Estudos Teológicos  2001
Vol. 41, n. 2


Resumos / Resúmenes / Abstracts


Primórdios da formação teológica na IECLB / Lothar Carlos Hoch.

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Resumo: Apresentamos abaixo o discurso proferido pelo P. Dr. Lothar Hoch, Reitor da Escola Superior de Teologia da IECLB, por ocasião do Culto de Ação de Graças, realizado na Capela da referida Escola, em 28-03-2001, no qual foi homenageado o ex-professor e ex-reitor P. Dr. Lindolfo Weingärtner, a quem foi concedido o título de Professor Emérito. Logo a seguir, reproduzimos a pregação realizada pelo homenageado naquele culto.

Resumen: Presentamos a continuación el discurso pronunciado por el P. Dr Lothar Hoch, Rector de la Escuela Superior de Teología de la IECLB, por ocasión del Culto de Acción de Gracias, realizado en la Capilla de la referida Escuela, el 28 de marzo del 2001, en el cual fue homenajeado el ex-profesor y ex-rector P. Dr. Lindolfo Weingärtner, a quién fue concedido el título de Profesor Emérito. Seguidamente, reproducimos la predicación realizada por el homenajeado en aquel culto.

Abstract: In the following article we present the speech proffered by Pastor Dr. Lothar Hoch, Rector of the Escola Superior de Teologia of the IECLB, during the thanksgiving worship service at the chapel of the above mentioned institution, on March 28, 2001. At this service the ex-professor and ex-rector, Pastor Dr. Lindolfo Weingärtner, was honored with the title of Professor Emeritus. Following the speech we reproduce the sermon that Dr. Weingärtner preached at this service.


Ética e solidariedade planetária / Balduino A. Andreola

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Resumo: O artigo destaca o fato de que a radicalidade ética do nosso tempo também pode ser formulada como uma ética das grandes urgências planetárias. A humanidade encontra-se diante de situações-limite que interpelam a todas as pessoas e a cada uma. Perguntando se o horizonte da discussão e da práxis política é suficiente para uma resposta a essas urgências, o autor propugna que se conceba os valores evangélicos em vista dos grandes problemas que ameaçam a sobrevivência humana.

Resumen: El artículo destaca el hecho de que la radicalidad ética de nuestro tiempo también puede ser formulada como una ética de las grandes urgencias planetarias. La humanidad se encuentra frente a situaciones límites que cuestionan tanto, a todas las personas, como a cada una de ellas. Preguntando si el horizonte de la discusión y de la práxis política es suficiente para ofrecer una respuesta a esas urgencias, el autor propugna que se tomen en cuenta los valores evangélicos en vista de los grandes problemas que amenazan la sobrevivencia humana.

Abstract: This article highlights the fact that the ethical radicality of our time can also be formulated as an ethic of great planetary urgencies. Humanity finds itself confronted with extreme situations that question each and every person. Questioning if the vision of the discussion and the political practice is sufficient to answer such urgencies, the author defends the thesis that the evangelical values be considered in view of the great problems that threaten human survival.


Batismo e fé: sobre uma relação polêmica.
Réplica a Marcos Kruse / Gottfried Brakemeier

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Resumo: O batismo pressupõe a fé da pessoa batizanda? Em caso de resposta afirmativa, estaria excluída a possibilidade do batismo de infantes. Mas esta é uma questão secundária. No fundo trata-se de clarear a relação que há entre o agir de Deus, de um lado, e o do ser humano, de outro. Reside aí uma armadilha teológica: Se é somente a graça que salva, como evitar o determinismo que desincumbe a pessoa humana de responsabilidade própria? Se, inversamente, for acentuada a necessidade da fé, como fugir do sinergismo que faz da salvação uma obra conjunta de Deus e do ser humano, diminuindo a graça? O presente artigo avalia essa questão fundamental da teologia a partir da relação que há entre o batismo como um agir de Deus e a fé como um fazer humano, buscando um caminho entre os extremos apontados acima. Diz a Bíblia que o ser humano é justificado somente por graça e somente por fé. Como entender esse duplo "somente"?

Resumen: ¿El Bautizo presupone la fe de la persona bautizada? En caso de la respuesta ser afirmativa, estaría excluída la posibilidad del bautizo en la infancia. Más esta es una cuestión secundaria. En el fondo se trata de clarear la relación que hay entre el actuar de Dios, de un lado, y el del ser humano, del otro. Reside ahí una emboscada teológica. Si es solamente la gracia la que salva, ¿cómo evitar el determinismo que quita de la persona humana su propia responsabilidad? Si, inversamente fuese acentuada la necesidad de la fé, ¿cómo escapar del sinergismo que hace de la salvación una obra conjunta de Dios y del ser humano, disminuyendo la gracia? El presente artículo valora esa cuestión fundamental de la teología a partir de la relación que hay entre el bautizo, como un "actuar de Dios", y la fé como un "hacer humano", buscando un camino entre esos extremos mencionados. Dice la Bíblia que el ser humano es justificado solamente por gracia y solamente por fé. ¿Cómo enterder ese doble "solamente"?

Abstract: Does baptism presuppose the faith of the person being baptized? If the answer is affirmative, than the possibility of baptizing infants would be excluded. But that is a secondary issue. At the root we are dealing with clarifying the relationship between God's action on the one hand, and the human being's action on the other. There is a theological trap in this: If only grace saves how does one avoid the determinism that acquits the human person from their own responsibility? Inversely, if the need for faith is accentuated how does one get away from the synergism that makes faith a joint effort of God and the human being, diminishing grace.? The current article evaluates this fundamental issue in theology beginning with the relationship between baptism as an action of God and faith as a human action, seeking to find a path between the extremes pointed out above. The Bible says that the human person is justified only by grace and only by faith. How does one understand this double "only"?


A agência dos despossuídos:
tendências recentes nas teologias africanas / Gerson L. Flor

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Resumo: As alterações no mapa político mundial na última década e meia e seus reflexos no continente africano, especialmente o fim do apartheid na África do Sul no início dos anos 90, impulsionaram as teologias africanas em novas direções. Um dos principais debates atualmente em curso é o da iniciativa das comunidades cristãs negras excluídas, que sob o apartheid eram freqüentemente rotuladas como alienadas. O presente artigo analisa alguns aspectos deste debate, especialmente a noção de "teologias incipientes" desenvolvida por James Cochrane.

Resumen: Las alteraciones en el mapa político mundial al final del siglo veinte y sus reflejos en el continente africano, especialmente el fin del apartheid en Sudáfrica al comienzo de los años 90, llevaron las teologías africanas hacia nuevas direcciones. Una de las principales discusiones, actualmente en curso, es el de la iniciativa de las comunidades cristianas negras excluidas, que bajo el apartheid eran frecuentemente clasificadas como alienadas. El presente artículo analiza algunos aspetos de esta discusión, especialmente en cuanto a la noción de "teologías incipientes" desarrollada por James Cochrane.

Abstract: The changes in the world map in the last decade and a half and their reflection on the African continent, specially the end of apartheid in South Africa in the early 1990's, drove African theologies into new directions. One of the main debates presently in course concerns the agency of the dispossessed black Christian communities, which under apartheid were often labeled as alienated. This paper analyzes some aspects of this debate, with special attention to the notion of "incipient theologies" advanced by James Cochrane.


Afro-descendentes da Colônia Alemã Protestante de Três Forquilhas
/ Elio E. Müller

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Resumo: Elio E. Muller, pastor emérito da IECLB, analisa neste artigo a participação de aproximadamente 60 afro-descendentes na comunidade luterana de Três Forquilhas (litoral norte do Rio Grande do Sul) durante o período que compreende o final do século XIX e início do século XX. Suas fontes de pesquisa foram o Livro do Registro Eclesiástico, mantido pelo então pastor Carl Leopold Voges, e depoimentos colhidos de pessoas idosas da localidade, quando de seu pastorado naquela localidade, nos anos 70. Ele constata que tanto o pastor como vários outros colonos da época possuíam escravos. Realça a história, o papel e a influência desempenhados na comunidade pela escrava Maria, da nação Nagô, finalizando com um breve ensaio de uma pastoral para afro-descendentes, como realizada na época pelo trabalho integrativo do pastor Ernst Theodor Lechler, a partir de 1899.

Resumen: Elio E. Müller, pastor emérito de la IECLB, analiza en este artículo la participación de apróximadamente sesenta Afro-descendientes en la comunidad luterana de Três Forquilhas (litoral norte de Rio Grande del Sur) durante el periódo que comprende el final del siglo XIX y los inicios del XX. Sus fuentes de investigación fueron el Libro de Registro Eclesiástico, llevado por el entonces pastor Carl Leopold Voges, y testimonios recogidos de personas ancianas de la localidad, en la época de su pastorado durante los años setenta. El comprueba que tanto el pastor, así como otros varios colonos de la época poseían esclavos. Realza la historia, el papel y la influencia desempeñada en la comunidad por la esclava Maria, de la nación Nagô, finalizando con un breve ensayo de una pastoral para afro-descendientes, como la realizada en la época mediante el trabajo integrativo del pastor Ernst Theodor Lechler, a partir de 1899.

Abstract: Élio E. Müller, pastor emeritus of the IECLB, analyzes in this article the participation of approximately 60 afro descendants in the Lutheran congregation of Três Forquilhas (northern coastal region of Rio Grande do Sul) during the period that includes the end of the 19th century and the beginning of the 20th century. His research sources were the Book of Church Records kept up by the pastor at that time, Carl Leopold Voges, and statements made by the elderly people of that locality when he was the pastor in that place in the seventies. He affirms that the pastor as well as several other colonists of that period owned slaves. He emphasizes the history, the role and the influence of the slave Maria, of the Nagô nation, on the community. He ends with a brief essay on the ministry with afro descendants, as was carried out in that period through the integrative work of pastor Ernst Theodor Lechler, as of 1899.


Atualização: Segunda-feira, 4 de Outubro de 2004.