A história e os objetivos do projeto


1. A idéia de um banco de dados para consulta sobre a temática da tolerância surgiu como parte de uma pesquisa sobre a noção de tolerância na perspectiva da ética teológica (A TOLERÂNCIA - A busca de uma fundamentação teológica para uma hermenêutica do diálogo e para uma ética da convivência) conduzida pelo prof. Dr. Valério Guilherme Schaper, professor de ética na Faculdades EST, São Leopoldo, RS.

2. A pesquisa foi concluída (2006-2008) e o banco de dados ainda está em processo de construção. Entrementes, a idéia é que o banco permaneça aberto e se mantenha em construção com contribuições das e dos interessadas/os na temática.

3. A pesquisa e construção do banco de dados até seu estágio atual contou com contribuições da FAPERG e do Programa de Iniciação Científica da Fac. EST e da contribuição voluntária de várias pessoas da graduação e da pós-graduação da Faculdade EST. Colocar a contribuição da infra-estrutura da EST.

4. Agora a idéia, que já constava do Projeto de Pesquisa, é oferecer este banco de dados a um público de pesquisadoras e pesquisadores mais amplo. O banco de dados foi integrado ao site do acervo da biblioteca da Fac. EST e estará disponível para consulta on-line.

5. O propósito é que o banco de dados, além de alimentar as pesquisas dentro da Faculdades EST, possibilite diversas pesquisa individuais ou institucionais, fomentando a elaboração de monografias que explorem fronteiras do assunto e, principalmente, alimentando a criação de outros grupos de pesquisa ou outras linhas de pesquisa.

6. Outro objetivo do banco de dados aberto é que ele possibilite a construção de redes de troca de informação com diversos grupos e núcleos de pesquisa na instituição e fora dela, mantendo a continuidade do debate.

7. Internamente, a pesquisa desaguou na criação do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos. As diversas pessoas que foram se envolvendo na pesquisa entenderam que a temática da tolerância atravessa os diversos níveis da questão dos direitos humanos. Entendeu-se também que o tema dos direitos incluía e transcendia a questão da tolerância, dando-lhe consistência política e canais precisos de exigibilidade.

Contato
Em caso de dúvidas ou interesse em colaborar na pesquisa enviando textos que não se encontram indexados, escreva para:
bancodedadostolerancia@hotmail.com
Faculdades EST
an image

www.est.edu.br
Fone: (51) 2111-1400
Fax: (51) 2111-1411