Estudos Teológicos

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Estudos Teológicos 2009 / Vol. 49, Nº 1

Estudos Teológicos

Editorial

“Sola Fide” – um princípio antijudaico? = “Sola Fide” – an anti-judaistic principle? / Gottfried Brakemeier [7-41] (Texto completo)

A morte enquanto dimensão ética = The death as an ethical element / Euler Renato Westphal e Eduardo Silva [42-57] (Texto completo)

Dogmática como exegese consequente? Sobre a relevância da exegese para a Teologia Sistemática em conexão com Rudolf Bultmann = Dogmatics as consequent exegesis? About the relevance of the exegesis for Systematic Theology in connection with Rudolf Bultmann / Ulrich H. J. Körtner [58-78] (Texto completo)
A importância da espiritualidade para a formação teológica: Um aporte teológico-pastoral = The relevance of spirituality for theological education: A theological pastoral contribution / Lothar Carlos Hoch [79-90] (Texto completo)
Ser escola evangélico-luterana hoje: Reflexões sobre as origens e os desafios das escolas da Rede Sinodal de Educação = To be an evangelical Lutheran school today: Reflections on the origins and challenges of the schools of the Synodal Educational Network / Danilo R. Streck  [91-103] (Texto completo)
Reflexões ético-cidadãs sobre a formação de professores para a educação inclusiva = Ethical and sociological reflections about the formation of teachers for an inclusive education / Alvori Ahlert [104-115] (Texto completo)
Saberes docentes: um olhar sobre os professores que atuam no bacharelado em teologia = Lecturers’ knowledge: a view on the faculty members that act in the baccalaureate in theology / Sérgio Rogério Azevedo Junqueira e Rachel de Morais Borges Perobelli [116-128] (Texto completo)
A contribuição da análise retórica para a exegese do Novo Testamento: um exemplo da Epístola aos Hebreus = The contribution of rhetorical analysis to the exegesis of the New Testament: an example of the Epistle to the Hebrews / Sidney de Moraes Sanches [129-143] (Texto completo)
Educação para a fé comprometida com a totalidade da vida hoje = Education for a Faith Committed to the Totality of Life Today / Sherron K. George [144-152] (Texto completo)
Fronteira e religiosidade: a celebração messiânica pelos territórios perdidos = Frontier and religiosity: messianic celebration for lost territories / Tarcísio Vanderlinde  [153-169] (Texto completo)



Sola Fide” – um princípio antijudaico? = “Sola Fide” – an anti-judaistic principle? / Gottfried Brakemeier [7-41] (Texto completo)
[O autor é professor de Teologia Sistemática e Ecumenismo da Escola Superior de Teologia, São
Leopoldo, RS.]
Resumo: No entender de teólogos judaicos, a doutrina da justificação por graça e fé, particularmente em sua expressão luterana, estaria engessando o tradicional antijudaísmo cristão. A oposição entre a “justiça pela lei” e a “justiça pela fé” discriminaria o judaísmo como religião legalista, declarando-a superada pelo evangelho de Jesus Cristo. O presente artigo examina a procedência dessa acusação. O ser humano é salvo somente por fé ou também por obras da Torá? O diálogo com o judaísmo sobre esse assunto acontece numa situação de endividamento cristão com relação a seus irmãos e suas irmãs judaicas. Há culpa a confessar. A fim de refazer as relações e superar preconceitos, importa esclarecer questões fundamentais, entre elas o significado do termo antijudaísmo, a função da Torá na obra de Deus e a posição de Jesus entre judeus e cristãos. Sobretudo, porém, cabe examinar o propósito da doutrina da justificação por graça e fé. Porventura terá necessariamente natureza antijudaica? A discussão terá que recorrer, é claro, à teologia de Paulo, o primeiro grande teólogo da justificação. Como interpretá-lo corretamente? Enfim, a reflexão propõe-se a mostrar caminhos para afirmar a identidade cristã sem ferir a identidade judaica.
Palavras-chave: Antijudaísmo. Justificação. Lei e Evangelho. Teologia do apóstolo Paulo. Diálogo judaico-cristão.
Abstract: Is the doctrine of justification by grace and faith only, particularly in its Lutheran understanding, upholding traditional anti-judaistic spirit among Christians? Jewish theologians do think so. The contrast of “justice by law” and “justice by faith” is felt as discriminating Jewish religion as legalistic and as overcome by the Gospel of Jesus Christ. This article investigates the exactness of such accusation. The salvation of human beings, is it due to faith only or also to works of the Torah? Dialog with Judaism concerning this matter takes place in a situation of a deep Christian dept regarding their Jewish sisters and brothers. There is guilt to be confessed. In order to reestablish relations and to eliminate preconceptions fundamental questions must be clarified like the meaning of the term anti-judaism, the function of the Torah in God’s saving action and the position of Jesus between Jews and Christians. But over all it is to be examined the purpose of the doctrine by grace and faith itself. May it carry necessarily an anti-judaistic character? The discussion about that has to go back to the theology of Paul, who has been the first theologian of justification. How to understand him in an adequate manner? Finally the present reflection pursues the goal to indicate possible ways to affirm Christian identity without hurting the identity of the Jewish people.
Keywords: Anti-judaism. Justification. Law and Gospel. Theology of the Apostle Paul. Jewish-Christian dialog.

morte enquanto dimensão ética = The death as an ethical element / Euler Renato Westphal e Eduardo Silva [42-57] (Texto completo)
[Euler Westphal é Doutor em Teologia pelo Instituto Ecumênico de Pós-Graduação na Escola Superior de Teologia em São Leopoldo/RS. Professor de Ética, Cultura e Sociedade e Pensamento Contemporâneo no Mestrado da UNIVILLE/SC. Professor orientador do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE/SC. Publicações na área da Teologia, Filosofia, Ética e Bioética. Professor de Teologia Sistemática na FLT, São Bento do Sul/SC.
Eduardo Silva é formado em Filosofia pela Unifebe de Brusque, estudou Teologia no Itesc (Instituto Teológico de Santa Catarina) e História na Uniasselvi. É diretor e professor de Filosofia no Colégio da UNIVILLE em São Bento do Sul/SC. Professor de Filosofia na FLT, São Bento do Sul/SC. Pesquisa sobre a morte, seus ritos e influências na cultura.]

Resumo: O presente artigo é resultado de um breve estudo bibliográfico sobre a relação intrínseca existente entre a morte e os paradigmas éticos contemporâneos. Com o advento da modernidade e a privatização do sujeito, foram necessárias novas construções culturais e morais. O edifício da modernidade erigido sobre a Reforma Protestante e sobre pilares filosóficos como o racionalismo e do empirismo, deram fim às certezas escatológicas, substituindo-as por certezas técnico-científicas. Essas certezas modernas ruíram no pós-guerra, e, junto ao movimento de 1968, surgiram novas mentalidades e uma crise paradigmática terrível. O humano pós-moderno é um ser em crise, desconfiado de qualquer certeza, ele é um ser só e desolado com a única certeza: a morte.
Palavras-chave: Pensamento contemporâneo. Ética. Patrimônio cultural e sociedade. Morte. Ressurreição. Filosofia platônica.
Abstract: The present article is the result of a brief bibliographical study about the inherent relation between the death and  contemporary ethical paradigms. The advent of modernity and the  privatization of the citizen make new cultural and moral constructions necessary. The building of the modernity erected on the Protestant Reformation and philosophical pillars as the Rationalism and Empirism had extinguished the eschatological certainties, replacing them for technician-scientific certainties. These modern certainties had fallen in the postwar period, and along to the movement of 1968, new mentalities and a terrible crisis of the paradigms arose. The postmodern human being is a being in crisis, distrustful of any certainty; he is a desolate being alone and with just one certainty: the death.
Keywords: Modern though. Ethic. Cultural heritage and society. Death. Resurrection. Platonic philosophy.

Dogmática como exegese consequente? Sobre a relevância da exegese para a Teologia Sistemática em conexão com Rudolf Bultmann = Dogmatics as consequent exegesis? About the relevance of the exegesis for Systematic Theology in connection with Rudolf Bultmann / Ulrich H. J. Körtner [58-78] (Texto completo)
[O autor é professor titular de Teologia Sistemática na Faculdade Evangélica de Teologia na Universidade de Viena, Áustria.]
Resumo: Nos debates atuais sobre a relação entre dogmática, respectivamente a Teologia Sistemática, e exegese, assim como nas discussões acerca da Teologia Bíblica e hermenêutica, o problema do historismo continua virulento. A partir desse pano de fundo, apresenta-se e interpreta-se a concepção hermenêutica de Rudolf Bultmann, que não só questiona um conceito corrente de Teologia Sistemática, mas também a autocompreensão da exegese. Vinculado com Bultmann, elabora-se um programa de uma teologia hermenêutica que inclui os questionamentos da estética da recepção, ou hermenêutica literária e semiótica.
Palavras-chave: Rudolf Bultmann. Hermenêutica. Historismo. Hermenêutica literária.
Estética da recepção.
Abstract: In the current debates about the relationship among dogmatics, or systematic theology, and exegesis, as well as in the discussions concerning biblical theology and hermeneutics, the problem of historism continues virulent. Starting from this background, the author presents and interprets Rudolf Bultmann’s conception of hermeneutics, that not only challenges a current concept of systematic theology, but also the self-understanding of exegesis. Linked with Bultmann, he develops a program of hermeneutical theology that includes the questionings by the aesthetics of reception, or by literary hermeneutics and semiotics.
Keywords: Rudolf Bultmann. Hermeneutics. Historism. Literary hermeneutics. Aesthetics of reception.

A importância da espiritualidade para a formação teológica: Um aporte teológico-pastoral = The relevance of spirituality for theological education: A theological pastoral contribution / Lothar Carlos Hoch [79-90] (Texto completo
[Doutor em Teologia, área de Teologia Prática – Aconselhamento Pastoral – pela Universidade de Marburg, Alemanha, e professor titular da Escola Superior de Teologia, São Leopoldo/RS.]
Resumo: O presente artigo enfatiza que a formação teológica não pode prescindir do estudo e da pesquisa acadêmica e do uso da razão científica. No entanto, para evitar que a teologia permaneça um mero exercício intelectual, a formação teológica precisa contemplar o cultivo da espiritualidade. Ou seja, a boa teologia é devedora tanto à razão (racionalidade da fé), quanto à busca pela mediação da experiência da ação salvífica de Deus na história (mística da fé).
Palavras-chave: Fé e razão. Formação teológica. Teologia pastoral. Espiritualidade.
Abstract: The present paper emphasizes that theological education cannot do without study and academic research and the use of scientific reason. However, to avoid that theology remains a mere intellectual exercise, theological education needs to consider the nurturance of spirituality. In other words, good theology is indebted both to reason (rationality of the faith) and to the search for mediation of the experience of God’s saving action in history (mystics of faith).
Keywords: Faith and reason. Theological education. Pastoral theology. Spirituality.

Ser escola evangélico-luterana hoje: Reflexões sobre as origens e os desafios das escolas da Rede Sinodal de Educação = To be an evangelical Lutheran school today: Reflections on the origins and challenges of the schools of the Synodal Educational Network / Danilo R. Streck  [91-103] (Texto completo)
[Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos –
UNISINOS, São Leopoldo/RS.]
Resumo: As escolas da Rede Sinodal de Educação, assim como as escolas de outras redes de escolas confessionais, encontram-se diante do desafio de se recriar em uma realidade de competição, de medos e de ameaças. A volta às fontes e origens pode inspirar a busca de caminhos e alternativas, ajudando as escolas a encontrar seu papel dentro dos novos lugares e tempos nos quais acontece a educação. O que significa ser escola de seu tempo hoje? Como a escola pode anunciar e vivenciar um outro futuro com base nos fundamentos lançados por seus idealizadores e criadores? Que saberes e que práticas valem a pena cultivar? Quais os caminhos que se colocam entre pensar a escola do futuro e o futuro da escola?
Palavras-chave: Escolas evangélicas. Rede Sinodal de Educação. Escola confessional. Escola étnica.
Abstract: The schools of the Synodal Educational Network, as well as the schools of other networks of confessional schools, are facing the challenge of recreating in a reality of competition, fears and threats. The return to the sources and origins can inspire the search of ways and alternatives, helping the schools to find their role in new settings and times in which the education happens. What does it mean to be school of its time today? How can the school announce and live out another future based on the foundations laid by their idealizers and creators? What knowledge and practices are worthwhile to be cultivated? Which are the roads between thinking the school of the future and the future of the school?
Keywords: Evangelical schools. Synodal Educational Network. Confessional school. Ethnic school.

Reflexões ético-cidadãs sobre a formação de professores para a educação inclusiva = Ethical and sociological reflections about the formation of teachers for an inclusive education / Alvori Ahlert [104-115] (Texto completo)
[Doutor em Teologia, Área Religião e Educação pelo IEPG/EST, São Leopoldo/RS, mestre em Educação nas Ciências, pela UNIJUÍ, RS, professor adjunto da UNIOESTE, membro do GEPEFE e do Grupo de Pesquisa Cultura, Fronteira e Desenvolvimento Regional.]
Resumo: A educação inclusiva é hoje uma premissa fundamental numa sociedade que se quer democrática. As últimas décadas demonstram uma crescente abertura para com o diferente, com aquelas pessoas portadoras de alguma necessidade especial. Essa realidade tem atingido em cheio a escola. A segunda metade do século XX desafiou, de forma especial, a escola, para que ela se constitua num instrumento de inclusão social de todos aqueles historicamente marginalizados. Isso tem demandado uma nova filosofia da educação, capaz de pensar e  articular novas práxis educacionais. Especialmente no contexto da formação de professores, essa filosofia obriga a construção de novas linguagens capazes de significar a realidade inter-relacional de uma sociedade que se dispõe a valorizar as diferenças. Tal filosofia encontra seus fundamentos na “Teoria da Ação Comunicativa” de Habermas. Ela possibilita a formação à busca de linguagens múltiplas capazes de pronunciar o sentido da realidade e ordená-la para que todos, em suas várias diferenças, possam dizer a sua palavra/mensagem e não mais ficar à margem do processo de construção do seu mundo. Só assim as linguagens poderão tornar-se consciência, práxis, carência, necessidade, intercâmbio, fundando relações entre os seres humanos e suas necessidades, e estabelecendo as bases para uma sociedade mais justa e democrática.
Palavras-chave: Educação inclusiva. Filosofia da Educação. Ação Comunicativa. Formação de professores.
Abstract: The inclusive education is today a basic premise in a society that wants to be democratic. The last decades demonstrated an increasing openness to the different one, to those people who have some special necessity. This reality has struck the school. The second half of century XX challenged in a special way the school in order that it constitutes itself an instrument of social inclusion of all those people who was historically been kept out of the society. This demanded a new philosophy of the education, able to think and to articulate a new educational praxis. Specially in the context of the formation of teachers, this philosophy compels to the construction of new languages able to give meaning to the inter-relationary reality of a society that is ready to value the differences. Such philosophy finds its fundaments in the Theory of Communicative Action of Habermas. It makes possible the formation in search of multiple languages capable to pronounce the meaning of the reality and to order it so that all, with all the differences, can say their word/message and no more stay out of the process of their world construction. Just so the languages would be able to become conscience, praxis, lack, necessity, interchange, and would be able to found relations among the human beings and their necessities, and establish the basis for a more democratic and righteous society.
Keywords: Inclusive education. Philosophy of the education. Komunikativ Action. Formation of teachers.

Saberes docentes: um olhar sobre os professores que atuam no bacharelado em teologia = Lecturers’ knowledge: a view on the faculty members that act in the baccalaureate in theology / Sérgio Rogério Azevedo Junqueira e Rachel de Morais Borges Perobelli [116-128] (Texto completo)
[Sérgio Junqueira é Doutor em Educação, orientador do mestrado da primeira autora, professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Curitiba/PR. Rachel Perobelli é Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Curitiba/PR, e coordenadora pedagógica da Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba – FATEV, Curitiba/PR.]
Resumo: Este artigo relata os dados de uma pesquisa feita com professores de teologia das faculdades teológicas vinculadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, sobre seus saberes docentes. A relevância dessa investigação reside na necessidade de entender a constituição da docência nos cursos de teologia, uma vez que seus professores não recebem formação específica para tal. Assim, perguntou-se que saberes os professores de teologia dessas instituições teológicas trazem de sua própria formação e experiência profissional e utilizam na docência e quais os saberes que interferem na sua própria formação? Inserida no quadro maior de debate sobre a formação e identidade docente e tendo os saberes como seu eixo central, essa pesquisa demonstrou que os professores mobilizam os saberes da formação inicial aos saberes provenientes da formação pessoal e experiência profissional.
Palavras-chave: Formação de professor. Saberes docentes. Ensino superior. Teologia.
Abstract: This essay presents the data of a research done with the lecturers of theology of the theological colleges linked to the Evangelical Church of Lutheran Confession in Brazil-IECLB, concerning their knowledge about lecturing. The relevance of this investigation lies in the need to understand the shape of the teaching in the theological courses, once their lecturers don’t receive specific education for it. Therefore it was asked what kind of knowledge the lecturers of theology of these theological institutions bring from their own education and professional experience and use in teaching, and which acquirements interfere with their own education. Inserted in the larger frame of the debate about the education and the identity of the lecturers, and having the knowledge as its central axis, this research has shown that the lecturers mobilize the knowledge from their initial education together with the acquirements from their personal education and professional experience.
Keywords: Lecturer’s education. Educational acquirements. Higher education. Theology.

A contribuição da análise retórica para a exegese do Novo Testamento: um exemplo da Epístola aos Hebreus = The contribution of rhetorical analysis to the exegesis of the New Testament: an example of the Epistle to the Hebrews / Sidney de Moraes Sanches [129-143] (Texto completo)
[Sidney de Moraes Sanches, doutor em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Belo Horizonte, 2005), é professor de Teologia no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Anteriormente, foi diretor da Faculdade Evangélica de Teologia de Belo Horizonte (FATE-BH).]
Resumo: Este artigo estuda as possibilidades da análise retórica do texto bíblico. Faz uma breve apresentação da análise retórica e expõe suas diversas modalidades disponíveis nos dias de hoje. Para tal, utiliza como exemplo a Epístola aos Hebreus desde a tradição retórica de seus comentários. Defende o reconhecimento da contribuição promissora e necessária da retórica judaica para a análise retórica do Novo Testamento. Conclui com um apelo aos exegetas brasileiros para que se ocupem da análise retórica em seus trabalhos.
Palavras-chave: Exegese do Novo Testamento. Análise retórica. Epístola aos Hebreus. Midraxe homilético.
Abstract: This essay studies the possibilities of rhetorical analysis of the biblical text. It presents briefly the rhetorical analysis and exposes its different modalities available today. For this purpose it takes an example of the Epistle to the Hebrews, starting from the rhetorical tradition of its commentaries. It defends the recognition of the promising and necessary contribution of Jewish rhetoric for the rhetorical analysis of the New Testament. It ends with an appeal to the Brazilian exegetes that they be attentive of the rhetorical analysis in their works.
Keywords: Exegesis of the New Testament. Rhetorical analysis. Epistle to the Hebrews. Homiletic Midrash.

Educação para a fé comprometida com a totalidade da vida hoje = Education for a Faith Committed to the Totality of Life Today / Sherron K. George [144-152] (Texto completo)
[A autora é consultora em educação teológica na América do Sul representando a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América, em Curitiba, PR]
Resumo: Este ensaio aponta para uma educação integral que forma a fé comprometida e missionária. A partir de uma leitura do plano holístico de Deus em Efésios, este ensaio interpreta “cresçamos em tudo” como uma formação individual e comunitária, ecumênica e planetária da pessoa toda e da igreja toda no contexto de uma comunidade cristã inserida no contexto local e global. Ela ocorre o tempo todo e abrange a totalidade da vida: social, emocional, corporal, mental, espiritual e ecológica. A fé está a serviço e para o bem social da comunidade maior. A Bíblia ensina princípios e virtudes que levam à plenitude da fé comprometida. O conteúdo para uma catequese bíblica missionária inclui as seguintes virtudes: hospitalidade, convivência, respeito, tolerância, comensalidade e paz. A metodologia é da ação e reflexão crítica. A pedagogia é  relacional, dialógica, vivencial e participativa.
Palavras-chave: Educação cristã integral. Formação individual e comunitária ecumênica e planetária. Igreja toda. Catequese bíblica missionária. Virtudes.
Abstract: This essay presents holistic education that forms a committed and missionary faith. On the basis of a reading of the total plan of God in Ephesians, this essay interprets “grow up in all things” as formation that is individual and community, ecumenical and planetary of the total person and the total church in the context of a Christian community immersed in the local and global context. It happens at all times and reaches the totality of life: social, emotional, corporal, mental, spiritual and ecological. Faith is at the service of and for the social welfare of the greater community. The Bible teaches principles and virtues that lead to the fullness of faith commitment. The content for a Biblical Missionary Catechesis includes the following virtues: hospitality, communion, respect, tolerance, commensality and peace. The methodology includes action and critical reflection. The pedagogy is relational, dialogical, and participatory.
Keywords: Holistic Christian education. Individual and community formation. Ecumenical and planetary education and mission. The whole church. Biblical Missionary Catechesis. Virtues.

Fronteira e religiosidade: a celebração messiânica pelos territórios perdidos = Frontier and religiosity: messianic celebration for lost territories / Tarcísio Vanderlinde  [153-169] (Texto completo)
[Doutor em História pela UFF, atua no CCHEL – Centro de Ciências Humanas Educação e Letras, Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon, PR. Integra o grupo de pesquisa “Cultura, Fronteiras e Desenvolvimento Regional”, cadastrado junto ao CNPq. Linha de pesquisa “Identidades e migrações”.]
Resumo: O artigo analisa o messianismo como forma de resistência político-social permeada por aspectos místicos herdados da longa duração histórica. A reflexão contempla a religiosidade camponesa que persiste no tempo presente. A Romaria da Terra, manifestação mística que surge no Brasil durante os governos militares (1964-1985), é avaliada como uma celebração messiânica camponesa que busca rememorar territórios perdidos à medida que aponta para novos lugares e um tempo de redenção dos pobres e oprimidos.
Palavras-chave: Messianismo. Romaria da Terra. Resistência.
Abstract: The article analyzes the messianism as form of political and social resistance permeated by mystic aspects inherited from a long historical time. This study reflects about the peasant religiosity that persists in the present time. The Romaria da Terra, a mystic manifestation that appeared in Brazil during the military government (1964-1985), is considered a messianic peasant celebration which tries to bring about lost territories and, at same time, it shows new places and the redemption for the poor and oppressed people.
Keywords: Messianism. Romaria da Terra. Resistance.