ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA

Banco de Teses e Dissertações




Voltar para Índice

Voltar para Autoria

Voltar para Área de Concentração

Dissertação de Mestrado

Título

Enrique Dussel: O Professor à luz do conceito de mestre em uma práxis pedagógica libertadora

Autor

Hickert, Carmen

E-mail

chickert@hotmail.com

Área de concentração

Religião e educação

Orientador(es)

Ferraro, Alceu Ravanello

Banca Examinadora

Ferraro, Alceu Ravanello
Nogueira, Sandra Vidal
Andreola, Balduino Antonio

Data da Defesa

22/07/2005

Palavras-Chave


Resumo

Esta pesquisa propôs-se como objetivo estudar, com base nos pressupostos pedagógicos de Enrique Dussel, o conceito de mestre numa práxis pedagógica libertadora. Inicio dando a conhecer o autor, seus pressupostos teológicos, filosóficos e pedagógicos, na tentativa de desvelar as origens da opressão do homem latino-americano. Num segundo momento, aduzo os conceitos da ética pedagógica da libertação. Prossigo fazendo uma análise da pedagógica da dominação e da necessidade de de-struição dessa prática pedagógica da dominação. Delineio, então, os conceitos da pedagógica da libertação e esclareço o entendimento de Dussel sobre o que é ser mestre e sobre quais são os pressupostos para o professor se tornar um mestre, dentro de uma práxis analética. Por fim, apresento a tarefa do mestre libertador que vai além da totalidade, em uma prática histórica e comprometida com a libertação.

Abstract

This research will focus on the study of Enrique Dussel pedagogy, a mastering conception into a free pedagogic practice. First will have the biography of the author, his theological, philosophical and pedagogical conceptions in order to reveal the reasons of the latin-american man opression on the second moment, the conception of a free pedagogic ethic will be anylised as well as the domination and the need of destruction for this pedagogic practice domination. Therefore, the conception of a free pedagogic will be anylised ant it will understood, according to Dussel, what a master is and the teachers role to become a real master into an analetic practice. So, this study will show the teachers’ task to be a liberate one into a historic liberated practice.

Arquivo

Texto completo (pdf)