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Estudos Teológicos 2009 / Vol. 49, Nº 1 |
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“Sola Fide” – um princípio antijudaico? = “Sola Fide” – an anti-judaistic principle? / Gottfried Brakemeier [7-41] (Texto completo) |
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A morte enquanto dimensão ética = The death as an ethical element / Euler Renato Westphal e Eduardo Silva [42-57] (Texto completo) |
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Dogmática como exegese consequente? Sobre a relevância da exegese para a Teologia Sistemática em conexão com Rudolf Bultmann = Dogmatics as consequent exegesis? About the relevance of the exegesis for Systematic Theology in connection with Rudolf Bultmann / Ulrich H. J. Körtner [58-78] (Texto completo) | |
A importância da espiritualidade para a formação teológica: Um aporte teológico-pastoral = The relevance of spirituality for theological education: A theological pastoral contribution / Lothar Carlos Hoch [79-90] (Texto completo) | |
Ser escola evangélico-luterana hoje: Reflexões sobre as origens e os desafios das escolas da Rede Sinodal de Educação = To be an evangelical Lutheran school today: Reflections on the origins and challenges of the schools of the Synodal Educational Network / Danilo R. Streck [91-103] (Texto completo) | |
Reflexões ético-cidadãs sobre a formação de professores para a educação inclusiva = Ethical and sociological reflections about the formation of teachers for an inclusive education / Alvori Ahlert [104-115] (Texto completo) | |
Saberes docentes: um olhar sobre os professores que atuam no bacharelado em teologia = Lecturers’ knowledge: a view on the faculty members that act in the baccalaureate in theology / Sérgio Rogério Azevedo Junqueira e Rachel de Morais Borges Perobelli [116-128] (Texto completo) | |
A contribuição da análise retórica para a exegese do Novo Testamento: um exemplo da Epístola aos Hebreus = The contribution of rhetorical analysis to the exegesis of the New Testament: an example of the Epistle to the Hebrews / Sidney de Moraes Sanches [129-143] (Texto completo) | |
Educação para a fé comprometida com a totalidade da vida hoje = Education for a Faith Committed to the Totality of Life Today / Sherron K. George [144-152] (Texto completo) | |
Fronteira e religiosidade: a celebração messiânica pelos territórios perdidos = Frontier and religiosity: messianic celebration for lost territories / Tarcísio Vanderlinde [153-169] (Texto completo) |
“Sola Fide” –
um princípio antijudaico? = “Sola
Fide” – an anti-judaistic principle? / Gottfried
Brakemeier [7-41] (Texto
completo) [O autor é professor de Teologia Sistemática e Ecumenismo da Escola Superior de Teologia, São Leopoldo, RS.] |
Resumo: No entender de teólogos judaicos, a doutrina da justificação por graça e fé, particularmente em sua expressão luterana, estaria engessando o tradicional antijudaísmo cristão. A oposição entre a “justiça pela lei” e a “justiça pela fé” discriminaria o judaísmo como religião legalista, declarando-a superada pelo evangelho de Jesus Cristo. O presente artigo examina a procedência dessa acusação. O ser humano é salvo somente por fé ou também por obras da Torá? O diálogo com o judaísmo sobre esse assunto acontece numa situação de endividamento cristão com relação a seus irmãos e suas irmãs judaicas. Há culpa a confessar. A fim de refazer as relações e superar preconceitos, importa esclarecer questões fundamentais, entre elas o significado do termo antijudaísmo, a função da Torá na obra de Deus e a posição de Jesus entre judeus e cristãos. Sobretudo, porém, cabe examinar o propósito da doutrina da justificação por graça e fé. Porventura terá necessariamente natureza antijudaica? A discussão terá que recorrer, é claro, à teologia de Paulo, o primeiro grande teólogo da justificação. Como interpretá-lo corretamente? Enfim, a reflexão propõe-se a mostrar caminhos para afirmar a identidade cristã sem ferir a identidade judaica. Palavras-chave: Antijudaísmo. Justificação. Lei e Evangelho. Teologia do apóstolo Paulo. Diálogo judaico-cristão. |
Abstract: Is the doctrine of justification by grace and faith only,
particularly in its Lutheran understanding, upholding traditional
anti-judaistic spirit among Christians? Jewish theologians do think so.
The contrast of “justice by law” and “justice by faith” is felt as
discriminating Jewish religion as legalistic and as overcome by the
Gospel of Jesus Christ. This article investigates the exactness of such
accusation. The salvation of human beings, is it due to faith only or
also to works of the Torah? Dialog with Judaism concerning this matter
takes place in a situation of a deep Christian dept regarding their
Jewish sisters and brothers. There is guilt to be confessed. In order
to reestablish relations and to eliminate preconceptions fundamental
questions must be clarified like the meaning of the term anti-judaism,
the function of the Torah in God’s saving action and the position of
Jesus between Jews and Christians. But over all it is to be examined
the purpose of the doctrine by grace and faith itself. May it carry
necessarily an anti-judaistic character? The discussion about that has
to go back to the theology of Paul, who has been the first theologian
of justification. How to understand him in an adequate manner? Finally
the present reflection pursues the goal to indicate possible ways to
affirm Christian identity without hurting the identity of the Jewish
people. Keywords: Anti-judaism. Justification. Law and Gospel. Theology of the Apostle Paul. Jewish-Christian dialog. |
A morte enquanto dimensão ética = The death as an ethical element / Euler Renato Westphal e Eduardo Silva [42-57]
(Texto
completo) |
Resumo:
O presente artigo é resultado de um breve estudo bibliográfico sobre a
relação intrínseca existente entre a morte e os paradigmas éticos
contemporâneos. Com o advento da modernidade e a privatização do
sujeito, foram necessárias novas construções culturais e morais. O
edifício da modernidade erigido sobre a Reforma Protestante e sobre
pilares filosóficos como o racionalismo e do empirismo, deram fim às
certezas escatológicas, substituindo-as por certezas
técnico-científicas. Essas certezas modernas ruíram no pós-guerra, e,
junto ao movimento de 1968, surgiram novas mentalidades e uma crise
paradigmática terrível. O humano pós-moderno é um ser em crise,
desconfiado de qualquer certeza, ele é um ser só e desolado com a única
certeza: a morte. Palavras-chave: Pensamento contemporâneo. Ética. Patrimônio cultural e sociedade. Morte. Ressurreição. Filosofia platônica. |
Abstract:
The present article is the result of a brief bibliographical study
about the inherent relation between the death and contemporary
ethical paradigms. The advent of modernity and the privatization
of the citizen make new cultural and moral constructions necessary. The
building of the modernity erected on the Protestant Reformation and
philosophical pillars as the Rationalism and Empirism had extinguished
the eschatological certainties, replacing them for
technician-scientific certainties. These modern certainties had fallen
in the postwar period, and along to the movement of 1968, new
mentalities and a terrible crisis of the paradigms arose. The
postmodern human being is a being in crisis, distrustful of any
certainty; he is a desolate being alone and with just one certainty:
the death. Keywords: Modern though. Ethic. Cultural heritage and society. Death. Resurrection. Platonic philosophy. |
Dogmática como exegese consequente? Sobre a relevância da exegese para a Teologia Sistemática em conexão com Rudolf Bultmann = Dogmatics as consequent exegesis? About the relevance of the exegesis for Systematic Theology in connection with Rudolf Bultmann / Ulrich H. J. Körtner [58-78]
(Texto
completo) [O autor é professor titular de Teologia Sistemática na Faculdade Evangélica de Teologia na Universidade de Viena, Áustria.] |
Resumo:
Nos debates atuais sobre a relação entre dogmática, respectivamente a
Teologia Sistemática, e exegese, assim como nas discussões acerca da
Teologia Bíblica e hermenêutica, o problema do historismo continua
virulento. A partir desse pano de fundo, apresenta-se e interpreta-se a
concepção hermenêutica de Rudolf Bultmann, que não só questiona um
conceito corrente de Teologia Sistemática, mas também a autocompreensão
da exegese. Vinculado com Bultmann, elabora-se um programa de uma
teologia hermenêutica que inclui os questionamentos da estética da
recepção, ou hermenêutica literária e semiótica. Palavras-chave: Rudolf Bultmann. Hermenêutica. Historismo. Hermenêutica literária. Estética da recepção. |
Abstract:
In the current debates about the relationship among dogmatics, or
systematic theology, and exegesis, as well as in the discussions
concerning biblical theology and hermeneutics, the problem of historism
continues virulent. Starting from this background, the author presents
and interprets Rudolf Bultmann’s conception of hermeneutics, that not
only challenges a current concept of systematic theology, but also the
self-understanding of exegesis. Linked with Bultmann, he develops a
program of hermeneutical theology that includes the questionings by the
aesthetics of reception, or by literary hermeneutics and semiotics. Keywords: Rudolf Bultmann. Hermeneutics. Historism. Literary hermeneutics. Aesthetics of reception. |
A
importância da espiritualidade para a formação teológica: Um aporte
teológico-pastoral = The relevance of spirituality for theological
education: A theological pastoral contribution / Lothar Carlos Hoch
[79-90]
(Texto
completo) [Doutor em Teologia, área de Teologia Prática – Aconselhamento Pastoral – pela Universidade de Marburg, Alemanha, e professor titular da Escola Superior de Teologia, São Leopoldo/RS.] |
Resumo:
O presente artigo enfatiza que a formação teológica não pode prescindir
do estudo e da pesquisa acadêmica e do uso da razão científica. No
entanto, para evitar que a teologia permaneça um mero exercício
intelectual, a formação teológica precisa contemplar o cultivo da
espiritualidade. Ou seja, a boa teologia é devedora tanto à razão
(racionalidade da fé), quanto à busca pela mediação da experiência da
ação salvífica de Deus na história (mística da fé). Palavras-chave: Fé e razão. Formação teológica. Teologia pastoral. Espiritualidade. |
Abstract:
The present paper emphasizes that theological education cannot do
without study and academic research and the use of scientific reason.
However, to avoid that theology remains a mere intellectual exercise,
theological education needs to consider the nurturance of spirituality.
In other words, good theology is indebted both to reason (rationality
of the faith) and to the search for mediation of the experience of
God’s saving action in history (mystics of faith). Keywords: Faith and reason. Theological education. Pastoral theology. Spirituality. |
Ser
escola evangélico-luterana hoje: Reflexões sobre as origens e os
desafios das escolas da Rede Sinodal de Educação = To be an evangelical
Lutheran school today: Reflections on the origins and challenges of the
schools of the Synodal Educational Network / Danilo R. Streck
[91-103]
(Texto
completo) [Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo/RS.] |
Resumo:
As escolas da Rede Sinodal de Educação, assim como as escolas de outras
redes de escolas confessionais, encontram-se diante do desafio de se
recriar em uma realidade de competição, de medos e de ameaças. A volta
às fontes e origens pode inspirar a busca de caminhos e alternativas,
ajudando as escolas a encontrar seu papel dentro dos novos lugares e
tempos nos quais acontece a educação. O que significa ser escola de seu
tempo hoje? Como a escola pode anunciar e vivenciar um outro futuro com
base nos fundamentos lançados por seus idealizadores e criadores? Que
saberes e que práticas valem a pena cultivar? Quais os caminhos que se
colocam entre pensar a escola do futuro e o futuro da escola? Palavras-chave: Escolas evangélicas. Rede Sinodal de Educação. Escola confessional. Escola étnica. |
Abstract:
The schools of the Synodal Educational Network, as well as the schools
of other networks of confessional schools, are facing the challenge of
recreating in a reality of competition, fears and threats. The return
to the sources and origins can inspire the search of ways and
alternatives, helping the schools to find their role in new settings
and times in which the education happens. What does it mean to be
school of its time today? How can the school announce and live out
another future based on the foundations laid by their idealizers and
creators? What knowledge and practices are worthwhile to be cultivated?
Which are the roads between thinking the school of the future and the
future of the school? Keywords: Evangelical schools. Synodal Educational Network. Confessional school. Ethnic school. |
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Reflexões
ético-cidadãs sobre a formação de professores para a educação inclusiva
= Ethical and sociological reflections about the formation of teachers
for an inclusive education / Alvori Ahlert [104-115]
(Texto
completo) [Doutor em Teologia, Área Religião e Educação pelo IEPG/EST, São Leopoldo/RS, mestre em Educação nas Ciências, pela UNIJUÍ, RS, professor adjunto da UNIOESTE, membro do GEPEFE e do Grupo de Pesquisa Cultura, Fronteira e Desenvolvimento Regional.] |
Resumo:
A educação inclusiva é hoje uma premissa fundamental numa sociedade que
se quer democrática. As últimas décadas demonstram uma crescente
abertura para com o diferente, com aquelas pessoas portadoras de alguma
necessidade especial. Essa realidade tem atingido em cheio a escola. A
segunda metade do século XX desafiou, de forma especial, a escola, para
que ela se constitua num instrumento de inclusão social de todos
aqueles historicamente marginalizados. Isso tem demandado uma nova
filosofia da educação, capaz de pensar e articular novas práxis
educacionais. Especialmente no contexto da formação de professores,
essa filosofia obriga a construção de novas linguagens capazes de
significar a realidade inter-relacional de uma sociedade que se dispõe
a valorizar as diferenças. Tal filosofia encontra seus fundamentos na
“Teoria da Ação Comunicativa” de Habermas. Ela possibilita a formação à
busca de linguagens múltiplas capazes de pronunciar o sentido da
realidade e ordená-la para que todos, em suas várias diferenças, possam
dizer a sua palavra/mensagem e não mais ficar à margem do processo de
construção do seu mundo. Só assim as linguagens poderão tornar-se
consciência, práxis, carência, necessidade, intercâmbio, fundando
relações entre os seres humanos e suas necessidades, e estabelecendo as
bases para uma sociedade mais justa e democrática. Palavras-chave: Educação inclusiva. Filosofia da Educação. Ação Comunicativa. Formação de professores. |
Abstract: The inclusive education is today a basic premise in a society that wants to be democratic. The last decades demonstrated an increasing openness to the different one, to those people who have some special necessity. This reality has struck the school. The second half of century XX challenged in a special way the school in order that it constitutes itself an instrument of social inclusion of all those people who was historically been kept out of the society. This demanded a new philosophy of
the education, able to think and to articulate a new educational
praxis. Specially in the context of the formation of teachers, this
philosophy compels to the construction of new languages able to give meaning to the inter-relationary reality of a society that is ready to value the differences. Such philosophy finds its fundaments in the Theory of Communicative Action of Habermas. It makes possible the formation in search of multiple languages capable to pronounce the meaning of the reality and to order it so that all, with all the differences, can say their word/message and no more stay out of the process of their world construction. Just so the languages would be able to become conscience, praxis, lack, necessity, interchange, and would be able to found relations among the human beings and their necessities, and establish the basis for a more democratic and righteous society. Keywords: Inclusive education. Philosophy of the education. Komunikativ Action. Formation of teachers. |
Saberes
docentes: um olhar sobre os professores que atuam no bacharelado em
teologia = Lecturers’ knowledge: a view on the faculty members that act
in the baccalaureate in theology / Sérgio Rogério Azevedo Junqueira e
Rachel de Morais Borges Perobelli [116-128]
(Texto
completo) [Sérgio Junqueira é Doutor em Educação, orientador do mestrado da primeira autora, professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Curitiba/PR. Rachel Perobelli é Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Curitiba/PR, e coordenadora pedagógica da Faculdade de Teologia Evangélica em Curitiba – FATEV, Curitiba/PR.] |
Resumo:
Este artigo relata os dados de uma pesquisa feita com professores de
teologia das faculdades teológicas vinculadas à Igreja Evangélica de
Confissão Luterana no Brasil – IECLB, sobre seus saberes docentes. A
relevância dessa investigação reside na necessidade de entender a
constituição da docência nos cursos de teologia, uma vez que seus
professores não recebem formação específica para tal. Assim,
perguntou-se que saberes os professores de teologia dessas instituições
teológicas trazem de sua própria formação e experiência profissional e
utilizam na docência e quais os saberes que interferem na sua própria
formação? Inserida no quadro maior de debate sobre a formação e
identidade docente e tendo os saberes como seu eixo central, essa
pesquisa demonstrou que os professores mobilizam os saberes da formação
inicial aos saberes provenientes da formação pessoal e experiência
profissional. Palavras-chave: Formação de professor. Saberes docentes. Ensino superior. Teologia. |
Abstract:
This essay presents the data of a research done with the lecturers of
theology of the theological colleges linked to the Evangelical Church
of Lutheran Confession in Brazil-IECLB, concerning their knowledge
about lecturing. The relevance of this investigation lies in the need
to understand the shape of the teaching in the theological courses,
once their lecturers don’t receive specific education for it. Therefore
it was asked what kind of knowledge the lecturers of theology of these
theological institutions bring from their own education and
professional experience and use in teaching, and which acquirements
interfere with their own education. Inserted in the larger frame of the
debate about the education and the identity of the lecturers, and
having the knowledge as its central axis, this research has shown that
the lecturers mobilize the knowledge from their initial education
together with the acquirements from their personal education and
professional experience. Keywords: Lecturer’s education. Educational acquirements. Higher education. Theology. |
A
contribuição da análise retórica para a exegese do Novo Testamento: um
exemplo da Epístola aos Hebreus = The contribution of rhetorical
analysis to the exegesis of the New Testament: an example of the
Epistle to the Hebrews / Sidney de Moraes Sanches [129-143]
(Texto
completo) [Sidney de Moraes Sanches, doutor em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Belo Horizonte, 2005), é professor de Teologia no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Anteriormente, foi diretor da Faculdade Evangélica de Teologia de Belo Horizonte (FATE-BH).] |
Resumo:
Este artigo estuda as possibilidades da análise retórica do texto
bíblico. Faz uma breve apresentação da análise retórica e expõe suas
diversas modalidades disponíveis nos dias de hoje. Para tal, utiliza
como exemplo a Epístola aos Hebreus desde a tradição retórica de seus
comentários. Defende o reconhecimento da contribuição promissora e
necessária da retórica judaica para a análise retórica do Novo
Testamento. Conclui com um apelo aos exegetas brasileiros para que se
ocupem da análise retórica em seus trabalhos. Palavras-chave: Exegese do Novo Testamento. Análise retórica. Epístola aos Hebreus. Midraxe homilético. |
Abstract:
This essay studies the possibilities of rhetorical analysis of the
biblical text. It presents briefly the rhetorical analysis and exposes
its different modalities available today. For this purpose it takes an
example of the Epistle to the Hebrews, starting from the rhetorical
tradition of its commentaries. It defends the recognition of the
promising and necessary contribution of Jewish rhetoric for the
rhetorical analysis of the New Testament. It ends with an appeal to the
Brazilian exegetes that they be attentive of the rhetorical analysis in
their works. Keywords: Exegesis of the New Testament. Rhetorical analysis. Epistle to the Hebrews. Homiletic Midrash. |
Educação
para a fé comprometida com a totalidade da vida hoje = Education for a
Faith Committed to the Totality of Life Today / Sherron K. George
[144-152]
(Texto
completo) [A autora é consultora em educação teológica na América do Sul representando a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América, em Curitiba, PR] |
Resumo:
Este ensaio aponta para uma educação integral que forma a fé
comprometida e missionária. A partir de uma leitura do plano holístico
de Deus em Efésios, este ensaio interpreta “cresçamos em tudo” como uma
formação individual e comunitária, ecumênica e planetária da pessoa
toda e da igreja toda no contexto de uma comunidade cristã inserida no
contexto local e global. Ela ocorre o tempo todo e abrange a totalidade
da vida: social, emocional, corporal, mental, espiritual e ecológica. A
fé está a serviço e para o bem social da comunidade maior. A Bíblia
ensina princípios e virtudes que levam à plenitude da fé comprometida.
O conteúdo para uma catequese bíblica missionária inclui as seguintes
virtudes: hospitalidade, convivência, respeito, tolerância,
comensalidade e paz. A metodologia é da ação e reflexão crítica. A
pedagogia é relacional, dialógica, vivencial e participativa. Palavras-chave:
Educação cristã integral. Formação individual e comunitária ecumênica e
planetária. Igreja toda. Catequese bíblica missionária. Virtudes. |
Abstract:
This essay presents holistic education that forms a committed and
missionary faith. On the basis of a reading of the total plan of God in
Ephesians, this essay interprets “grow up in all things” as formation
that is individual and community, ecumenical and planetary of the total
person and the total church in the context of a Christian community
immersed in the local and global context. It happens at all times and
reaches the totality of life: social, emotional, corporal, mental,
spiritual and ecological. Faith is at the service of and for the social
welfare of the greater community. The Bible teaches principles and
virtues that lead to the fullness of faith commitment. The content for
a Biblical Missionary Catechesis includes the following virtues:
hospitality, communion, respect, tolerance, commensality and peace. The
methodology includes action and critical reflection. The pedagogy is
relational, dialogical, and participatory. Keywords:
Holistic Christian education. Individual and community formation.
Ecumenical and planetary education and mission. The whole church.
Biblical Missionary Catechesis. Virtues. |
Fronteira
e religiosidade: a celebração messiânica pelos territórios perdidos =
Frontier and religiosity: messianic celebration for lost territories /
Tarcísio Vanderlinde [153-169]
(Texto
completo) [Doutor em História pela UFF, atua no CCHEL – Centro de Ciências Humanas Educação e Letras, Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon, PR. Integra o grupo de pesquisa “Cultura, Fronteiras e Desenvolvimento Regional”, cadastrado junto ao CNPq. Linha de pesquisa “Identidades e migrações”.] |
Resumo:
O artigo analisa o messianismo como forma de resistência
político-social permeada por aspectos místicos herdados da longa
duração histórica. A reflexão contempla a religiosidade camponesa que
persiste no tempo presente. A Romaria da Terra, manifestação mística
que surge no Brasil durante os governos militares (1964-1985), é
avaliada como uma celebração messiânica camponesa que busca rememorar
territórios perdidos à medida que aponta para novos lugares e um tempo
de redenção dos pobres e oprimidos. Palavras-chave: Messianismo. Romaria da Terra. Resistência. |
Abstract:
The article analyzes the messianism as form of political and social
resistance permeated by mystic aspects inherited from a long historical
time. This study reflects about the peasant religiosity that persists
in the present time. The Romaria da Terra, a mystic manifestation that
appeared in Brazil during the military government (1964-1985), is
considered a messianic peasant celebration which tries to bring about
lost territories and, at same time, it shows new places and the
redemption for the poor and oppressed people. Keywords: Messianism. Romaria da Terra. Resistance. |
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