Os critérios adotados e a disposição do material
A pesquisa privilegiou 04 idiomas: português, espanhol, inglês e alemão. Não há restrição em princípio com relação a idioma (há muita coisa em francês e italiano, por exemplo). O limite se deu em função das possibilidades da própria equipe. Mediantes as contribuições voluntárias esperadas esse limite pode ser superado.
O material foi classificado em Artigo (A) E-book (E), Tese de doutorado (T), Dissertação de mestrado (D), Resenha (R), Síntese, Monografia de conclusão de curso (M). Se o material estiver disponível eletronicamente, o endereço é expressamente indicado, possibilitando um "link" imediato.
Considerando que a pesquisa que deu origem ao banco de dados ocorreu em São Leopoldo, RS, dentro da região metropolitana de Porto Alegre, a equipe procurou, na medida do possível, mapear as principais bibliotecas da região e identificar as obras disponíveis que tivessem relação direta com a temática. Neste caso, há uma indicação do local (a biblioteca) e sob que classificação o material se encontra.
O tema básico do banco de dados é a "tolerância". O tema foi dividido em subtemas que querem apenas indicar possíveis interfaces da questão da tolerância. De forma alguma houve intenção de estabelecer hierarquias. Há possibilidade de ampliar estas interfaces conforme o avanço pesquisa, uma vez que o banco de dados está aberto. Os subtemas previamente definidos para orientar a pesquisa inicial são os seguintes: a) disciplinas: teologia, ética, economia, sociologia, antropologia, filosofia, direito, história; b) questões: intolerância, religião, política, justiça, gênero, mídia, etnia, solidariedade, convivência, direitos humanos. Os subtemas foram organizados em palavras-chave. As palavras-chave são muitas e podem ser obtidas consultando o item "Índice" no próprio banco de dados.