentaria, contraponiendo el texto de Rm 13 al de Ap 17-18. El fundamenta las perspectivas contrastantes en ambos textos a partir de los contextos y distintas experiencias hechas por personas cristianas con el poder secular. Evalúa, sin embargo, que los contrastes entre textos no pueden ser explicados solamente a partir de estas experiencias distintas. Eso lo lleva a reflexionar sobre el concepto “poder” en el Nuevo Testamento.

Abstract: This article focuses on Those who seem to have power based on the New Testament perspective, contrasting the text of Rom. 13 with that of Rev. 17-18. He bases the contrasting perspectives in both texts on the distinct contexts and experiences Christian people holding secular power have had. However, he evaluates that the contrasts between these texts cannot be explained based solely on these distinct experiences. This leads him to reflect on the concept of “power” in the New Testament.


A Europa e a diáspora evangélica: As pedras angulares do protestantismo como contribuição à casa européia / Karl-Christoph Epting (Texto completo)
[Esta palestra foi proferida por ocasião do Congresso “Ser protestante na Europa hoje”, ocorrido de 1-3 de setembro de 2004, em Espira. Este congresso foi promovido pelo AGDE em conjunto com a Igreja Evangélica do Palatinado. Título original: Europa und die evangelische Diaspora: Die Ecksteine des Protestantismus als Beitrag zum europäischen Haus. Tradução de Renate Gierus. Karl-Christoph Epting é presidente do Centro de Estudos das Obras Gustavo Adolfo e das Obras da Diáspora Evangélica na Europa e no Brasil (AGDE).

Resumo: No artigo é constatado que “há pouca inquietação protestante na Europa” na atualidade. Contextualizando o significado dos conceitos “evangélico” e “protestante” no âmbito da Reforma do século XVI, o autor defende a idéia de uma identidade do protestante de maior inquietação, inconformidade e testemunho do Evangelho em prol do “desenvolvimento social da justiça, paz e liberdade reconciliada”.

Resumen: En el articulo es constatado que “hay poca inquietud protestante em Europa” en la actualidad. Contextualizando el significado de los conceptos “evangélico” y “protestante” en el ámbito de la Reforma del siglo XVI, el autor defiende la idea de una identidad del protestante de mayor inquietud, inconformidad y testimonio del Evangelio en pro del desenvolvimiento social de la justicia, paz y libertad reconciliada.

Abstract: The article points out that “there is little Protestant unrest in Europe” in current times. Contextualizing the meaning of the concepts “Evangelical” and “Protestant” from the perspective of the Reformation in the XVI century, the author defends the idea of a Protestant identity of greater unrest, non-conformity and witness of the Gospel in favor of the “social development of justice, peace and reconciled freedom”.


Transformação, testemunho e diálogo: reflexões missiológicas a partir de Tillich / Carlos Eduardo B. Calvani (Texto completo)
[Coordenador do CEA (Centro de Estudos Anglicanos), professor na UniFil (Centro Universitário Filadélfia, Londrina, PR) e membro do Grupo de Pesquisas Paul Tillich. É clérigo da Diocese Anglicana de Curitiba.]

Resumo: Mais conhecido no Brasil pela obra Teologia sistemática, Paul Tillich também se preocupava com assuntos ligados à teologia pastoral. O presente texto avalia três ênfases dadas por ele às questões missiológicas. Missão, para ele, significava “transformação”, “testemunho” e “diálogo”. O artigo avalia criticamente esses conceitos, apresentando suas possibilidades e limites, em diálogo com perspectivas atuais da missiologia.

Resumen: Más conocido en Brasil por la obra de Teología sistemática, Paul Tillich también se preocupaba con asuntos relacionados a la teología pastoral. El presente texto evalúa tres énfasis dadas por él a las cuestiones de la misión. Misión, para él, significaba “transformación”, “testimonio” y “diálogo”. El artículo evalúa críticamente estos conceptos, presentando sus posibilidades y límites, em diálogo con las perspectivas actuales de la misión.

Abstract: Better known in Brazil for his Systematic Theology, Paul Tillich was also concerned with issues related to Pastoral Theology. This text analyzes three emphasis that he placed on missiological issues. Mission, to him meant “transformation”, “witness” and “dialog”. The article critically analyzes these concepts presenting their possibilities and limits, dialoguing with current perspectives in missiology.


CAPA: o jeito luterano de atuar com os pequenos agricultores no Sul do Brasil / Tarcísio Vanderlinde (Texto completo)
[Doutor em História pela UFF, atua no CECHEL – Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. ebenezer@certto.com.br. O artigo em pauta emerge do 4º capítulo de Tese de Doutorado defendida pelo autor com o título: Entre dois Reinos: a inserção luterana entre os pequenos agricultores no sul do Brasil. Defendeu dissertação de mestrado na mesma universidade com o título: Estratégias de vida. Agricultura familiar e formas associativas: um estudo de caso – CAPA – Núcleo Oeste (do Paraná).]

Resumo: A idéia do CAPA é considerada o sinal luterano de se envolver com a questão da terra: voz e presença da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – na realidade agrícola brasileira, marcada por tanta injustiça na terra. A idéia se identifica com a formulação da identidade da Igreja Luterana no Brasil e preconiza, juntamente com os pequenos agricultores, num processo de libertação, a construção de uma “nova paisagem” no meio rural.

Resumen: La idea del CAPA es considerada como la señal luterana de envolverse con la cuestión de la tierra: voz y presencia de IECLB en la realidad agrícola brasileña marcada por tanta injusticia en la tierra. La idea del CAPA se identifica con la historia de la formación de la Iglesia Luterana en Brasil y preconiza, juntamente con los pequeños agricultores, en un proceso de libertación, la construción de un “nuevo paisaje” en el medio rural.

Abstract: CAPA’s idea is considered as the lutheran signal of involvement with the land subject: IECLB voice and presence in the brazilian agricultural reality, marked by so much injustice on land. CAPA’s idea identifies with the Lutheran Church formation in Brazil and preconizes, jointly with the small farmers, in a liberating process, the construction of a “new scenery” in the rural area.