Estudos Teológicos  2001
Vol. 41, n. 1


Resumos / Resúmenes / Abstracts


Estatuto do exercício público do ministério pastoral
/ Martin Volkmann e Gottfried Brakemeier

(Texto Completo)

Resumo: Esta contribuição divide-se em duas partas, cada qual sob a responsabilidade de um autor. Na primeira, Martin Volkmann descreve o processo que o Estatuto do Ministério Eclesiástico teve ao longo da história da IECLB, mais especificamente, desde o período da Federação Sinodal até o momento atual. Na segunda parte, Gottfried Brakemeier enfoca três aspectos relevantes na discussão da nova proposta de Estatuto: a ordenação, a unidade e diversidade do ministério ordenado e a relação entre ministério e eclesiologia.

Resumen: Esta contribución se divide en dos partes, cada cual bajo la responsabilidad de los autores. En la primera, Martín Volkmann describe el proceso que los Estatutos de los Ministerios Eclesiásticos tuvo a lo largo de la historia de la IECLB, más. específicamente, desde el periodo de la Federación Sinodal hasta el momento actual. En la segunda parte, Gottfried Brakemeier enfoca tres aspectos relevantes en la discusión de la nueva propuesta de Estatutos: la ordenación, la unidad y diversidad del ministerio ordenado y la relación entre ministerio y eclesiologia.

Abstract: This contribution is divided into two parts, each author being responsible for one of the parts. In the first part Martin Volkmann describes the process of development of the Statute of Ecclesiastical Ministry throughout the history of the IECLB, more specifically, from the period of the Synodical Federation to the current moment. In the second part Gottfried Brakemeier focuses on three relevant aspects in the discussion of the new proposal for the Statute: ordination, the unity and diversity of the ordained ministry and the relationship between ministry and ecclesiology.


Teologia da cruz como novo paradigma para a relação "fé e política"
/ Evaldo Luis Pauly

(Texto Completo)

Resumo: Com a regulamentação das conquistas democráticas da Constituição Federal de 1988, criaram-se no Brasil esferas públicas não-estatais. Trata-se da ação política – que vai além da política partidária – desenvolvida por milhares de conselhos que determinam algumas políticas públicas. Muitos desses conselhos possuem composição paritária entre sociedade civil c governo. Essa situação política inusitada provoca uma reviravolta na teologia pastoral. A tese central do artigo é demonstrar o potencial criativo da eclesiologia luterana nessa nova conjuntura.

Resumen: Con la reglamentación de las conquistas democráticas de la Constitución Federal de 1988, se crió en Brasil esferas públicas no estatales. Se trata de la acción política – que va más allá de la política partidaria – desarrollada por millares de consejos que determinan algunas políticas públicas. Muchos de ellos tienen una composición paritaria entre la sociedad civil y gobierno. Esa situación política inusitada provoca una modificación en la teología pastoral. La tesis central del artículo es demostrar el potencial creativo de la eclesiologia luterana en esta nueva coyuntura.

Abstract: With the regulation of the democratic conquests of the Federal Constitution of 1988, non-state public spheres were created in Brazil. This has to do with the political action that goes beyond party politics carried out by thousands of councils that determine some public policies. Many of these councils are made up of an equal representation of the civil society and the government. This unusual political situation provokes a turnabout in pastoral theology. The central theme of this article is to show the creative potential of the Lutheran ecclesiology in this new situation.


Luteranos em casa, na igreja e na política: relatório de pesquisa / Oneide Bobsin

(Texto Completo)

Resumo: Não temos acesso à realidade se não pela construção social interessada que fazemos dela. Por isso, jamais conseguimos fotografá-la, congelando-a. Lembrando a imagem do espelho embaçado dos tempos do apóstolo Paulo, podemos dizer que sempre vemos em parte. O/a leitor/a está diante de um resultado de exercício de pesquisa social feito por estudantes do Seminário de Aprofundamento Teológico sobre Antropología do Protestantismo Brasileiro, da Faculdade de Teologia da EST. O questionário que serviu de técnica para colher os dados pergunta por dados de identificação, forma de ingresso na IECLB, obrigações familiares, aborto, questões teológicas, comunhão e exclusão e, por fim, participação cívica e sociopolítica. Os dados são apresentados na mesma estrutura do questionário, seguido de comparações com uma pesquisa realizada pelo ISER entre evangélicos no Rio de Janeiro. Os resultados são surpreendentes.

Resumen: No tenemos acceso a la realidad si no por la construcción social interesada que hacemos de ella. Por esto, jamás conseguimos fotografarla, congelándola. Recordando la imagen del espejo envasado de los tiempos del Apóstol Pablo, podemos decir que siempre vemos en partes. El lector/a está delante de un resultado de ejercicio de investigación, investigación social realizada por estudiantes del Seminario de Perfeccionamiento Teológico sobre Antropología del Protestantismo Brasileño, de la Facultad de Teología de la EST. El cuestionario que sirvió de técnica para recoger los datos pregunta por datos de identificación, forma de ingreso en la IECLB, obligaciones familiares, aborto, cuestiones teológicas, comunión y exclusión, por fin, participación cívica y sociopolítica. Los datos son presentados en la misma estructura del cuestionario, seguido de comparaciones con una investigación realizada por ISER, entre evangélicos de Río de Janeiro. Los resultados son sorprendentes.

Abstract: We do not have access to reality other than through a biased social construction that we ourselves make. That is why we will never be able to photograph it, freezing it in a picture. Remembering the image of the fuzzy mirror from the time of the Apostle Paul, we can say that we always only see in part. The reader has before her/him the result of an exercise in social research carried out by students in an Advanced Theological Seminar on the Anthropology of Brazilian Protestantism, at the Faculdade de Teologia (Theological Seminary) of EST. The questionnaire that was used as the technique for gathering the data asked for information about identity, the way the person entered the IECLB, family obligations, abortion, theological issues, communion and exclusion and finally, civic and sociopolitical activity. The data are presented in the same structure as the questionnaire, followed by comparisons with a research project carried out by ISER among evangelicals in Rio de Janeiro. The results are surprising.


Crescendo no ministério / Louise Williams

Resumo: O artigo apresenta as imagens com as quais o ministério diaconal é identificado, distingue entre a vocação para a diaconia e para o diaconato e caracteriza os instrumentos necessários para que o ministério diaconal possa realizar seu proprium, com sensibilidade, ação e espiritualidade. A seguir, acentua a necessidade de preparo e identifica as formas de resistência à diaconia, na sociedade, na Igreja e na pessoa que abraça o ministério diaconal.

Resumen: El artículo presenta las imágenes con las cuales el ministerio diaconal es identificado, distingue entre la vocación para la diaconia y para el diaconato, y caracteriza los instrumentos necesarios para que el ministerio diaconal pueda realizar su proprium, con sensibilidad, acción y espiritualidad. A continuación acentúa la necesidad de preparación e identifica las formas de resistencia para la diaconia, en la sociedad, en la iglesia y en las personas que abrazan el ministerio diaconal.

Abstract: The article presents the images with which the diaconal ministry is identified, distinguishing vocation for diaconia from vocation for the diaconate, and describes the necessary instruments needed by the diaconal ministry to carry out its proprium, with sensitivity, action and spirituality. Following this, it emphasizes the need for preparation and identifies the forms of resistance to the diaconia in society, in the church, and in the person him/herself who embraces the diaconal ministry.


Leitura diaconal do Catecismo Maior de Martim Lutero / Rodolfo Gaede Neto

(Texto Completo)

Resumo: Na reforma protestante, a. ênfase teológica sobre o tema da salvação por graça e fé conflitua com as obras humanas em sua busca por autojustificação. Esta constatação isenta a Igreja da necessidade de boas obras'? O Catecismo Maior de Lutero, como documento que apresenta o cerne da teologia da Reforma, responde a esta pergunta, alicerçando a ação solidária das pessoas que crêem na diaconia de Deus. No Credo nos é ensinado como Deus coloca todos os seus bens a nosso serviço. Na oração do Senhor, aprendemos como pedir os benefícios de Deus cm nosso favor e em favor do próximo necessitado. Mas a ajuda de Deus pode fluir através de atos humanos. Aliás, nos Dez Mandamentos, Deus ordena as obras de amor. Em obediência a Deus. a partir da fé, "não temos então mãos a medir no que diz respeito a boas obras".

Resumen: En la reforma protestante, el énfasis teológico sobre el tema de la salvación por gracia. y fe entra en conflicto con las obras humanas, en su búsqueda por la auto justificación. ¿Esta constatación deja exenta a la iglesia de la necesidad de las buenas obras? E1 Catecismo mayor de Lutero, como documento que presenta el cerne de la teología de la Reforma, responde a esta pregunta, fundamentando la acción solidaria de las personas que creen en la diaconia de Dios. En el credo nos es enseñado como Dios coloca todos sus bienes a nuestro servicio. En la oración del Señor, aprendemos corno pedir los beneficios de Dios en nuestro favor y a favor del prójimo necesitado. Mas la ayuda de Dios puede fluir a través de actos humanos. Por otra parte, en los Diez Mandamientos Dios ordena las obras de amor. En obediencia a Dios, a partir de la fe, "no tenemos entonces manos para medir a lo que dice respecto a las buenas obras".

Abstract: In the Protestant Reformation, the theological emphasis on the theme of salvation by grace and faith conflicts with human works, in the quest for self justification. Does this affirmation exempt the church of the need for good works? Luther's Large Catechism, as a document that presents the core of the Reformation theology, answers this question, basing the solidary action of believing people on the diaconia of God. We are taught in the Creed how God puts all God's goods at our service. In the Lord's Prayer we learn to ask for God's gifts to benefit us and our needy neighbor. Also, God's help can flow through human acts. In fact, in the Ten Commandments God mandates works of love. In obedience to God, through faith, "there is no way of measuring the issue of good works."


Pastorado escolar: perspectivas e desafios de uma nova pastoral educacional
/ Manfredo Carlos Wachs

(Texto Completo)

Resumo: O presente artigo procura compreender a atuação pastoral numa escola. A reflexão parte do pressuposto de que a escola é uma comunidade distinta da existente numa igreja e que, muitas vezes, não havendo clareza dessa distinção, realiza-se uma transferência da forma de atuação na paróquia para a escola. O artigo procura justamente refletir sobre esse campo de atuação pastoral, traçando um perfil tipológico das modalidades de atuação e apontando quatro perspectivas que podem ser priorizadas. Estas perspectivas, na maioria das vezes, estão interligadas e interdependentes. Entretanto, dependendo do projeto político-pedagógico da escola e das aptidões pessoais do pastor ou da pastora, se dará mais ênfase a uma ou outra perspectiva.

Resumen: El presente artículo procura comprender la actuación pastoral en una escuela. La reflexión parte del presupuesto de que la escuela es una comunidad distinta de la existente en una iglesia y que, muchas veces, no habiendo distinción de esta realidad, se realiza una transferencia de la forma de actuación de una parroquia para la escuela. El artículo busca justamente reflexionar sobre este campo de actuación pastoral, trayendo un perfil tipológico de las modalidades de actuación y apunta cuatro perspectivas que pueden ser priorizadas. Estas perspectivas, en la mayoría de las veces, están inter ligadas e inter dependientes. Sin embargo, dependiendo del proyecto político pedagógico de la escuela y las aptitudes personales del pastor o de la pastora, se dará más énfasis para una o para otra perspectiva.

Abstract: This article seeks to comprehend pastoral activities in a school. The reflection stems from the presupposition that a school is a different community than that of a church, and many times, because of not having clearly made this distinction, a transference is made of parish pastoral action to the school. The article seeks to reflect specifically about this field of pastoral work, tracing out a typological profile of the modalities of this work and pointing out four perspectives that can be prioritized. Most of the time, these perspectives are interconnected and interdependent. However, depending on the political pedagogical project of the school and on the personal aptitudes of the pastor, more emphasis will be given to one or another perspective.


Atualização: Segunda-feira, 4 de Outubro de 2004.