ESCOLA SUPERIOR
DE TEOLOGIA
INSTITUTO ECUMÊNICO DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM TEOLOGIA
Banco
de Teses e Dissertações
|
|
|
Dissertação de Mestrado
Título |
Enrique Dussel: O Professor à luz do conceito de mestre em uma práxis pedagógica libertadora |
Autor |
Hickert, Carmen |
|
chickert@hotmail.com |
Área de concentração |
Religião e educação |
Orientador(es) |
Ferraro, Alceu Ravanello |
Banca Examinadora |
Ferraro,
Alceu Ravanello |
Data da Defesa |
22/07/2005 |
Palavras-Chave |
|
Resumo |
Esta pesquisa propôs-se como objetivo estudar, com base nos pressupostos pedagógicos de Enrique Dussel, o conceito de mestre numa práxis pedagógica libertadora. Inicio dando a conhecer o autor, seus pressupostos teológicos, filosóficos e pedagógicos, na tentativa de desvelar as origens da opressão do homem latino-americano. Num segundo momento, aduzo os conceitos da ética pedagógica da libertação. Prossigo fazendo uma análise da pedagógica da dominação e da necessidade de de-struição dessa prática pedagógica da dominação. Delineio, então, os conceitos da pedagógica da libertação e esclareço o entendimento de Dussel sobre o que é ser mestre e sobre quais são os pressupostos para o professor se tornar um mestre, dentro de uma práxis analética. Por fim, apresento a tarefa do mestre libertador que vai além da totalidade, em uma prática histórica e comprometida com a libertação. |
Abstract |
This research will focus on the study of Enrique Dussel pedagogy, a mastering conception into a free pedagogic practice. First will have the biography of the author, his theological, philosophical and pedagogical conceptions in order to reveal the reasons of the latin-american man opression on the second moment, the conception of a free pedagogic ethic will be anylised as well as the domination and the need of destruction for this pedagogic practice domination. Therefore, the conception of a free pedagogic will be anylised ant it will understood, according to Dussel, what a master is and the teachers role to become a real master into an analetic practice. So, this study will show the teachers’ task to be a liberate one into a historic liberated practice. |
Arquivo |
Texto completo (pdf) |